Qual a importância do dia do nascimento de Jesus para os cristãos?

Perguntado por: rpinheiro . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.3 / 5 14 votos

O Natal é sempre uma data feliz e muito especial. Nesse dia se comemora o nascimento de Jesus Cristo. Para os cristãos, Jesus veio ao mundo para salvar os homens de seus pecados. Contam que o menino Jesus nasceu na cidade de Belém, numa manjedoura, entre os animais.

Um dos detalhes mais importantes e que abordaremos neste texto – a data do nascimento de Jesus - não é mencionado na Bíblia. Além disso, não existe nenhuma fonte documental que comprove o dia em que Jesus nasceu.

O Natal, dia 25 de dezembro, comemora o nascimento de Jesus Cristo, a figura mais importante do Cristianismo. Por esse motivo, para os cristãos, trata-se de uma das principais datas comemorativas, ao lado da Páscoa, em que se celebra a ressurreição de Jesus. O dia de Natal é feriado religioso em muitos locais do mundo.

Para os cristãos, Jesus veio ao mundo para salvar os homens de seus pecados. Contam que o menino Jesus nasceu na cidade de Belém, numa manjedoura, entre os animais. Foi sua primeira lição de humildade.

foi, primeiro, para redimir todos os homens da morte física ou temporal, a qual Adão trouxe ao mundo; e, segundo, redimir todos os homens da morte espiritual, ou banimento da presença do Senhor, sob a condição de que eles se arrependessem, abandonassem seus pecados e perseverassem até o fim da provação mortal.

O Natal é tempo de celebrar o nascimento de Jesus Cristo, o filho de Deus e nosso Salvador, assim, é muito bom deixar renascer em nossos corações o amor, esperança e paz. As festas natalinas é um momento de perdão, reconciliação com parentes e amigos, o Natal é uma época de fortalecimento dos laços de amor e amizade.

O Natal é uma das datas mais importantes para os cristãos. Ao lado da Páscoa, a celebração tem Jesus como ponto central. Se na Páscoa celebra-se a ressurreição de Cristo, no Natal a memória é em relação ao nascimento. "Do ponto de vista bíblico o nascimento de Jesus significa a entrada de Deus na essência humana.

Não, a Bíblia não menciona nada a respeito da data em que Cristo nasceu e nem sugere pistas de quando isso pode ter acontecido. Toda a polêmica sobre essa data existe exatamente pelo fato da Bíblia não mencionar nada dela.

Em uma antiga lista de bispos romanos, compilada em 354 d.C., em 336 d.C. aparece a seguinte informação: “25 de dezembro – natus Christus in Betleem Judeae.”, que quer dizer: 25 de dezembro, Cristo nasceu em Belém, Judeia. Nessa data – 25 de dezembro de 336 – é a primeira celebração do Natal registrada.

Quando Jesus nasceu, Maria improvisou um bercinho deitando Jesus numa manjedoura, onde se alimentavam os animais. Não há menção de que houvesse animais ali presentes. Conforme profetizado, no dia do nascimento de Cristo houve um dia, uma noite e um dia totalmente claros no continente americano.

O Natal - que para os cristãos marca o nascimento de Jesus, o filho de Deus - é celebrado em 25 de dezembro ou 7 de de janeiro, no caso dos cristãos ortodoxos. A natividade é descrita no Novo Testamento da Bíblia, mas os evangelhos de Mateus e Lucas dão versões diferentes para o evento.

O verdadeiro sentido do Natal reside na felicidade da criatura que recebe a visita de seu Salvador. O mistério natalino é que o Criador do mundo visitou sua criação na condição de criatura. Para os que creem, Jesus é Deus feito homem. Muitos não-cristãos também vivem o Natal.

A importância do Natal em Família
O Natal em família inspira o amor fraternal, a união familiar, a paz e a esperança, tendo uma importância incalculável para crianças e adultos. Por tudo que esse espírito natalino representa, não se esqueça de incluir em sua ceia um agradecimento pelo Natal em família!

Ele veio como nosso salvador. É por isso que a história começa em Gênesis, com o desejo de Deus estar com o seu povo para sempre. A vinda de Jesus é a vinda da esperança de nunca mais vivermos longe do Pai. É a vinda da nossa paz, da nossa justiça, da nossa alegria, da comunhão e do perdão.

- Ovo: simboliza o nascimento, a vida que retorna. - Coelho: apesar de ser mamífero por conseguinte, não botar ovos, foi adotado como portador destes por se tratar de uma animal de grande fertilidade.

No Natal celebramos a vinda de Deus ao mundo por meio de Seu Filho Jesus Cristo. É ocasião especial para refletirmos sobre a pessoa do Jesus Histórico que se tornou para nós, cristãos e cristãs, o Cristo da Fé.