Qual a importância do barroco para o Brasil?

Perguntado por: rcamacho . Última atualização: 30 de abril de 2023
4 / 5 9 votos

O barroco teve grande importância no reforço dos valores religiosos disseminados no Brasil Colonial. No Brasil Colonial, a presença dos jesuítas teve grande importância no processo de disseminação do cristianismo católico no interior da colônia.

O estilo barroco chega ao Brasil pelas mãos dos colonizadores, sobretudo portugueses, leigos e religiosos. Seu desenvolvimento pleno se dá no século XVIII, 100 anos após o surgimento do Barroco na Europa, estendendo-se até as duas primeiras décadas do século XIX.

As obras dos artistas barrocos europeus valorizam as cores, as sombras e a luz, e representam os contrates. As imagens não são tão centralizadas quanto as renascentistas e aparecem de forma dinâmica, valorizando o movimento. Os temas principais são: mitologia, passagens da Bíblia e a história da humanidade.

Assim, o Barroco trazia o retrato ou a expressão das contradições vividas pelo ser humano naquela época. Além da espiritualidade e dos temas religiosos, havia ainda o racionalismo, o teocentrismo e o antropocentrismo.

no Brasil, desenvolveu-se principalmente na prosa, devido aos textos críticos de Gregório de Matos. é um movimento carregado de contrastes, derivados do conflito entre a perspectiva renascentista e a ótica firmada pela Contra Reforma.

As principais características do Barroco
Valorização do detalhe; Dualismo e contradições; Obscuridade, complexidade e sensualismo; Barroco literário: cultismo e conceptismo.

O homem barroco era um berço de contradições: vivia a dicotomia entre seguir o prazer terreno ou se portar bem e ganhar um lugar no paraíso. Ele encontrava-se basicamente preso a dilemas e contradições e questionava-se permanentemente sobre os limites da razão e da fé.

O poema épico “Prosopopeia”, de Bento Teixeira (1633-1696) é considerado o marco inicial do Barroco no Brasil em 1601. O artista exalta em suas 94 estrofes o terceiro donatário da capitania de Pernambuco. Outro destaque da literatura barroca foi Gregório de Matos (1633-1696).

Antônio Francisco Lisboa

Antônio Francisco Lisboa (1730-18140), mais conhecido como Aleijadinho, é o principal artista do barroco brasileiro. Nasceu em Ouro Preto – MG e foi um importante escultor, entalhador e arquiteto do Brasil Colonial.

A era do barroco no Brasil foi marcada por uma forte presença das esculturas, em especial do artista conhecido como Aleijadinho. Na literatura, Gregório de Matos foi um dos principais nomes.

O maior ícone da arte barroca no Brasil foi o escultor Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho (1730-1814). Sua produção varia de trabalhos em madeira entalhada, pedra-sabão, altares e igrejas e tem como características o uso das cores e a maneira simples e dinâmica de retratar as cenas.

As principais caraterísticas do estilo barroco são:

  1. Contrastes, dualidades e excessos;
  2. Temas religiosos e profanos;
  3. Estilo exuberante e decorativo;
  4. Figuras de linguagem: antítese, paradoxo, hipérbole, metáfora, prosopopeia.

As construções barrocas do Brasil foram inspiradas na arquitetura de Portugal, Itália, França e Espanha e na própria arquitetura do Brasil. Apesar de monumental, o estilo barroco brasileiro apresentava traços simples e, em muitos casos, mais retilíneos do que os vistos na Itália, por exemplo.

As principais características da literatura barroca são o fusionismo, o cultismo e o conceptismo. No Brasil, os dois principais escritores desse estilo são Gregório de Matos (1636-1696), autor de poesias sacras e satíricas, além de Pe. António Vieira (1608-1697), com seus sermões.

O homem do barroco buscava a salvação ao mesmo tempo que queria usufruir dos prazeres mundanos,daí surgiram os conflitos. É o antropocentrismo (homem) opondo-se ao Teocentrismo (Deus). O homem deste período está entre o céu e a Terra.

Conhecido como barroco, esta abordagem é caracterizada por uma estética ornamentada e exagerada que evoca a eterealidade e tem como objetivo inspirar admiração. A arte barroca no Brasil surgiu inspirada nessas influências vindas com os colonizadores portugueses e incorporou muitos elementos as produções nacionais.

O barroco é um movimento artístico que compreende múltiplas manifestações artísticas — literatura, pintura, arquitetura, música — produzidas entre o final do século XVI e o início do século XVIII.

O Barroco Brasileiro teve início em 1601, tendo como obra significativa, Prosopopéia (um poema épico), de Bento Teixeira, terminando com as obras de Cláudio Manuel da Costa, em 1768, uma introdução ao Neoclassicismo.

padre Antônio Vieira

O Barroco Literário em Portugal teve como maior representante o padre Antônio Vieira e suas obras “Sermões”, escritas em estilo conceptista. Lembre-se que o Barroco (ou Seiscentismo) é uma escola literária posterior ao Classicismo e anterior ao Arcadismo (Setecentismo).