Qual a importância do estudo da Microbiologia na área da enfermagem?

Perguntado por: lneves . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 12 votos

O estudo da microbiologia permite ao profissional de enfermagem entender os microorganismos e a forma como eles interferem sobre a saúde do ser humano. Conhecendo a atuação dos microrganismos é possível interromper a transmissão das doenças, que pode acontecer no mesmo indivíduo ou de um indivíduo para outro.

Para quem lida com a saúde humana, a parasitologia oferece ferramentas para conhecer os causadores de várias doenças, incluindo as famosas verminoses (tão comuns na infância) e as ectoparasitoses (explicadas mais à frente), assim como as medidas Profiláticas e Terapêuticas cabíveis em cada doença.

O papel do enfermeiro na CCIH é de extrema importância, pois é ele o responsável pelo atendimento de maior contato com o paciente na unidade de saúde. Isso o torna responsável pela utilização de técnicas e rotinas que tanto previnem como minimizam o potencial de infecção dentro do local de trabalho.

O que é MICROBIOLOGIA? A MICROBIOLOGIA é a ciência que estuda os micro-organismos, ou seja, organismos que só podem ser visualizados com a ajuda de equipamentos, como o microscópio.

O principal objetivo da Microbiologia é estudar todos os aspectos que envolvem o mundo microbiano, constituído pelas bactérias, fungos (filamentosos, “bolores”, “mofos” e leveduras), protozoários, vírus e algas microscópicas.

Microbiologia e Parasitologia
A microbiologia se dedica ao estudo dos seres microscópicos, ou seja, aqueles que dificilmente podem ser vistos a olho nu. A parasitologia é a ciência que estuda, exclusivamente, os seres que habitam outros organismos vivos, seja permanentemente ou temporariamente.

A microbiologia é o braço da ciência que estuda os micro-organismos, sendo unicelulares, pluricelulares e até acelulares. Inclui o estudo de bactérias, fungos, vírus, protozoários e algas microscópicas. Os micro-organismos são agentes que podem ou não causar doenças nos seres humanos e nos animais.

O profissional habilitado em microbiologia pode trabalhar em diferentes locais como hospitais, indústrias de alimentos, laboratórios de análises clínicas, entre outros.

desenvolvimento das atividades voltadas para o Controle das Infecções Hospitalares, beneficiando a sociedade através do uso de medidas de proteção e promoção à saúde. adequados a cada realidade local.

O saber-fazer das práticas cirúrgicas e o desenvolvimento da microbiologia, relacionada diretamente ao surgimento dos métodos assépticos, orientaram o uso de determinadas composições materiais, assim como o peso das peças, a sua flexibilidade, os contornos e as partes anatômicas, ou seja, os processos de fabricação, ...

Elas auxiliam: digestão de ruminantes, tratamento de esgoto, produção de antibióticos, fabricação de laticínios etc. As bactérias não são somente organismos causadores de doenças! Elas contribuem, e muito, para melhorar a qualidade ambiental e de vida de diversas espécies.

A forma mais simples e efetiva de evitar a transmissão de infecções em ambiente hospitalar é a higienização de mãos. Pode ser por meio da lavagem com água e sabão ou por meio de fricção com álcool 70%. Essa recomendação vale tanto para profissionais de saúde quanto para visitantes e também pacientes.

O técnico atua em conjunto com o enfermeiro na prestação de cuidados aos pacientes em situações críticas e emergenciais, em todas as unidades hospitalares. O técnico de Enfermagem é responsável por auxiliar o Enfermeiro; executar atividades de assistência de Enfermagem; e integrar a equipe de saúde.

O técnico e auxiliar de enfermagem exercem uma função de extrema importância para a sociedade: cuidar das pessoas. Trata-se de uma profissão muito nobre. Eles são responsáveis por grande parte do trabalho na área da saúde, executando a maioria das ações hospitalares e atenção básica junto do enfermeiro.