Qual a importância do estágio na formação do profissional nutricionista?

Perguntado por: agomes . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 6 votos

Introdução: O Estágio supervisionado, proporciona ao estudante de nutrição, um amplo conhecimento, devido as inúmeras competências desenvolvidas no âmbito hospitalar e ambulatorial, contribuindo de forma significativa para a formação do graduando, favorecendo um momento oportuno de aprendizagem.

O estágio é uma etapa importante no processo de desenvolvimento e aprendizagem do aluno, porque promove oportunidades de vivenciar na prática conteúdos acadêmicos, propiciando desta forma, a aquisição de conhecimentos e atitudes relacionadas com a profissão escolhida pelo estagiário.

Ajuda no planejamento de programas de alimentação e nutrição, na elaboração de cardápios, de acordo perfil e/ou tratamento do paciente, sugerindo pratos para suprimento das necessidades nutricionais.

O nutricionista é responsável por nos orientar sobre a importância da ingestão adequada de nutrientes, além de planejar uma rotina alimentar que se adapte de acordo com o organismo de cada um, auxiliando nas escolhas saudáveis e melhorando diversos aspectos da vida.

Desenvolver ações de atenção nutricional com foco em indivíduos e grupos (família e comunidade). Realizar ações nos diferentes níveis de atenção à saúde: promoção da saúde, prevenção de doenças, assistência/tratamento e cuidado. Executar atividades de gestão em alimentação e nutrição.

O estágio supervisionado garante ao discente uma oportunidade de se autodescobrir como pro- fissional, de conviver com outros colegas de profis- são, de vivenciar habilidades como responsabilida- des que lhes são conferidas e liderança de equipe, tão essenciais para a formação do futuro enfermeiro.

O estágio supervisionado enriquece o currículo e é uma ótima oportunidade para complementar a experiência acadêmica, além de preparar o estudante para conquistar novas posições no mercado. A atividade permite fazer contatos na sua área profissional, aumentando as chances de conseguir efetivação no futuro.

O estágio deve ser uma extensão do aprendizado e não deve configurar vínculo empregatício com a empresa que o oferece. O estagiário pode receber benefícios e tem direitos protegidos por lei!
...
Quais são os benefícios para estagiário que pode ser oferecido?

  • Bolsa-auxílio;
  • Vale-transporte e vale-refeição;
  • Seguro saúde.

É objetivo do estágio proporcionar aos nossos/as alunos/as um espaço possível para que: a) adquiram conhecimento prático das funções/situações profissionais; b) compreendam e problematizem as situações observadas no contexto profissional, o que exige postura investigativa.

O Estágio é a oportunidade para que os estudantes coloquem em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, de maneira que possam vivenciar no dia a dia a teoria, absorvendo melhor os conhecimentos, podendo refletir e confirmar sobre a sua escolha.

Profissionais que passam por experiências de estágio têm a oportunidade de construir uma carreira mais flexibilizada, adquirem conhecimento prático em setores e áreas diferentes e aprendem cedo a lidar com dificuldades que não podem ser previstas por nenhuma teoria.

Estágio em Nutrição | Funções do estagiário
O estudante auxilia no planejamento de programas de alimentação e nutrição, na elaboração de cardápios de acordo com o quadro de casa paciente. O futuro nutricionista pode sugerir pratos para suprimento das necessidades nutricionais.

O Estágio Curricular Supervisionado, é uma disciplina que compreende essencialmente a aplicação de conhecimentos de nutrição no atendimento à indivíduos e/ou coletividades sadias e/ou enfermas, assim como a participação em atividades relativas ao profissional nas diferentes áreas de atuação.

Qual é o objetivo principal do nutricionista como educador em alimentação e nutrição? Praticar ética profissional. Mudar o comportamento alimentar dos indivíduos quando inadequado a saúde, ou promover a saúde dos indivíduos pela introdução de práticas alimentares saudáveis e adequadas, trabalhando assim a prevenção.

A Nutrição faz parte da vida de todo ser humano, com a ingestão de alimentos saudáveis, o corpo recebe os nutrientes, vitaminas e minerais necessários para manter o funcionamento adequado, inclusive prevenindo doenças como obesidade, anemia, diabetes, entre outras.

A disciplina de nutrição aplicada à enfermagem contribui para que o enfermeiro considere os aspectos relacionados ao tema em seus diversos cenários de atuação, desenvolvendo um pensamento crítico tanto no âmbito da promoção da saúde como no aspecto curativo.

O conhecimento sobre nutrição garantirá uma visão completa do paciente, sabendo que um dos maiores riscos para infecções ou outras patologias podem acarretar em um aumento do período de hospitalização, podendo estar associado à desnutrição, ou, no caso da obesidade, sendo um fator de risco para doenças mórbidas.