Qual a importância dos símbolos na vida e na cultura dos povos?

Perguntado por: aaparicio . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.1 / 5 15 votos

O símbolo assume na vida humana uma importância relevante, pois, sem ele, o ser humano não teria capacidade de comunicar toda a sua expressividade. Portanto, é natural perguntar o que é na verdade o símbolo.

Qual a importância desses símbolos? Os símbolos nacionais fazem a representação da cultura e identidade brasileira. Eles simbolizam o patriotismo da população e representam os valores da nação. Ao adotá-los, o Brasil está dando voz a toda a sua história e garantindo a soberania do país.

Sendo um signo, "símbolo" é sempre algo que representa outra coisa (para alguém). O "símbolo" é um elemento essencial no processo de comunicação, encontrando-se difundido pelo cotidiano e pelas mais variadas vertentes do saber humano.

De certa forma os símbolos proporcionam melhor comunicação, significado, do que a própria língua falada por um povo. Uma das áreas em que os símbolos estão mais presentes na vida humana é o mundo religioso, através de imagens, palavras, atitudes, representações artísticas, faciais e vestuário.

São símbolos Nacionais: A Bandeira, o Hino, as Armas e o Selo. Os símbolos nacionais são protegidos por lei. Seu uso, os padrões e modelos são compostos em conformidade com as especificações e regras básicas estabelecidas na lei... LEI No 5.700, DE 1 DE SETEMBRO DE 1971.

Podemos dizer que respeitar a diversidade religiosa é uma das atribuições de ser cidadão, valorizando assim, as contribuições que cada cultura religiosa teve ao longo da história. Por isso, é fundamental considerar as diferentes tradições religiosas nos conteúdos escolares. Como nos afirma Silva (2004, p.

Os símbolos ajudam a criar um corpo que exprime os valores morais da sociedade, os ensinamentos, criando um sentimento de solidariedade entre os seguidores religiosos, ou funcionando como uma forma de trazer um adepto mais perto de seu deus ou deuses.

Símbolos Religiosos na Vida Das Pessoas
Veja alguns exemplos: A estrela de seis pontas é um símbolo de sabedoria e proteção para os seguidores do Judaísmo. A Cruz é símbolo de salvação para os cristãos. A Lua Crescente é um símbolo do Islamismo.

Entre os quatro símbolos nacionais, a Bandeira Nacional é, provavelmente, o mais importante deles. Ela foi apresentada à nação no dia 19 de novembro de 1889 e foi resultado da mudança do nosso país para o sistema republicano, evento esse que aconteceu em 15 de novembro de 1889.

A primeira das 12 bandeiras históricas já utilizadas no território brasileiro foi a da Ordem da Cruz de Cristo, utilizada de 1332 a 1651, período das grandes navegações lusitanas. De 1500 a 1521, o País contou também com o Pavilhão Oficial do Reino Português.

Os símbolos foram se desenvolvendo até formarem os primeiros alfabetos da Antigüidade. As primeiras tentativas de se criar sistemas de escrita aconteceram por volta de 4000 a.C.. Os sistemas mais rudimentares apareceram muito antes que os primeiros alfabetos – dois milênios mais tarde – ganhassem forma.

A semiótica é a ciência dos signos ou da significação. Ela se divide em: sintaxe, semântica e pragmática. O termo “semiótica” foi utilizado, pela primeira vez, por Charles Sanders Peirce. A semiótica serve para entender e aprimorar os processos comunicativos.

O termo símbolo, com origem no grego súmbolon, designa um elemento representativo que está em lugar de algo que tanto pode ser um objeto como um conceito ou ideia. O "símbolo" é um elemento essencial no processo de comunicação, encontrando-se difundido pelo quotidiano e pelas mais variadas vertentes do saber humano.

Valor simbólico: é um tipo de atribuição de valor mediante a produção de signos e símbolos, ultrapassando, assim, os conceitos de utilidade, função e até mesmo trabalhado, ou seja, a materialidade e os próprios objetos.

A vida simbólica é formada por símbolos, e esses por sua vez integram os mitos, os sonhos e os ritos.

Os símbolos culturais são representações arquetípicas que orientam a cultura. Os símbolos culturais estão relacionados geralmente relacionados com as religiões.

Símbolos nacionais representam a identidade de uma nação, diz consultor. No dia 18 de setembro é comemorado o Dia dos Símbolos Nacionais. A data homenageia os símbolos que representam o Brasil e a identidade da nação no mundo.

O losango amarelo ao centro representa o ouro e o retângulo verde, representa nossas matas e florestas. As Armas Nacionais ou Brasão Nacional representam a glória, a honra e a nobreza do Brasil e foram criadas na mesma data que a Bandeira Nacional.