Qual a importância dos recursos didáticos?

Perguntado por: odamasio . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.7 / 5 18 votos

Os recursos didáticos são todas as ferramentas que auxiliam no processo de ensino- aprendizagem, tendo como principal função a de facilitar a compreensão acerca do assunto abordado pelo professor (CASTOLDI; POLINARSKI, 2009; ESCOLANO et al., 2010; MARASINI, 2010; SILVA et al., 2012).

Os recursos didáticos são materiais de apoio que auxiliam o professor de forma pedagógica, facilitando o desenvolver da aula. Tais recursos também são utilizados para motivar os alunos e incentivar o interesse deles no tema abordado. Alguns exemplos de recursos didáticos: Apagador.

A utilização de um recurso didático, não deve ser motivada pelo fato de ser um material atraente ou lúdico, a utilização de todo recurso deve ser secundária, uma vez que o professor deve dominar o conteúdo e a utilização do material proposto aos alunos.

Podemos encontrar em instituições de educação infantil desde recursos convencionais como quadros, lousas, canetas, apagadores, jogos e brinquedos, até a implementação de novos recursos como rede wifi, computadores, impressoras, televisões em sala de aula, aparelhos de mídia como DVDs, data show, caixa de som, entre ...

Os recursos didático-pedagógicos são componentes do ambiente educacional estimuladores do educando, facilitando e enriquecendo o processo de ensino e aprendizagem.

Os materiais didáticos mais utilizados na educação brasileira, de acordo com o MEC, são:

  • livros, álbum seriado, jornais, revistas, folders, cartazes, textos, mapas;
  • desenhos, gravuras, gráficos, maquetes, ilustrações, histórias em quadrinhos;
  • computadores, datashow, filmes, retroprojetor, slides, quadro, mural, modelos.

“Um material didático, com conteúdo completo, atualizado e adequado à estratégia pedagógica da escola, impacta significativamente os resultados da aprendizagem, além de contribuir de forma substancial para o engajamento dos professores e para as interações entre eles e os educandos”, afirma Cynthia Passoni, diretora do ...

Recursos pedagógicos da escola

  • Laboratórios. Utilizado principalmente no estudo de biologia e de química, o laboratório escolar permite aos alunos a prática de conhecimentos teóricos. ...
  • Recursos de apoio às aulas. ...
  • Livro didático. ...
  • Material de artes e recreativo.

Os recursos didáticos podem ser entendidos como os recursos utilizados, de forma didática, ou seja, com uma intenção relacionada com o processo de ensino/aprendizagem/avaliação, para efetivar uma aula ou um planejamento mais amplo sobre determinado assunto.

São classificados em: recursos naturais, pedagógicos, tecnológicos, culturais e etc; podendo também ser classificados como recursos audiovisuais; tecnologias independentes e dependentes.

25), “os materiais didáticos podem desempenhar várias funções, dependendo do objetivo a que se prestam: apresentar um assunto, motivar os alunos, auxiliar a memorização de resultados e facilitar a redescoberta”.

"Recursos de ensino são componentes do ambiente da aprendizagem que dão origem à estimulação para o aluno." (Gagné, R., Como se realiza a aprendizagem; Cosmos, Rio Janeiro). Esses componentes podem ser o professor, os livros, os mapas, os cartazes, os filmes, etc.

Os recursos pedagógicos são, todas e quaisquer, ferramentas que integrem o momento e o ambiente de ensino, propiciando a aprendizagem. Por exemplo: quadros, canetas e folhas são recursos pedagógicos.

Conheça 3 recursos importantes que viabilizam a prática:

  • Design Thinking. ...
  • Sala de aula invertida. ...
  • Aprendizagem baseada em projetos.

A exemplo de recursos didáticos tem-se: Jogos didáticos, modelos didáticos, experimentos científicos, vídeos, filmes, músicas, cartazes e etc., apesar da variedade de recursos que podem ser utilizados na exposição dos conteúdos, percebe-se que alguns professores ainda tem suas aulas limitadas e restritas ao uso do ...

Exemplos de alguns dos recursos didáticos:
Quadro Negro, ou branco / Giz, ou canetão / Apagador; Jornais, cartazes, revistas e livros; Textos manuais; Televisão.

A diferença entre recursos didáticos e materiais didáticos também é estabelecida por esta autora. Os materiais didáticos são todos os materiais que podem ser manipulados e trabalhados de forma a permitir aos alunos obterem resultados finais relativamente à atividade que se está a tratar na sala de aula.

Os recursos didáticos utilizados eram, na maioria, a internet, os jornais e revistas e os jogos, aumentando o percentual de utilização das reportagens da TV e xerox e diminuindo o uso de jogos após as intervenções na escola.

É ele que acompanha o aluno, medeia o conhecimento, faz parte do processo pedagógico efetivamente. É ele que enfrenta as dificuldades de aprendizagem do aluno, as carências afetivas destes, e principalmente sabe como adequar os conhecimentos prévios dos educandos aos conteúdos curriculares da escola.

A Didática é de suma importância para a formação do professor, pois deve proporcionar o desenvolvimento de sua capacidade crítica e reflexiva, possibilitando que o professor faça uma análise de forma clara sobre a realidade do ensino, proporcionando situações em que o aluno construa seu próprio saber.

Ele serve como base para diversas atividades da instituição de ensino e tem um papel fundamental no desenvolvimento dos alunos. Portanto, vale a pena entender mais sobre sua definição para saber como avaliar a escola dos seus filhos.