Qual a importância do estudo da estatística?

Perguntado por: rchaves . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 5 votos

A estatística é um ramo de grande importância da matemática, desenvolvendo técnicas como a coleta de dados e sua organização, interpretação, análise e representação. O uso da matemática para a tomada de decisões vem acompanhando nossa história desde o início das grandes civilizações.

Estatística é uma área da matemática que tem por objetivo levantar dados de determinado fenômeno ou população, assim, relacionando fatos e números.

Estatística é um conjunto de métodos usados para se analisar dados. A Estatística pode ser aplicada em praticamente todas as áreas do conhecimento humano e em algumas áreas recebe um nome especial. Este é o caso da Bioestatística, que trata de aplicações da Estatística em Ciências Biológicas e da Saúde.

Estatística é uma ciência que estuda a coleta, a organização, a análise e registro de dados por amostras. Utilizada desde a Antiguidade, quando se registravam os nascimentos e as mortes das pessoas, é um método de pesquisa fundamental para tomar decisões.

Estatísticos transformam números em informações. As interpretações com base nos dados numéricos abrangem uma vasta área de setores da sociedade, ajudando a explicar, desmistificar e solucionar uma grande quantidade de questões atuais, além de apontar tendências.

As estatísticas são, portanto, uma importante ferramenta, que incentiva os gestores a reagir de maneira inteligente às informações e dados disponíveis, possibilitando uma reflexão analítica antes da tomada de decisões.

A estatística é um ramo da matemática que visa coletar, organizar, analisar e apresentar dados. Comumente, a estatística é vista como difícil, ainda que seja uma ciência complexa, ela tem o intuito de transformar dados em informações de modo que seja possível visualizá-los no dia a dia.

O estatístico pode auxiliar nestas decisões através de indicadores de negócio, pesquisas de satisfação entre outros. Além disso, pode medir a qualidade no processo de fabricação do produto, na qualidade dos fornecedores, na logística, nos sistemas de medição através de técnicas especificas para cada tipo de atividade.

A estatística ajuda a planejar a obtenção de dados, a interpretar e a analisar os dados obtidos e a apresentar os resultados de maneira a facilitar a sua tomada de decisões, nas diferentes áreas do conhecimento humano.

Estatística na saúde auxilia na compreensão de doenças e tomada de decisões. A estatística é um estudo matemático muito utilizado para quantificar valores e estabelecer relações, mas a sua utilidade não se limita às áreas exatas, sendo muito importante também para áreas da saúde.

A Estatística Ambiental pode ser utilizada como um instrumento para validação de materiais, estudos de clima, estudos populacionais ou de produtos. Além disso, a Estatística é a base para a comprovação de vários estudos e teorias nas áreas de biologia, química e engenharias.

O trabalho do estatístico pode ser no setor de controle de qualidade, melhoramento de processos, posicionamento de um produto no mercado, satisfação de clientes e funcionários.

A estatística está presente em todos os dias da nossa vida, mesmo que nem sempre seja visível. Previsões da meteorologia, pesquisas eleitorais, algoritmos em todas as redes sociais e até mesmo o resgate de pessoas perdidas no mar depende desta ciência para acontecer com o maior nível de precisão possível.

Na pesquisa científica, a estatística é empregada desde a definição do tipo de experimento, na obtenção dos dados de forma eficiente, em testes de hipóteses, estimação de parâmetros e interpretação dos resultados. Permite, assim, ao pesquisador, testar diferentes hipóteses a partir dos dados empíricos obtidos.

De maneira simples, a estatística ajudaria no planejamento e coleta, organização dos dados, processamento, análise, interpretação e visualização das informações. Apenas com técnicas descritivas já seria possível entender a evolução e o comportamento da dinâmica populacional de uma região ou país determinado.