Qual a importância do outro em sua vida?

Perguntado por: msouza8 . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.7 / 5 15 votos

É do outro que vem o conhecimento sobre nós mesmos, o discernimento para lidar com a vida com lucidez e serenidade. Às vezes, o outro mostra uma face do mundo que preferíamos não conhecer. Uma pessoa pode passar a vida inteira sozinha e nunca sentir solidão.

Uma amizade nos torna pessoas melhores pelo simples fato de nos fazer mais conscientes com o outro. O amigo é aquele que vem espontaneamente estar ao seu lado, que lhe diz tudo aquilo que as outras pessoas não teriam coragem de dizer sempre pensando no seu melhor.

Atitudes de cuidado e atenção ao outro, são atitudes de amor e por si, fazem a vida ser mais saudável e nos torna mais humanos, ajudando a ambos viver melhor. Sejamos mais sensíveis ao cuidado, mais solidários, mais prestativos…

Compreender o outro é você entender de maneira profunda os sentimentos da pessoa e a situação que ela está vivendo e demonstrar que você está ali para ajudar ou compartilhar o momento com ela. Compreender o outro significa você saber escutar o sentimento da pessoa quando quer falar do seu.

Desenvolvimento da empatia
Para que a consciência social ocorra, é importante trabalhar com o desenvolvimento de algumas habilidades socioemocionais. A empatia, como já dissemos, é fundamental na formação do indivíduo, permitindo à criança se colocar no lugar de outra pessoa.

Para demonstrar o quanto valoriza uma pessoa, é importante mostrar que confia nela. Abra-se com ela e conte coisas que não falaria para qualquer um.... Encontre outros modos de dizer que se importa. "Gosto de passar meu tempo com você." "Gosto muito de tudo o que faz por mim." "Você é um dos meus melhores amigos."

8. Saber que nem todos os seus pensamentos precisam ser expressados

  1. Não procrastinar. ...
  2. Fazer pelo menos uma boa ação por dia. ...
  3. Aprender com os fracassos, em vez de lamentá-los. ...
  4. Agir como se a pessoa com que se conversa fosse a mais importante do mundo. ...
  5. Ter alguém confiável que aponte as suas falhas.

1 vulto, celebridade, individualidade, personalidade, gigante, herói, personagem, protagonista.

O outro é apenas um visitante na nossa história que nos vem dar a oportunidade de a reconhecermos e de nos empoderarmos. Assim não interessa então o que o outro fez ou disse ou é mas sim o que NÓS escolhemos fazer com o que o outro fez ou disse ou é.

Há evidências científicas de que cultivar relacionamentos faz bem para a saúde. A sociabilidade constitui o ser humano do início ao fim de sua vida. Relacionar-se com outras pessoas é uma necessidade constante para o bem-estar psíquico e também físico. A solidão adoece.

Os relacionamentos podem constituir uma fonte de segurança, conforto e alegria quando tudo corre bem, mas outras vezes também podem ser a causa de stress e de conflitos nas nossas vidas. Todos queremos que nos amem ou que, pelo menos, gostem de nós – é uma necessidade fundamental da infância.

O verbo cuidar está relacionado a ter zelo, atenção e preocupação… com alguém ou com alguma coisa.

O Autocuidado envolve todas as actividades que, regularmente, escolhemos fazer e que ajudam a manter ou melhorar o nosso Bem-estar e Saúde Psicológica. Por exemplo, quando reservamos momentos para nos dedicarmos a actividades que nos fazem sentir bem, relaxados e felizes, estamos a cuidar de nós.

A empatia é a prática psicológica de se colocar no lugar do outro, fazendo-se sentir como o outro se sentiria em uma determinada situação. Ser empático é reconhecer e se identificar com outra pessoa ou com a situação vivida por ela.