Qual a importância do ensino da matemática nas séries iniciais?

Perguntado por: ataveira4 . Última atualização: 4 de maio de 2023
4.7 / 5 11 votos

A Matemática nos anos iniciais é de suma importância para os alunos, pois ela desenvolve o pensamento lógico e é essencial para construção de conhecimentos em outras áreas, além de servir como base para as séries posteriores.

A matemática é essencial para a vida de qualquer pessoa. Precisamos dela para calcular trocos e também para cozinhar. A matemática nos auxilia no raciocínio, inclusive, em outras disciplinas! Para desenvolver um cálculo matemático, é necessária muita concentração.

De posse de conhecimentos matemáticos e problemas que precisavam de uma solução, ao longo do tempo a humanidade criou maravilhas: o carro, o relógio, o avião, a bússola, o computador. Ao estimular o cérebro a pensar em caminhos diferentes para resolver situações parecidas, a matemática estimula a criatividade.

A Matemática que a Proposta da BNCC desenha em seu documento é aquela onde as ideias, as estruturas e os conceitos são desenvolvidos como ferramentas necessárias para organizar e compreender os fenômenos dos mundos mental, social e natural.

A matemática é uma das bases fundamentais para o desenvolvimento intelectual das crianças, ajuda a adquirir um raciocínio lógico, organizado e uma mente preparada para o pensamento, a crítica e a abstração.

Ela apreende o mundo, atende às coisas que estão à volta dela. Ela traz essa cultura para escola, onde acontece uma confluência da cultura escolar com outra mais ampla, dela própria, e nessa possibilidade de junção nós temos a formação integral do sujeito”.

Nos anos iniciais do Ensino Fundamental, além das unidades Números, Geometria e Grandezas e Medidas, aparecem duas novas: Álgebra e Probabilidade e Estatística. Antes, os conteúdos relacionados a essas unidades só apareciam nos anos finais do segmento.

A disciplina é na maioria dos casos considerada complexa, devido à carência de conceitos básicos essenciais, decorrente de métodos de ensino inadequados, despreparo de alguns professores, desmotivação de professores e consequentemente de alunos e o não acompanhamento dos pais.

Fazer compras. Um dos exemplos mais claros de como usamos a matemática no dia a dia é quando fazemos compras (ou quando a cobrança delas chega). Neste simples ato precisamos calcular quantidades, descontos, valores, troco e colocar em prática uma infinidade de conhecimentos matemáticos.

A disciplina de matemática apresenta papel fundamental na sociedade e na formação integral do cidadão, estimulando o desenvolvimento das capacidades de pensamento lógico, da autonomia, interpretar, argumentar, analisar, avaliar, tirar suas próprias conclusões, fazer conjecturas, tomar decisões, e, contudo, compreender ...

A matemática oferece às crianças a oportunidade de agir e refletir sobre suas ações. Com a matemática, elas elaboram imagens mentais relativas a fatos e estruturam seus conhecimentos. A matemática oferece à criança a oportunidade de agir e, posteriormente, refletir sobre suas ações.

A Matemática sempre foi vista como uma disciplina difícil pelos alunos, pois é necessária a realização de muitos cálculos e a utilização de várias formulas. Essa visão se dá devido a Matemática ser uma ciência abstrata e de alto grau de generalização e esta característica a diferencia das demais disciplinas.

O que é MATEMÁTICA? Disciplina que estuda os símbolos numéricos, fórmulas e teoremas, a MATEMÁTICA é a ciência do raciocínio lógico e abstrato. Por isso, profissionais do ramo e pesquisadores realizam diversos estudos, operações e cálculos para determinar medidas, tamanho de espaços, estruturas e variações.

A matemática, pelo viés da BNCC, não é só um manancial de números, operações e formas geométricas: é, também, um jogo, uma linguagem, uma forma de ver e modelar realidades, uma estrutura de pensamento, um exercício criativo e um campo de desenvolvimento de múltiplas habilidades.

mundo. Já os eixos da Matemática correspondem aos nomes dos cinco grandes blocos nos quais os conteúdos escolares costumam ser agrupados, principalmente nos livros didáticos de EB: geometria; grandezas e medidas; estatística e probabilidade; números e operações; álgebra e funções.