Qual a importância dos elementos químicos na nossa vida?

Perguntado por: apacheco2 . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.7 / 5 16 votos

Eles são essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo. A ausência ou deficiência destes elementos podem gerar um funcionamento inadequado do organismo, gerar doenças ou até mesmo levar o indivíduo à morte. Muitos destes elementos químicos são obtidos através dos alimentos e da água que bebemos.

hidrogênio

O hidrogênio é o elemento mais abundante no corpo humano, sendo responsável por cerca de 10% do peso corporal. Por essa razão, o hidrogênio é o elemento utilizado na ressonância magnética para formação de imagens. O hidrogênio também está presente no corpo humano nas ligações do DNA, que lhe dão o aspecto ondulado.

Falando em hidrogênio, não podemos esquecer outro elemento essencial para a vida na Terra: a água. Cerca de 70% do nosso planeta é formado de água, mais ou menos a mesma porcentagem da composição do corpo humano.

Os elementos químicos são um conjunto de átomos com o mesmo número atômico, ou seja, possuem igual quantidade de prótons no núcleo. Essa característica define um elemento químico, o diferencia dos demais e determina suas propriedades físico-químicas.

De acordo com a posição de um elemento, podemos extrair informações preciosas, como por exemplo, o número de elétrons no último nível de energia (camada de valência), ou até mesmo, o número de níveis de energia. Essa é uma das utilidades da tabela periódica.

Elemento químico é o conjunto de átomos formados pelo mesmo número atômico (Z). Isso significa que esses átomos apresentarão a mesma quantidade de prótons em seu núcleo. O número atômico de um elemento nunca vai mudar, não importa se esse elemento é um íon ou um átomo eletricamente neutro.

hidrogênio

O elemento químico mais abundante no Universo é o hidrogênio (H). Estima-se que ele constitui 75% da massa de toda matéria e que representa 93% dos átomos do cosmo.

O oxigênio ocupa, em disparada, o primeiro lugar entre os elementos químicos que compõem o organismo humano.

A cozinha pode ser considerada o primeiro laboratório com o qual temos contato. Nela encontramos uma infinidade de reagentes como temperos, óleos, ácidos (como o vinagre), reagentes biológicos (como o fermento), todos disponíveis para nossas experimentações.

Segundo a Química dos Alimentos, eles são constituídos basicamente dos seguintes elementos: carbono, hidrogênio, oxigênio, nitrogênio e outros em quantidades menores. Esses elementos unem-se e formam moléculas com funções químicas específicas.

Os elementos químicos correspondem ao agrupamento de átomos que apresentam a mesma quantidade de prótons, ou seja, mesmo número atômico. Atualmente, existem 118 elementos químicos, sendo que 92 são naturais (encontrados na natureza) e 26 são artificiais e produzidos de maneira artificial.

A maior parte dos elementos químicos que podemos observar é originada em processos que ocorrem no interior das estrelas, ou seja, processos de nucleossíntese estelar, em que a transformação de um elemento em outro é um subproduto da geração de energia nas estrelas.

São representados na tabela periódica com símbolos químicos únicos. São organizados em grupos (famílias) e períodos com base em suas propriedades e características.

O elemento químico corresponde a um grupo de átomos que apresenta um mesmo número atômico (Z), ou seja, que possuem o mesmo número de prótons no seu núcleo.

Atualmente são 118 elementos químicos classificados e 90 deles são os elementos naturais, ou seja, elementos encontrados na natureza e que, arranjados entre eles de diferentes maneiras, formam tanto árvores como montanhas, insetos e seres humanos, estrelas e planetas.

Atualmente são conhecidos 114 elementos, mas somente 92 deles são encontrados na natureza, sendo que 22 são sintéticos e podem se classificar em duas categorias: Cisurânicos: elementos sintetizados que possuem número atômico inferior a 92, por exemplo: Tecnécio (Tc), Frâncio (Fr), Astato (At).

É o caso do plutônio, considerado pelo Guinness o elemento mais perigoso por poder ser usado em bombas atômicas.

oxigênio

O oxigênio é sim de grande importância, talvez o de maior importância para todos os seres vivos, pois é o gás que respiramos, mas também está presente em compostos orgânicos que fundamentam a alimentação e a composição dos seres vivos, tais como carboidratos, lipídeos, aminoácidos e proteínas.

hidrogênio

O hidrogênio é o elemento químico mais comum do universo, sendo cerca de 90% dos átomos do cosmo. Ele é o principal componente do planeta Júpiter e de outros planetas gasosos gigantes, e é encontrado em abundância também nas estrelas.

Lavoisier é considerado o pai da química moderna porque fez descobertas fundamentais baseadas em observações detalhadas e planejamento preciso de experimentos.

oganessônio

Na atual versão da tabela periódica, o elemento mais pesado, que figura em seu canto inferior direito, é o oganessônio (Og), de número atômico 118.