Qual a importância do toque para o ser humano?

Perguntado por: asanches . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.9 / 5 2 votos

Nosso cérebro reage a esses contatos ativando várias de suas áreas. Assim, o corpo libera certos neurotransmissores e também hormônios que, entre outras coisas, levam o corpo inteiro a um novo estado.

Também toques físicos como um aperto de mãos, uma carícia ou mesmo beijinhos aos nos cumprimentarmos são essenciais para os seres humanos. Em meio à pandemia do novo coronavírus, as medidas restritivas para conter a doença fizeram com que tivéssemos que abir mão de grande parte desses contatos físicos.

A falta de contato físico entre as pessoas, de modo geral, pode agravar em quadros de depressão e ansiedade, por aumentar sentimentos de solidão e abandono, segundo a psicóloga.

Benefícios do toque
O toque é um dos principais estímulos, que induz o sistema nervoso à produção de hormônios que geram sensação de bem estar, segurança e conforto. À medida que crescemos por vezes nos distanciamos dos estímulos do toque.

O poder do toque estimula o sistema nervoso central, ativando hormônios como a serotonina, dopamina e ocitocina. Com isso, suas emoções e imunidade melhoram. E saciada, o que faz comer menos e ajuda a emagrecer.

A principal característica do TOC é a presença de crises recorrentes de obsessões e compulsões. Entende-se por obsessão pensamentos, ideias e imagens que invadem a pessoa insistentemente, sem que ela queira.

O Transtorno Obsessivo Compulsivo, mais conhecido como TOC, é uma doença e não uma simples mania. No entanto, consiste na mentalização de regras e obrigações que fazem com que seus portadores obedeçam a atos compulsivos, sejam eles físicos ou até mesmo mentais.

Receber carinho pode reforçar nossas energias pois nos faz sentir importantes para alguém, e dar carinho pode ajudar a tirar o foco dos problemas do dia e dar importância ao contato com outro ser vivo.

Aqui estão alguns exemplos de expressar amor através do toque físico:

  1. Beijar um parceiro em um “olá” e um “tchau”.
  2. Ser generoso com seu amor, inclusive em público.
  3. Passar algum tempo abraçado na cama antes e depois de dormir.
  4. Priorizar o sexo.
  5. Segurar as mãos de quem você gosta como forma de conforto.

Os mais evidentes são os transtornos de humor, estresse excessivo, ansiedade patológica, irritabilidade, medo e insônia.

A razão é simples: apesar de o abraço ser confortável para você, o mesmo pode não ser válido para o outro. Segundo especialistas, algumas pessoas levam semanas ou meses para se sentirem confortáveis o bastante para aceitarem – sem relutância – um abraço.

O Distanciamento Social é uma das medidas mais importantes e eficazes para reduzir o avanço da pandemia da covid-19. A doença é causada pelo vírus SARS-CoV-2, mais conhecido como o novo Coronavírus.

Entre essas necessidades, encontram-se: alimentação, respiração, descanso, sono, hidratação e atividade sexual — afinal de contas, perpetuar a espécie é também uma necessidade de sobrevivência. Se essas necessidades não forem sanadas, o individuo morre.

Concentre sua atenção não no toque, mas nos seus sentimentos, e no ambiente à sua volta. Vai ver que seu corpo terá menos ansiedade. Se quiser conversar melhor sobre isso, e aprender outros exercícios muito bons para superar esta barreira, estou à sua disposição.

O toque é um meio de comunicação não-verbal essencial durante toda a vida do ser humano, significando, na doença, amparo e valorização da pessoa (GALA; TELLES; SILVA, 2003). Por meio do toque, ocorre uma aproximação entre os indivíduos (MONTAGU, 1988).