Qual a incerteza de uma proveta?

Perguntado por: aportela . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.3 / 5 16 votos

Provetas podem ter diferentes volumes totais, mas a forma de leitura será sempre igual. Incerteza: metade da menor divisão.

Medida do volume de uma solução com uma bureta. Bureta com capacidade de 10 mL (classe A) tem incerteza de ± 0,02 mL.

A incerteza-padrão de S é de ± 0,15 mm por metro medido e como temos esta informação pelos dados de cada dimensão, foi feito o cálculo arredondado o número de metros sempre para cima por conveniência.

Tem-se aproximadamente 20 g de Cobre metálico. Ao adicionar a uma proveta de 50 mL um volume de água, o volume indicado na precisão de 0,1 mL deve ser registrado.

Vidrarias de precisão mais e menos exatas
Em geral, essa diferença acontece graças à distinção de circunferência dos dispositivos — quanto menor é a circunferência, melhor é a leitura. Em outras palavras, quanto menor a circunferência, mais exata será a vidraria.

Uma medida experimental determina da melhor maneira possível um valor da grandeza física – cujo valor exato é sempre desconhecido. A expressão que é fornecida para o resultado da medida deve indicar este fato, e isto é feito através da determinação da incerteza experimental.

Incerteza é uma estimativa que quantifica a confiabilidade do resultado de uma medição. Portanto, quanto maior é a incerteza de medição, menor é a confiabilidade do resultado. Supõe-se que a informação resultante do processo de medição permite apenas atribuir ao mensurando um “intervalo de valores razoáveis”.

A incerteza de medição é um conceito usado internacionalmente para descrever a qualidade do valor da medição de um instrumento. Então, quando se realiza a calibração de um instrumento, a incerteza é um dos fatores determinantes dos resultados do certificado de calibração.

Por exemplo, dentre as vidrarias que possuem maior precisão e exatidão estão a pipeta volumétrica, a bureta e o balão volumétrico. Já a proveta e a pipeta graduada possuem menor precisão e exatidão.

Para calcular as incertezas devidas às vidrarias volumétricas partiu-se da especificação ISO das vidrarias volumétricas (Queenie et al., 2000), a qual determina que as principais fontes de incerteza do volume são: calibração, repetitividade e temperatura.

A incerteza de medição representa um intervalo de valores, na qual se espera que o valor verdadeiro esteja contido. Esse intervalo é informado com uma dada probabilidade que representa o nível de confiança no resultado. Por exemplo: Peso = (1,750 ± 0,001) kg, com uma probabilidade de abrangência de 95%.

A régua milimetrada de aço, plástico ou madeira, é geralmente utilizada para medir comprimento não muito pequenos e quando a precisão desejada para a medida não é muito alta. Neste tipo de régua o l.e.i. fica entre ±0,2 mm para réguas de boa qualidade e ±0,5 mm para réguas mais ordinárias.

A incerteza da medida no equipamento é metade da menor divisão do tambor, ou seja, 0,005 mm. É recomendável que o instrumento permaneça em seu estojo quando não estiver sendo utilizado. Nunca forçar o micrômetro ao colocá-lo ou retirá-lo da peça de trabalho.

Capacidades disponíveis: 50mL, 100mL, 250mL, 500mL, 1000mL, 2000mL; Autoclavável: Sim; Material da base: Polipropileno; Cor da base: Azul.

O erro das medidas de densidade permitiu estabelecer-se uma ordem crescente de precisão das vidrarias: béquer, balão e proveta. Caracterizando, assim, a proveta como a vidraria mais precisa.

A proveta é um instrumento laboratorial de formato cilíndrico que serve para medição de líquidos para os mais variados fins. Pode realizar medições diversas, de acordo com o tamanho, e sua fabricação é geralmente em plástico ou vidro — o que afeta diretamente seu preço no mercado.

Enquanto na lista das vidrarias menos exatas estão a proveta, o becker e os erlenmeyers.

Existem diversos tipos de vidrarias para laboratório, e algumas apresentam mais precisão que as outras. A pipeta volumétrica, a bureta e o balão volumétrico são as vidrarias que possuem um grau mais elevado de precisão e exatidão quando comparadas com equipamentos como a proveta e a pipeta graduada.

Erlenmeyer: executa as mesmas funções do béquer, só que com uma diferença, seu formato afunilado permite agitação manual sem que haja risco de perda do material agitado. Esta função é essencial em titulações.

Incerteza padrão
Iincerteza do resultado de uma medição expressa como um desvio padrão. A incerteza padrão u(y) , de um resultado de medição y é o desvio padrão estimado de y . A incerteza relativa relativa u_{r}(y) de um resultado de medição y é definida por u_{r}(y)=\frac {u(y)}{|y|} , onde y não é igual a 0.