Qual a inclinação máxima de uma rampa para carros?

Perguntado por: asilveira . Última atualização: 18 de maio de 2023
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A rampa (ou outro dispositivo frontal) que permita vencer este desnível tolerado, não pode exceder a inclinação de 1:3 (33 %).

O ideal seria 2.40m, mas é aceitável até 2.20m, isto é altura de uma porta. Em rampas para pedestres 2,10 m que é igual à altura de uma porta comum. Em caso de rampa para veículos melhor verificar legislação municipal, na minha opinião 2,20 m para veículos de passeio.

§ 1º - No cálculo de área de acomodação e manobra de veículos poderão ser consideradas as rampas e faixas de acesso às vagas de estacionamento, desde que possuam largura mínima de 5,50 m (cinco metros e cinquenta centímetros).

Mesmo em dias de chuva, ou em outras condições adversas essas rampas, estando dentro das normas ou não, precisam ser seguras e fáceis de usar.
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1 – Pedra Miracema

  1. 2 – Pedras Madeiras. ...
  2. 3 – Pedra Goiana. ...
  3. 4 – Pedra Portuguesa ou Petit-Pavé ...
  4. 5 – Pedra Lousa Paranaense ou Granito Bruto Rosado.

CALCULAR COMPRIMENTO
Vamos imaginar uma rampa de veículos onde precisamos de uma inclinação de 15% e a rampa precisa vencer uma altura de 1,60 metros. Temos então o valor de 1,6 multiplicado por 100 (que resulta em 160) e ao dividir este valor por 15 temos 10,66, que é o comprimento total da rampa.

Inclusive, na maioria dos manuais técnicos você encontrará como indicação de inclinações entre 8,33% a 12% para um desnível de 1 m de altura. O certo é que, se a rampa for curtinha, com até 1,5 m de comprimento, pode-se aceitar uma inclinação de até 12% - ou 10%, que seria equivalente a um degrau de 30 cm.

Quanto menor a rampa, maior será sua inclinação e, portanto, maior a força a ser aplicada para mover um objeto sobre ela; quanto maior a rampa, menor a inclinação necessária e, portanto, menor a força a ser aplicada para transportar o corpo.

No geral, para rotas acessíveis a largura mínima de uma rampa é de 120 centímetros. A cada 50 metros de percurso, deve existir um patamar, ou seja espaço plano para descanso, de no mínimo 1,2 metro de comprimento.

A inclinação em percentagem é diferente daquela em graus: uma subida de 100% têm 45º.

Localização das rampas de garagem
As rampas devem ser instaladas na área de menor circulação de pedestres. Portanto, devem ocupar a faixa de serviço para que não prejudiquem o trânsito de pessoas e permitam a mobilidade em frente ao terreno e ao longo de toda a rua.

O acesso às rampas de garagem deve ser precedido de meios-fios rebaixados, não podendo o cimento/concreto ser unido diretamente ao asfalto da rua. § 1º. A rampa inicial, entre o meio-fio e a calçada, deverá ser de cimento/concreto, não podendo ser revestida de nenhum outro material.

A largura padrão deve ser no mínimo de 1,20m, mas segundo a ABNT NBR 9050 – Acessibilidade, no item 6.6.2,7, explica que na construção de rampas em edificações existentes, quando a largura de 1,20m for impraticável, as rampas podem ser executadas com largura mínima de 0,90cm.

Para as vias locais, é recomendada a direção paralela às curvas de nível, adotando-se uma declividade transversal mínima de 0,5% e declividade longitudinal de, no máximo, 20%.

deve haver uma área de circulação adicional, adjacente à vaga — ela pode ser compartilhada por até duas vagas, deve ser sinalizada em amarelo e ter 1,20 m de largura; quando a vaga for na rua, deve haver sinalização vertical (placa) indicando que se destina somente a veículos autorizados.

O preço médio para fazer rampa para cadeirante em concreto, com tamanho de 3,50m X 1,50m, é de R$ 10.500,00. Já uma rampa metálica para cadeirante, com mesmas medidas, parte de R$ 2.600,00.

A infração é considerada média, a multa é de R$ 130,16 e pode levar ao reboque do carro. Hoje em dia, podem ser multados somente os carros que ficam estacionados onde há faixa de pedestre ou guia de calçada rebaixada destinada à entrada ou saída de veículos.