Qual a importância do protagonismo escolar?

Perguntado por: oaguiar . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.8 / 5 18 votos

O protagonismo faz com que o estudante se torne autônomo na busca pelo seu conhecimento. Dessa maneira, ele se torna responsável por suas escolhas e decisões, se torna capaz de solucionar desafios, agir e pensar por si mesmo.

Na proposta de ensino com protagonismo do estudante, o trabalho em equipe é muito importante. É possível aprender habilidades essenciais como a empatia, a consciência social, bem como o espírito colaborativo. Dessa maneira, o resultado é o estímulo à cidadania e a formação mais humanizada.

O protagonismo infantil beneficia a criança:
Desenvolvendo o autoconhecimento. Promovendo senso de cidadania e pertencimento à sociedade. Criando proatividade para resoluções de problemas. Melhorando competências socioemocionais.

É quando você se responsabiliza pelas próprias atitudes, expressa iniciativa e autoconfiança ao resolver suas questões. O estudante protagonista acredita que pode aprender e encontra as melhores formas de fazer isso, não apenas individualmente, mas atuando de forma colaborativa e participativa no contexto escolar.

Protagonista é o personagem ou o indivíduo que possui o papel de maior destaque nas obras em que é possível construir uma trama, como filmes, livros, peças teatrais, etc. Trata-se, então, de um elemento da história narrativa, que ganha importância e protagonismo pelas ações realizadas por ele, para ele ou sobre ele.

As aulas nas quais cabe ao estudante apenas um comportamento passivo já não são eficientes ou engajadoras. Com o protagonismo do aluno, as aulas tornam-se mais dinâmicas e interativas. Há mais motivação com as atividades e o aprendizado e uma participação mais ativa do estudante.

Entenda como colocar o conceito de aluno protagonista em prática

  1. Faça um planejamento. O protagonismo do aluno precisa ser uma abordagem adotada aos poucos pelos estudantes. ...
  2. Ouça os alunos. ...
  3. Realize projetos e trabalhos em grupo. ...
  4. Utilize a tecnologia para dar mais autonomia ao aprendizado.

Os três pilares – contexto, propósito e experiência – são conhecidos como a Tríade do Protagonista, e de acordo com Carlos Busch, estão diretamente ligados ao sucesso das pessoas e empresas.

Ciclo do Protagonismo

  • Atitude: É saber quando e onde você quer chegar e o que precisa fazer para chegar lá. ...
  • Proatividade: É ter autoconfiança, assumir o controle e responsabilidade pelas suas ações e antecipar necessidades. ...
  • Paixão: É quando os objetivos saem da mente e chegam ao coração. ...
  • Significado: ...
  • Reflexão:

Essa ampliação possibilita a efetivação de novas atitudes, tanto no que se refere à cognição como a convivência social, privilegiando os quatro pilares da Educação adotados pela UNESCO: o aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser.

O protagonista geralmente é o personagem principal de uma história, é aquela pessoa que se destaca, é inquieta, proativa e toma atitudes para mudar as coisas. Uma pessoa protagonista no mercado de trabalho não é tão diferente dos filmes, a ideia é a mesma.

6 passos para estimular o protagonismo dos alunos

  • Não dê respostas prontas.
  • Valorize a experimentação. ...
  • Crie um ambiente que acolha o erro.
  • Permita o protagonismo dos alunos na criação das aulas.
  • Incentive o debate. ...
  • Possibilite a tomada de decisões.

Veja algumas formas de valorizar e motivar essa característica desde cedo!

  1. Ouça mais seu filho. ...
  2. Estimule o espírito de descoberta. ...
  3. Ajude a criança a se autoconhecer. ...
  4. Deixe o pequeno ter autonomia. ...
  5. Ensine a conviver com diferenças. ...
  6. Auxilie no desenvolvimento de consciência global. ...
  7. Escolha uma boa escola.

Para estimular o protagonismo infantil é preciso que a criança se sinta bem no ambiente educacional. Para isso, além de um espaço físico seguro e adequado, é preciso que os pequenos se sintam acolhidos pelo professor, pelos coleguinhas e também por toda a equipe da educação infantil.

A BNCC define competências que as crianças devem desenvolver em cada fase da educação. Em vigor desde 2018, a Base propõe que as crianças sejam protagonistas de seus próprios aprendizados, tendo cada vez, mais voz e participação nos processos de aprendizagem.

Ver um estudante protagonizar o seu aprendizado significa, entre outras coisas, oferecer-lhe autonomia, estimulando-o a buscar informações e a construir conhecimento caminhando com as próprias pernas.

O estudante deixa de apenas absorver conteúdos e passa a construí-los, com a ajuda dos professores e dos colegas. Abre-se espaço para a pesquisa, a exposição de ideias, os debates e a criação. Desse modo, o aluno é um aliado na busca pelo conhecimento, visto que a escola o motiva a criar o seu caminho de aprendizagem.

O estudante tem um papel muito importante para o desenvolvimento da sociedade. Isso porque, quando estudamos, não estamos nos preparando apenas de forma individual, mas sim para contribuirmos, de alguma forma, com o meio em que vivemos.

Quais os benefícios o papel de protagonista traz
Pude crescer profissionalmente e aprender diversas habilidades que me tornam preparado para as constantes mudanças do mercado, então acredito que uma das vantagens de ser protagonista é que você aprende de maneira constante.