Qual a importância do CIC?

Perguntado por: ogarcia . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.5 / 5 15 votos

O Centro de Integração da Cidadania (CIC) é um programa da Secretaria da Justiça e Cidadania que tem como missão promover o exercício da cidadania por meio da participação popular e garantir formas alternativas de Justiça, tendo como objetivos o acesso à Justiça; a prestação de serviços gratuitos; a articulação e o ...

O próprio Papa João Paulo II explicou que a finalidade do Catecismo é a “exposição completa e íntegra da doutrina católica, que consente a todos conhecer o que a Igreja professa, celebra, vive e prega na sua vida cotidiana” (Carta Apostólica Laetamur Magnopere).

É permitido ao cristão católico aproximar-se da Sagrada Comunhão sem que tenha feito qualquer curso de catequese.

A catequese pode ser feita a qualquer momento da vida, e por pessoas em qualquer faixa etária. Por meio da catequese temos a chance de conhecer, verdadeiramente, a doutrina católica. Nos permitimos à ação do Espírito Santo e nos abrimos aos Sacramentos, damos nosso sim para a ação de Deus em nós.

A catequese é muito importante, pois além de reforçar todo o ensino religioso que aprendemos em casa, nos prepara para a Primeira Eucaristia. Além disso, aprendemos muitas coisas essenciais, como os mandamentos de Deus e da Igreja, os Sacramentos, passagens bíblicas e orações.

No entanto, se você recebeu apenas os sacramentos do Batismo e da Primeira Eucaristia; e está devidamente preparado por meio do Sacramento da Reconciliação, pode sim receber a hóstia consagrada durante o momento da comunhão nas Santas Missas.

Cartão de Identificação do Contribuinte (CIC) - Antigo documento emitido pela Receita Federal do Brasil em que constava o número de inscrição no CPF.

As comunidades são frutos da RCC (Renovação Carismática Católica) e se diferenciam pelos carismas específicos de cada uma. As atividades são regidas conforme a doutrina da Igreja Católica e, após período de acompanhamento da diocese, podem receber ou não o reconhecimento oficial como Comunidade.

O Papa Bento XVI ensina, portanto, que o Catecismo emerge como “instrumento a serviço da catequese”. Desse modo, concebe a Catequese como experiência posta a serviço da fé. A fé cresce quando é vivida como experiência de um amor recebido e é comunicada como experiência de graça e alegria.

Como estudar o Catecismo da Igreja Católica?

  1. Faça anotações (leia com marca texto).
  2. Quando não entender escreva interrogações.
  3. Não tenha medo de perguntar.
  4. Consulte o catecismo antes de tudo.
  5. Monte um cronograma de estudos.
  6. Convide irmãos para estudarem também.

«A catequese está intimamente ligada a toda a vida da Igreja. Dependem essencialmente dela não só a expansão geográfica e o crescimento numérico, mas também, e muito mais ainda, o crescimento interior da Igreja e a sua conformidade com o desígnio de Deus» (5).

No entanto, se você recebeu apenas os sacramentos do Batismo e da Primeira Eucaristia e está devidamente preparado por meio do Sacramento da Reconciliação, pode sim receber a hóstia consagrada durante o momento da comunhão nas Santas Missas.

A resposta é sim. O Código de Direito Canônico trata do tema "Da participação na Santíssima Eucaristia", a partir do cânon 912, que diz: "Qualquer batizado, não proibido pelo direito, pode e deve ser admitido à sagrada comunhão."

É permitido ao cristão católico aproximar-se da Sagrada Comunhão sem que tenha feito qualquer curso de catequese.