Qual a importância do cesto dos tesouros?

Perguntado por: acalixto . Última atualização: 29 de abril de 2023
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Exploração da criatividade; Melhor controle da movimentação do corpo; Expansão da autonomia dos pequenos e desenvolvimento dos 5 sentidos: tato, paladar, olfato, audição, visão etc. Valorização de valores como: respeito, compartilhamento e comunicação.

Elionor Goldschmied

O presente artigo discorre sobre a abordagem de brincadeira livre denominada Cesto dos Tesouros, desenvolvida por Elionor Goldschmied ao observar o interesse das crianças bem pequenas em mexer e bisbilhotar os utensílios que fazem parte do espaço doméstico no cotidiano familiar.

Os brinquedos chamados heurísticos proporcionam à criança a possibilidade de explorar objetos simples do dia a dia de forma que possam ter a oportunidade de expandir suas ideias, sua criatividade, suas percepções sobre o mundo e suas sensações.

Auxilia na tomada de consciência das leis da natureza (gravidade e equilíbrio); Ensina valores éticos e sociais como respeito, tolerância, colaboração, compartilhamento e valorização; Favorece a afetividade: desfrutar, valorizar e querer dentro da brincadeira.

A cesta dos tesouros deve ser ampla e ter uma altura adequada para que os objetos estejam visíveis ao bebê e possam ser manipulados facilmente. Nela podemos colocar objetos de nosso cotidiano, com texturas, cores, formas e materiais variados. Tenha em conta colocar apenas aqueles que não sejam perigosos para a criança.

A modalidade Cesto de Tesouros é destinada a bebês que já ficam sentados mas que não fazem grandes deslocamentos. Cada cesto deve servir de três a quatro bebês, ter cerca de 60 objetos, todos naturais, evitando ao máximo o uso do plástico. O Jogo Heurístico, por sua vez, é para crianças que já engatinham e caminham.

O brincar heurístico é a descoberta das coisas por si mesmo, e envolve a livre exploração de objetos não estruturados, como colheres, pegadores de massas, esponjas, pincéis, pedaços de madeira, pinhas, folhas de árvores, entre outros materiais de fácil acesso.

Para ser possível que o descobridor seja dono do tesouro são necessários quatro requisitos: o tesouro ser antigo, estar escondido, o dono ser desconhecido e o descobridor ter encontrado sem querer.

Os tesouros para alguns acabam sendo os valores monetários, o dinheiro, os bens e as conquistas materiais, porque onde estiver o seu tesouro ali estará o seu coração. Para quem descobriu que o dinheiro é o tesouro da vida, é no dinheiro que está o seu coração.

Esse modo de brincar espontâneo, segundo Paulo Fochi, é dividido em três diferentes modalidades:

  • Cesto dos tesouros;
  • Jogo heurístico e.
  • Bandeja de experimentação.

A palavra “heurístico” tem origem grega, a mesma da palavra “eureka” que significa descobrir e encontrar. A abordagem é oferecida mais especificamente na primeira infância. Então, podemos definir o brincar heurístico como uma brincadeira de descobrir, explorar e inventar.

Os brinquedos tidos como autênticos ou mais habituais, verdadeiros ou comuns, oferecem à criança algo como uma receita de bolo. Um manual de como se deve brincar, de como se deve utilizá-lo e que o direciona para exatamente o que ele deve aprender com aquilo.

Brinquedos não estruturados estimulam a inteligência das crianças e são importantíssimos para o desenvolvimento. Sejam eles potes, tampas, retalhos, caixas, latas, cones, canudos, folhas, entre outros. Estes objetos proporcionam um mundo de fantasia, imaginação e criatividade para criança.

A vantagem dos materiais não estruturados é proporcionar uma infinidade de possibilidades. Diferente dos brinquedos fabricados, esses objetos permitem que a criança construa novas possibilidades de acordo com sua criatividade.

O que são materiais não estruturados? Cones, carretéis, madeiras, caixas, conduítes, tecidos, mangueiras, pneus, elementos da natureza, sucata, argila, areia, plástico, entre outros. Os materiais não estruturados são objetos que podem ser disponibilizados para a criança para que ela invente a própria brincadeira.

Para essa aprendizagem ativa e lúdica, devemos incentivar o uso da imaginação, propondo opções de objetos sem comandos, e deixar que as crianças organizem a brincadeira e suas idéias. A criança deve estar livre para construir a sua própria história, ser crítico em suas brincadeiras.

A abordagem Reggio Emilia se baseia nas potencialidades de cada criança e na cooperação com a comunidade. Conheça os pilares dessa filosofia educacional.

Os brinquedos não estruturados são objetos que não apresentam uma finalidade predeterminada. Diferentes dos brinquedos fabricados, os não estruturados possibilitam à criança a construção de possibilidades novas conforme sua criatividade.