Qual a importância do perfil comportamental?

Perguntado por: lfreitas . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 2 votos

O perfil comportamental é uma importante ferramenta para que a empresa consiga identificar as competências relacionadas às atitudes das pessoas, ou seja, é possível detectar suas aptidões e, ainda, como elas reagem diante de diferentes situações.

De fato, o alinhamento do perfil comportamental é uma das análises mais importantes do processo de recrutamento e seleção. Ou seja, com ele é possível observar quais são os candidatos que mais possuem relação com a cultura da empresa.

Existem 4 tipos de perfis comportamentais: o comunicador, o analista, o planejador e o executor.

Através dos dados coletados pela Solides, o perfil comportamental predominante dentro da população do Brasil, é o Comunicador. Dentro dessas quase 300 mil pessoas que realizaram o mapeamento do Profiler, cerca de 32,5%, tem esse perfil como predominante.

Podemos dizer, então, que o objetivo da análise comportamental é entender como se dá a interação entre cada indivíduo e o ambiente em redor, a fim de criar estratégias de adaptação.

A avaliação de perfil é uma ferramenta de gestão de pessoas que funciona como uma analogia à matriz SWOT. Por meio de testes de personalidade e análises de desempenho, sua empresa poderá identificar as forças, fraquezas, ameaças e oportunidades de cada um de seus funcionários.

Para quê serve o perfil profissional? A função de um perfil profissional é simples: ele vai servir para mostrar suas características profissionais e como você trabalha. Também serve para apresentar algumas experiências e resultados que consigam mostrar com um pouco mais de detalhe para recrutadores em potencial.

O perfil executor é o mais raro de todos os estilos comportamentais observados pela metodologia DISC. São apenas 3% dos profissionais que se enquadram nesse perfil. Os executores tendem a ser bastante competitivos e orientados para resultados.

A forma mais utilizada e também fiel e eficaz para descobrir o perfil comportamental é através de um teste de personalidade. Por meio dele é possível traçar as características de um perfil como os pontos fortes, fracos, talentos, tipo de comunicação, como gosta de trabalhar, etc.

Em primeiro lugar, não se pode mudar de perfil, a pessoa já nasce com um determinado perfil comportamental. Ao longo da vida pode ocorrer uma atenuação ou acentuação na intensidade do seu perfil, mas não muda para outro perfil.

O teste de perfil comportamental serve para identificar e agrupar pessoas com determinados traços de personalidade e comportamentos. Ou seja, com um teste de perfil é possível identificar quais são as tendências de atitudes frente a diferentes situações que os indivíduos podem enfrentar no dia a dia.

Para ser assim, o líder precisa ser empático e observador. É claro que é bem difícil desenvolver essas qualidades no agitado ambiente empresarial, no qual há muitas outras coisas que exigem a atenção da chefia. Porém, quando a liderança se esforça nesse sentido, as demandas internas ficam mais eficientes.

Segundo HAYNES (1978), o auto registro além de auxiliar o cliente na percepção de seus comportamentos problemáticos também o ajuda na discriminação dos elementos ambientais controladores desses comportamentos. Dessa forma, e , pela mesma lógica acima, o registro solicitado poderá levar a solução dos problemas.

Análise do comportamento: behaviorismo radical, análise experimental do comportamento e análise aplicada do comportamento.