Qual a importância dos valores sociais?

Perguntado por: malmeida . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.5 / 5 19 votos

Os valores sociais são princípios e normas que orientam a forma como pessoas de um mesmo grupo social vão viver. Os valores sociais servem para tornar possível a vida em comunidade. É através dos valores sociais que os indivíduos criam um sentido de coesão social e um sentimento de pertença.

Respeito, honestidade, amor, liberdade ou justiça são exemplos de valores sociais. Os valores sociais podem variar de um grupo para outro, de uma sociedade para outra, mas existem alguns que podem ser estendidos a todas as sociedades.

Valores são o conjunto de características de uma determinada pessoa ou organização que determinam a forma como estas se comportam e interagem com outros indivíduos e com o meio ambiente. Existem diversos tipos de valores: estéticos, religiosos, éticos, profissionais, familiares etc.

A sociabilidade constitui o ser humano do início ao fim de sua vida. Relacionar-se com outras pessoas é uma necessidade constante para o bem-estar psíquico e também físico. A solidão adoece. O encontro enriquece.

Normalmente, começam a ser transmitidos para as pessoas nos seus primeiros anos de vida, através do convívio familiar ou até mesmo no ambiente escolar. Com o passar do tempo, este indivíduo vai aperfeiçoando os seus valores, a partir de observações e experiências obtidas na vida social.

Os valores pessoais são elementos fundamentais da identidade de uma pessoa, que orientam suas escolhas, ações e comportamentos. Eles são formados por meio de experiências, influências culturais e sociais, e se tornam parte integrante do sistema de crenças e valores de cada indivíduo.

Os valores morais são juízos construídos socialmente, fundamentados na ideia do bem, do que é certo ou errado. O conjunto desses juízos é chamado de moral - um conhecimento comum aos indivíduos de um determinado grupo, que orienta seus sentimentos e ações.

Na realidade nossos valores são determinados a partir da observação, ou seja, é a visão de alguém praticando um valor que nos leva a praticá-lo. Aprendemos muito mais pelo que vemos praticado e praticamos, do que aquilo que simplesmente nos é ensinado.

Os princípios dão base para a formação dos valores. Enquanto princípios são pressupostos universais que definem regras essenciais que beneficiam um sistema maior que é a humanidade, valores são regras individuais que orientam, como bússolas internas as relações, as decisões e as ações.

Mas afinal, o que são princípios e valores de uma pessoa ou de um empreendedor? Princípios e valores são as diretrizes, normas e qualidades que orientam os pensamentos e os hábitos de qualquer pessoa e que são espelhados em outras pessoas, situações e exemplos. Princípios e valores conectam e unem pessoas.

Alguns valores são importantes e necessários para todas as pessoas: são os chamados valores universais.

Os valores humanos são as características que nos diferenciam do restante dos seres vivos e estão relacionados, principalmente, à dignidade e à moral. Alguns exemplos incluem, honestidade, respeito, responsabilidade, tolerância e humildade.

São atitudes como honestidade, amor ao próximo, respeito, paz, cidadania, ética, moral, que permitem que as pessoas possam viver em conjunto numa sociedade democrática.

Os valores são características, comportamentos e princípios que nos definem, nos guiam e motivam em nossas tomadas de decisão. Primeiramente, cada um de nós possuímos os nossos e eles podem ser diferentes de pessoa para pessoa. Buscamos agir em sintonia com cada um deles.

Nossos valores formam a base de nossas vidas. Eles ditam as escolhas que fazemos e determinam a direção de nossas vidas. Nossos valores influenciam em nossas decisões relacionadas a relacionamentos, carreira e em qualquer outras atividades que nos envolvemos.

Somar desejos e reduzir riscos. Planejar, poupar e usar bem o crédito são saberes e competências que melhoram a vida das pessoas, hoje e no futuro. O cidadão que se relaciona bem com o dinheiro realiza sonhos, não apenas os próprios, mas, também, daqueles que estão à sua volta.

A convivência social permite que as crianças criem um sentimento de pertença a um grupo específico. Dessa forma, um grupo saudável de amigos aumenta o nível de conforto da criança com sua própria identidade que eleva a autoestima através de experiências emocionantes e divertidas.

Socializar é bom para a mente e o corpo. O contato social não apenas diminui os sentimentos de solidão e evita a depressão e ansiedade, mas também é capaz de prevenir doenças, como demências e doenças cardiovasculares, além de mantém os níveis de estresse sob controle e melhorar a saúde mental.

Estes valores são condicionados pelos sistemas sociais nos quais estão imersos, sendo a cultura, educação, economia, etc.

Valores da família ou valores familiares são valores tradicionais que pertencem à estrutura, função, papéis, crenças, atitudes e ideais da família.