Qual a importância do fundamento de enfermagem?

Perguntado por: umartins2 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.8 / 5 13 votos

Os fundamentos de enfermagem são a base da prática clínica e são essenciais para garantir a segurança e o bem-estar dos pacientes. Esses fundamentos incluem ética, terminologia e princípios de cuidados de enfermagem.

Fundamento é a base e o princípio de algo, as regras ou leis primordiais que regulam determinada coisa. Também pode se referir a causa, o motivo ou a explicação de algo, assim como ao que pode servir de prova e evidência da veracidade de um fato, por exemplo.

Fundamentos da Saúde as bases para uma atenção humanizada, traz uma visão histórica do conceito de saúde, apresentando o modo como a vida encontrou caminhos para a sua preservação e recuperação, com fundamentos e as diretrizes do sistema de saúde do Brasil.

O técnico e auxiliar de enfermagem exercem uma função de extrema importância para a sociedade: cuidar das pessoas. Trata-se de uma profissão muito nobre. Eles são responsáveis por grande parte do trabalho na área da saúde, executando a maioria das ações hospitalares e atenção básica junto do enfermeiro.

A enfermagem, representada pelos inúmeros enfermeiros, técnicos e auxiliares, é responsável pelo planejamento e execução de diversas ações que visam ao reestabelecimento da saúde do indivíduo. É essencial no processo de organização do sistema de saúde dentro de uma sociedade.

O processo de enfermagem representa uma alternativa de reaproximação do enfermeiro com seu cliente, entendendo-se o mesmo com um instrumento metodológico de trabalho, que possibilita a análise crítica sobre as condições de saúde do cliente e efetiva a atuação dos profissionais de Enfermagem(4).

As disciplinas de Fundamentos e Tecnologias do Cuidar em Enfermagem buscam desenvolver no aluno conhecimentos, atitudes e habilidades que o capacitem a prestar assistência de enfermagem ao indivíduo no seu ciclo vital, em seus aspectos técnico-científicos, apoiados na semiologia, no raciocínio clínico, na ética ...

Primeiramente, a Gestão em Enfermagem é regida por quatro pilares que devem ser sustentados pelos profissionais de enfermagem. Que são: planejamento, organização, direção e controle.

A enfermagem está fundamentada pelo cuidar, essência da profissão, com influência na vida das pessoas, pois representa, também, o meio de expressão e valorização do ser humano (PERSEGONA et al, 2012, p. 646).

Em todo o país, o SUS deve ter a mesma doutrina e a mesma forma de organização, sendo que é definido como único na Constituição um conjunto de elementos doutrinários e de organização do sistema de saúde, os princípios da universalização, da eqüidade, da integralidade, da descentralização e da participação popular.

Foram definidos como princípios doutrinários do SUS: universalidade; equidade; integralidade; hierarquização; participação popular; descentralização política administrativa.

A enfermagem acompanha os pacientes e a evolução dos quadros de cada um deles. O trabalho desses profissionais é essencial para a atuação do médico, dando o suporte necessário, mantendo os procedimentos durante a internação e fornecendo informações fundamentais sobre o andamento dos casos.

Os profissionais de saúde são importantíssimos para a instituição que busca e obtém uma acreditação hospitalar, pois são eles que lidam diretamente com o cliente/paciente, e conhecem, como nenhum outro profissional dentro do hospital, quais são os problemas que estes apresentam.

O técnico atua em conjunto com o enfermeiro na prestação de cuidados aos pacientes em situações críticas e emergenciais, em todas as unidades hospitalares. O técnico de Enfermagem é responsável por auxiliar o Enfermeiro; executar atividades de assistência de Enfermagem; e integrar a equipe de saúde.

Exercer a função de disciplinar, normatizar e fiscalizar o exercício da Enfermagem, bem como a de coordenar as ações dos Conselhos Regionais de Enfermagem na busca da ética, qualidade na assistência e compromisso com o usuário e a sociedade.

Como o objeto de trabalho da enfermagem é o cuidado e ao executá-lo podemos desenvolver todas as dimensões do cuidado Assistir, Administrar, Ensinar, Pesquisar e Participar Politicamente (SANNA, 2007) isoladamente cada um deles ou concomitante, podemos dizer que a enfermagem possui mais de um processo de trabalho, ...

Enfermeiro é gente que cuida de gente, que promove saúde – que trabalha com a vida humana! Mais que cuidar das feridas, das dores e das doenças, ele desenvolve ações que promovem o encontro com a saúde, com o autocuidado e com os anseios pessoais que conduzem ao bem-estar e à felicidade humana.

Administração aplicada à enfermagem é saber planejar, coordenar, organizar, liderar e supervisionar uma assistência adequada ao paciente para garantir o seu bem estar... É uma ciência que vai ensinar para o indivíduo além de ver o homem em seu bio-psico-sócio-econômico irá orientar sua equipe como executar isso.

Recuperar a memória e estudar História da Enfermagem capacita o saber ser enfermeiro, dotando o profissional de competências imperiosas à administração dos serviços de enfermagem, gerenciamentos de conflitos, destituição de mitos, racismo, preconceitos e intolerâncias que, muitas vezes, emperram o desenvolvimento da ...

O profissional de enfermagem atua na promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde, com autonomia e em consonância com os preceitos éticos e legais.