Qual a importância do manejo de ordenha?

Perguntado por: dsalgado . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.9 / 5 19 votos

O uso da linha de ordenha na fazenda pode trazer grandes benefícios ao produtor pois, além de impedir a contaminação de vacas sadias por bactérias causadoras de mastite, pode otimizar a produção de leite de qualidade.

5 práticas fundamentais de higiene no manejo de ordenha

  • Reduzir a contaminação microbiana do leite.
  • Aumentar a produção.
  • Diminuir o tempo de ordenha.
  • Diminuir a transmissão de microorganismos patogênicos.

A ordenha manual é mais indicada para propriedades que não possuem rebanhos numerosos. Nesse caso, ao invés de equipamentos robustos, o produtor só precisa de instrumentos simples, como balde, filtro, tanque de refrigeração, peia e um banco, por exemplo.

Na ordenha manual, o leite é retirado diretamente pelas mãos do ordenhador e posto em um balde. São necessários, de forma geral, poucos e simples instrumentos: peia para conter a vaca, banquinho para o ordenhador, balde, filtro e tanque de refrigeração.

Higiene de ordenha
Dessa forma, é fundamental a adoção de práticas que evitem ou reduzam ao máximo a contaminação microbiana do leite nessa etapa e, em consequência, que auxiliem na prevenção da mastite e no controle das células somáticas.

Existem dois tipos de ordenha:

  • Ordenha manual, que pode ser com ou sem a presença da cria.
  • Ordenha mecânica, que pode ser do tipo balde ao pé ou circuito fechado.

As vacas sadias devem ser conduzidas à sala de ordenha primeiramente, seguidas das com mastite subclínica, finalizando com os animais com mastite. As vacas permanecem no processo de ordenha até o período de secagem quando apresentarem baixa produção (<4 kg de leite/dia).

A técnica de ordenha se inicia com o escovar do úbere e áreas adjacentes para remover a sujidade e os pelos soltos. Em seguida, e logo antes da ordenha, o úbere deve ser lavado e seco com papel toalha ou qualquer tecido desde que seja limpo e macio.

O ordenhador deve vestir roupas limpas e próprias para a ordenha. Não deve comer, beber ou fumar durante a ordenha. Deve lavar bem as mãos antes da ordenha, com água e sabão, e não deve tocar em materiais contaminados (maneias, etc.) De forma geral, não se deve lavar os tetos.

Recomenda-se aos ordenhadores, antes do início da ordenha, seja ela manual, seja mecânica, que lavem as mãos e os antebraços com água e sabão, com o auxílio de escova, e em Page 16 17 Boas práticas de ordenha seguida os sequem adequadamente.

Ordenhadeira é um equipamento mecânico que automatiza a ordenha manual. Desta forma, a máquina simula como se um pequeno bezerro estivesse mamando. Isso faz com que a vaca aceite a ordenhadeira mais facilmente. Este processo de ordenha mecânica agiliza a produtividade, e isso não altera as propriedades do leite.

Com o método mecânico, a capacidade é retirada de leite é oito vezes maior; Proporciona uma massagem nos tetos, o que estimula a ocitocina, hormônio muito importante na produção; Não provoca machucados nas glândulas e tetos; Contudo, melhora a qualidade de vida do produtor que não precisa acordar de madrugada para ...

Esse método é baseado num plano com duração de 1 hora. Usando uma bomba dupla, a mãe deve fazer a primeira ordenha por 20 minutos, seguida de descanso de 10 minutos. A segunda ordenha deve durar 10 minutos e o descanso deve ser de 10 minutos. E, por fim, temos a última ordenha de 10 minutos.

Secagem dos Tetos A secagem dos tetos é um dos fatores mais importantes da rotina da ordenha a contribuir para a qualidade do leite e saúde glândula mamária e deve ser realizada com toalhas de papel individuais, descartáveis.

Lembre-se de que cada recém-nascido se alimenta em intervalos únicos. O objetivo ao combinar amamentação com ordenha é de ordenhar por 10 a 15 minutos após você amamentar seu bebê, em uma média de 3 vezes por dia.

Secar as tetas com papel toalha descartável; Eliminar os três ou quatro primeiros jatos de leite de cada teta (50 ml de leite) em caneca de fundo escuro, para teste de detecção de mamite, a fim de separar do rebanho os animais que apresentam no leite a formação de grumos ou coágulos (Rocha, 1980).

Alimentos ricos em cálcio
Os principais alimentos que são ricos em cálcio são os leites, iogurte, sardinha, queijos, aveia, gergelim e brócolis.

A ordenha manual é definida como uma técnica de retirada do leite materno, utilizando as mãos ou bombas para facilitar a extração de leite 1.

O Dicionário da Língua Portuguesa 2008, da Porto Editora, regista ordenhador (adjectivo, nome masculino), com o significado de «que ou aquele que ordenha».