Qual a importância do tempo e espaço na história?

Perguntado por: rpinheiro5 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 10 votos

Para o mundo educativo, e o ensino de história em particular, também se faz necessário perceber e entender a importância do tempo. O tempo representa, assim como o espaço, um aspecto essencial para a construção e compreensão do processo histórico, tanto no seu aspecto social quanto individual.

Na verdade, a História é o estudo do Homem no Tempo e no Espaço. As ações e transformações que afetam aquela vida humana que pode ser historicamente considerada dão-se em um espaço que muitas vezes é um espaço geográfico ou político, e que, sobretudo, sempre e necessariamente constituirse- á em espaço social.

Para historiadores, tempo é tanto o elemento de articulação da/na narrativa historiográfica como é vivência civilizacional e pessoal.

O espaço é um componente da existência material e o tempo, a seqüência das transformações da matéria. Assim, o espaço e o tempo passam a ser concepções indissociáveis com formas e grandezas derivadas das formas e grandezas da matéria e de suas transformações, movimentos e energia.

Na física, espaço-tempo é o sistema de coordenadas utilizado como base para o estudo da relatividade restrita e relatividade geral. O tempo e o espaço tridimensional são concebidos, em conjunto, como uma única variedade de quatro dimensões a que se dá o nome de espaço-tempo.

Resposta: Entender a ordem dos acontecimentos e poder entender o contexto deles. Quando contamos um acontecimento precisamos entender em qual contexto aquilo estava inserido, para dessa forma compreender os elementos que fazem parte desse contexto, a data se torna fator essencial para identificarmos os acontecimentos.

O tempo histórico são os acontecimentos que marcam um povo, uma nação, ou às vezes, a humanidade. Como exemplo poderíamos citar uma guerra, a construção de uma grande obra, uma revolução, etc.

Resposta: Espaço seria um local ou lugar. Tempo seria o tempo em que ocorre aquilo que vc procura fazer.

O estudo da história implica três conceitos diferentes, mas que tendem a ser confundidos entre si: a historiografia (o conjunto de técnicas e de métodos utilizados para descrever os feitos históricos acontecidos), a historiologia (as explicações, os métodos e as teorias sobre como, porquê e em que medida acontecem os ...

O tempo presente influência a escrita da história porque influencia a própria compreensão histórica, isto é; a história é sempre vista com algum viés, ideologia ou crença, e isso significa que é possível ter várias interpretações sobre o mesmo acontecimento ou período histórico.

Resposta: 1) O tempo empregado pelos historiadores é o chamado “tempo histórico”, que possui uma importante diferença do tempo cronológico.

A História do Tempo Presente, ao menos desde a criação do Institut d'Histoire du Temps Présent, surgiu como um campo de conhecimento entre os anos de 1978 e 1980, na França, quando o CNRS - Centre National de la Recherche Scientifique começou a patrocinar, sob a liderança de Henry Rousso, os estudos cujos os temas, ...

O intervalo de tempo medido no referencial S', é diferente do intervalo de tempo medido no referencial S. Astronauta e observador em Terra não concordam quanto ao valor desses intervalos. A diferença é dada por um fator que relaciona os dois intervalos de tempo. , que também é chamado de fator de Lorentz.

Por exemplo, se à Terra estivesse submersa em mel, à medida que o planeta girasse, o mel ao redor iria se movimentar também – o mesmo conceito se aplica ao espaço-tempo.