Qual a importância do silêncio na vida do ser humano?
Pesquisas comprovam: se manter em silêncio pode elucidar ideias, fortalecer sua memória, ajudar no tratamento de depressões além de prevenir doenças cardiovasculares. O silêncio é o ponto de encontro entre o sono e a meditação.
Como o silêncio pode transformar sua vida?
O silêncio nos tira da zona de conforto, abala nossas estruturas, nos deixa vulneráveis e mais sensíveis àquilo que antes estava oculto; ele tem a capacidade de iluminar nossa consciência para as realidades mais confusas, ajuda no processo de compreensão e esclarece nosso entendimento.
Qual a importância do silêncio para a espiritualidade?
O silêncio afasta os tormentos da mente e também cala as tentações de Satanás. É a maior defesa de Deus e o maior escudo da nossa saúde mental e espiritual.
Por que o silêncio é tão poderoso?
Tão poderoso ou mais do que as palavras, o silêncio é como um planejador dos sons. Com ele se pode ouvir com o corpo todo, tudo aquilo que se tem para escutar. Para o terapeuta João Gonsalves, o silêncio é muito profundo e serve como base para que possamos programar o nosso barulho.
O que a psicologia fala sobre o silêncio?
O silêncio pode estar diretamente ligado à solidão, provocando uma sensação de desamparo. Ou simbolizar um momento de introspecção, falta de interesse, ausência de diálogo, distanciamento do convívio social.
O que a Bíblia fala sobre ficar em silêncio?
O silêncio é a melhor solução na conquista do nosso domínio próprio. Na Bíblia, vemos o seguinte em Eclesiástico 5,14: “Se tiveres inteligência, responde a outrem, senão, põe a mão sobre a tua boca, para que não sejas surpreendido a dizer uma palavra indiscreta, e venhas a te envergonhar dela.”
Quando é melhor ficar em silêncio?
É nesse preciso momento que dizemos coisas das quais podemos nos arrepender. Não é bom falar quando estamos de cabeça quente. Você pode discutir com seu chefe, com seus pais, com sua família… mas se perceber que a discussão está se transformando em uma briga, é melhor ficar calado.
Como reagir a um tratamento de silêncio?
Não demonstre raiva; não aja de modo passivo-agressivo, a fim de tentar fazer o outro voltar a falar com você; e não crie discussão. Apenas dê um tempo para que os dois consigam se acalmar. Quando estiver perto de alguém que esteja dando um gelo em você, mantenha-se relaxado e positivo.
O que o silêncio atrai?
O silêncio atrai admiração, respeito e abre portas ao longo do tempo. Fazer silêncio não é ficar o tempo todo calado, mas é ter a consciência de que, não tendo o que falar para edificar, não há necessidade de jogar pérolas aos porcos.
O que o silêncio de Deus nos ensina?
“O silêncio de Deus” é uma leitura para fazer entender que Deus ainda está no controle da história, mas nem sempre dá evidências audíveis de Sua presença.
Quando o silêncio vale mais que mil palavras?
Quando seu silêncio valer mais que sua palavra, fique calado. Quando as palavras não podem ser mais dignas que o silêncio, mais vale ficar calado.
Que silêncio e saudável?
O silêncio pode ser entendido como sentido para viver porque permite que as pessoas tenham tempos mais calmos, e não vivam com ruídos, que afetam seu sono, aumentam a ansiedade e diversos aspectos. Já finalizando, o silêncio saudável pode ser compreendido como aquele em que o indivíduo não mostra o que sente.
O que é o silêncio absoluto?
Silêncio absoluto não existe. Há sons acidentais, como os produzidos pelo vento, por aparelhos domésticos e os dos alertas das mensagens de notificação no celular e no computador. Há sons quase inaudíveis, como o do coração que pulsa e o do sangue que corre nas veias.
O que é o silêncio interior?
Por outro lado, o silêncio interior refere-se a um estado subjetivo em que não há elementos que perturbem a tranquilidade. Tanto o silêncio interior quanto o exterior proporcionam grandes benefícios ao nosso cérebro.
Quando o silêncio faz mal?
No entanto, quando o silêncio é usado como uma forma de punição ou controle, pode ter um efeito prejudicial nas relações interpessoais e na saúde mental dos indivíduos. O tratamento do silêncio é definido como a prática de ignorar, recusar-se a responder ou evitar falar com outra pessoa.
Qual a função do silêncio na terapia?
Segundo Tambara & Freire (2007) o silêncio pode ser uma defesa do psicoterapeuta, pois o processo do cliente pode mobilizar algum sentimento ou experiência interna do psicoterapeuta com o qual ele não consegue lidar durante uma sessão fazendo com que não sabia o que dizer e por se sentir ameaçado ele silencia.
O que é silêncio espiritual?
Ela diz respeito à ação interior, desinteressada, que não visa reconhecimento, gratidão ou sequer ser notada. Aqui o silêncio não é mutismo, mas um estado interno em que a consciência penetra uma essência impalpável, inacessível aos pensamentos.
Por que ficar calado?
Na lista de benefícios, o silêncio é responsável por desacelerar, acalmar, melhorar a concentração, o foco e a memória, além de ajudar o indivíduo a se entender melhor.
Tem hora de falar é hora de calar?
7 Tempo de rasgar, e tempo de coser; tempo de calar, e tempo de falar; 8 Tempo de amar, e tempo de aodiar; tempo de guerra, e tempo de paz. 9 Que proveito tem o trabalhador naquilo em que trabalha? 10 Tenho visto o trabalho que Deus deu aos filhos dos homens, para que se aocupem com ele.