Qual a importância dos anéis cartilaginosos da traqueia?

Perguntado por: iornelas . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 2 votos

Esses anéis cartilaginosos desempenham o papel de não permitir que as paredes da traqueia colidam, fazendo com que a passagem de ar não seja interrompida.

Suas partes anterior e lateral são rígidas, pois são constituídas por cerca de 16 a 20 anéis cartilaginosos, em forma de “C” e unidos por tecido fibroso, denominados cartilagens traqueais.

Função da traqueia
A traqueia é uma espécie de tubo que serve como local de passagem para o ar em direção aos pulmões. A oclusão da traqueia provoca, portanto, a interrupção da passagem de ar, levando à dificuldade de respiração. A traqueia é um tubo vertical que garante que o ar seja levado até os pulmões.

Desde a antiguidade até os tempos atuais, os anéis sempre tiveram um papel muito importante na vida do homem, como símbolo representativo de poder, honra crenças, etc. Inicialmente, o anel foi importado do povo Hindu pelos gregos e romanos.

Estrutura. O órgão é constituído por cerca de quinze a vinte cartilagens hialinas, que possuem o formato da letra “C”. Essas cartilagens fornecem rigidez estrutural para a traqueia e suas fibras elásticas longitudinais internas permitem que ela se estique e se desloque inferiormente durante a inspiração.

A traqueia é um tubo constituído de cartilagem e por uma membrana fibromuscular, revestida internamente por mucosa. Sua parte anterolateral é formada por uma série de 16 a 20 anéis cartilaginosos incompletos em forma de C, que asseguram uma via aérea sempre aberta.

Suas paredes são reforçadas por anéis cartilaginosos rígidos que impedem o contato entre elas, mantendo sempre o tubo traqueal aberto para que o ar circule livremente.

3 resposta(s) A estrutura da traquéia é constituída por 16 a 20 anéis cartilaginosos incompletos para trás, denominados cartilagens traqueais. A porção posterior da traqueia, devido a ausência dos anéis, apresenta grande capacidade móvel e elástica, importante para acompanhar os movimentos dos pulmões.

A epiglote é uma estrutura composta de tecido cartilaginoso, situada por detrás da língua, na parte superior da laringe. Sua função é impedir a ligação da faringe com a laringe, evitando, assim, a comunicação entre os aparelhos respiratório e digestório.

O ar entra no nosso corpo por meio das narinas (aberturas no nosso nariz) e segue para as cavidades nasais. Os pelos e o muco presentes nessas cavidades ajudam a filtrar o ar, retirando impurezas, como poeira e micro-organismos.

Laringe e Esôfago
Ambas fazem parte do sistema respiratório. Note que a traqueia está situada na frente do esôfago, um órgão tubular responsável por conduzir o alimento até o estômago. Esse órgão faz parte do sistema digestivo.

A traqueia é um órgão que faz parte da porção condutora do sistema respiratório. Está localizada logo após a laringe e segue até os brônquios. Possui estrutura cilindroide, ou seja, formato tubular, e é constituída por uma série de anéis cartilaginosos semicirculares, por onde o ar desce.

A parte interna da traqueia possui cílios e muco responsáveis por umedecer e purificar o ar antes de levá-lo aos pulmões, protegendo o organismo da entrada de poluentes e micro-organismos, como vírus e bactérias . Sua função é filtrar, umedecer e aquecer o ar para conduzi-lo aos pulmões.

O ponto de bifurcação da traqueia denomina-se carina.