Qual a importância do Crivo de Eratóstenes?

Perguntado por: acarvalho . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.7 / 5 16 votos

O Crivo de Eratóstenes é um método para determinar todos os números primos menores ou iguais a um certo número. A palavra "crivo" refere-se a um utensílio que serve para separar diferentes componentes de uma mistura, retendo as substâncias maiores e deixando passar as substâncias de dimensões mais reduzidas.

Eratóstenes foi um dos primeiros a calcular a circunferência da Terra.

Eles são utilizados na eletrônica, música, arquitetura, tecnologia, além de ter grande importância na área de criptografia. Isso pois a codificação de sites, informações confidenciais, compras e serviços online, envolvem sempre uma codificação, a qual utiliza dos números primos para uma maior segurança.

Os números primos possuem papel fundamental nas áreas engenharia, da matemática e da computação. Por exemplo na área da computação eles são utilizados na informática, proteção de informações e criptografia.

O Crivo de Eratóstenes é um método para determinar todos os números primos menores ou iguais a um certo número. A palavra "crivo" refere-se a um utensílio que serve para separar diferentes componentes de uma mistura, retendo as substâncias maiores e deixando passar as substâncias de dimensões mais reduzidas.

Ele percebeu que o mesmo fenômeno não ocorria no mesmo dia e horário em Alexandria e pensou: Se o mundo é plano como uma tábua, então as sombras das estacas têm que ser iguais. Se isto não acontece é porque a Terra deve ser curva.

Com esses "novos" valores, a medida do matemático africano para a circunferência da Terra seria de 39.700 km. Eratóstenes errou por muito pouco — hoje, compreende-se que a circunferência de nosso planeta é de 40.008 km. Entre os motivos do erro está a diferença latitudinal entre as duas cidades.

Esse "primo" refere-se à idéia de primeiro, e tem sua origem numa velha concepção numérica dos pitagóricos. A noção de número primo foi, muito provavelmente, introduzida por Pythagoras, c. 530 AC, sendo que a mesma desempenhou um papel central tanto na matemática como no misticismo pitagórico.

Eratóstenes obteve 40.000 quilómetros de perímetro e sabemos actualmente que são 40.075 quilómetros. A diferença foi mínima”, diz Paulo Jorge Lourenço, acrescentando que depois, para se obter o raio, é só dividir o perímetro por dois Pi (3,14). Eratóstenes chegou assim ao valor de 6369 quilómetros.

Um número natural é primo se ele possui apenas dois divisores positivos e distintos. Ou seja, um número natural é primo se ele é maior que 1 e é divisível apenas por si próprio e por 1.

Certa feita, Erastótenes estava lendo um manuscrito e algo lhe deixara curioso: durante o solstício de verão, na cidade de Siena (atual Assuão, região sul do Egito), ao meio-dia, o sol fica exatamente no zênite, ou seja, os raios solares incidem no solo sob um ângulo de 90°. É o famoso “sol a pino”!

Números primos são os números naturais que possuem como divisor apenas o número 1 e eles próprios. O conjunto dos números primos é objeto de estudo na matemática desde a Grécia Antiga. Euclides, em seu grande trabalho “Os elementos”, já discutia sobre o assunto conseguindo demonstrar que esse conjunto é infinto.

Além do fascínio matemático, os números primos são usados em uma ampla variedade de aplicações, desde criptografia até tecnologia de comunicações. Quanto maior o número primo, mais difícil é para os computadores quebrarem os algoritmos de criptografia, tornando as transações online mais seguras.

Para quem não é familiar com a ciência da computação, a busca por números primos cada vez maiores pode parecer fútil, mas eles têm um papel fundamental no modo como nos comunicamos atualmente. Eles servem como base do algoritmo de criptografia RSA utilizado para proteger a informação que circula na web.

Como vimos, o número 1 é divisível apenas por ele mesmo, ou seja, possui apenas 1 divisor, pois o número 1 é igual a ele mesmo. Em outras palavras, o número 1 não é composto e nem considerado um número primo. Porque é importante estudar os números primos?