Qual a importância de Zumbi dos Palmares para a sociedade brasileira?

Perguntado por: itrindade . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.7 / 5 5 votos

Foi um dos principais representantes da resistência negra à escravidão na época do Brasil Colonial. Foi líder do Quilombo dos Palmares, comunidade livre formada por escravos fugitivos das fazendas.

Lutou pela liberdade de culto e religião, bem como pelo fim da escravidão colonial no Brasil. Apesar disso, este líder também ficou conhecido pela severidade despótica com que conduzia Palmares, onde, inclusive, havia um tipo mais brando de escravidão.

O Quilombo dos Palmares foi o porto seguro para os escravos que escapavam das fazendas da região. Estava localizado na Serra da Barriga, no estado de Alagoas, uma região coberta de palmeiras, daí seu nome.

Zumbi, considerado o grande herói de Palmares, tinha escravos. Fatos como esse, que ainda passam em branco em muitas aulas de História, fazem parte do lado pouco explorado da escravidão no Brasil.

O Dia da Consciência Negra é uma data extremamente importante, pois nos permite resgatar e valorizar a história do povo negro e sua luta pela liberdade no Brasil. Além disso, a data serve como um holofote que coloca em evidências problemas estruturais de nossa sociedade, muitos deles interligados com o racismo.

Para destruir definitivamente Palmares, os portugueses contrataram o bandeirante paulista Domingos Jorge Velho, que chegou à região em 1692. Foi necessário mais de dois anos, milhares de homens e muitas peças de artilharia para que as tropas do bandeirante vencessem a resistência no Quilombo dos Palmares.

MAS ZUMBI SE RECUSOU A ACEITAR A LIBERDADE PARA AS PESSOAS DO QUILOMBO ENQUANTO OUTROS NEGROS ESTIVESSEM SENDO ESCRAVIZADOS. ELE REJEITOU A PROPOSTA DO GOVERNADOR E DESAFIOU A LIDERANÇA DE GANGA ZUMBA. PROMETENDO CONTINUAR A RESISTÊNCIA CONTRA A OPRESSÃO PORTUGUESA, ZUMBI TORNOU-SE O NOVO LÍDER DO QUILOMBO DE PALMARES.

O guerreiro só foi capturado no dia 20 de novembro de 1695. Traído por um dos seus comandantes, Antônio Soares, Zumbi foi morto, esquartejado e teve a sua cabeça exposta em praça pública na cidade de Olinda, em Pernambuco. Uma lei federal de 2003 instituiu na data da morte de Zumbi o Dia da Consciência Negra.

Foi na região da Serra da Barriga, na então Capitania de Pernambuco, que Ganga Zumba e outros escravos fugidos formaram o Quilombo dos Palmares.

As comunidades quilombolas são fundamentais para falar sobre estas populações. A importância delas, por um lado, se dá pela pela necessidade que temos de garantir o direito à terra para essas comunidades; por outro lado, de garantir o respeito à nossa Constituição”, afirma Albuquerque.

Os quilombos eram comunidades formadas por africanos escravizados e seus descendentes. Essas comunidades eram formadas por escravos que fugiam da escravidão, sendo um local onde viviam em liberdade e resistiam à escravidão. Nos quilombos não viviam apenas africanos escravizados, mas também índios e brancos livres.

As comunidades quilombolas além de contar a história, mantêm tradições seculares como, por exemplo, o congado e rosário. Além das religiões de matriz africana. “Os quilombos fazem parte da manutenção da nossa história e da cultura brasileira.

Zumbi dos Palmares foi um símbolo da força negra, e herói da conquista de Quilombo dos Palmares. Zumbi era um escravo brasileiro, que foi levado para Portugal por um missionário. Zumbi, que nasceu na cidade de Palmares, em Alagoas, fugiu da Europa e voltou para o Brasil, tornado-se assim um líder contra os portugueses.

Zumbi dos Palmares nasceu no estado de Alagoas no ano de 1655. Foi um dos principais representantes da resistência negra à escravidão na época do Brasil Colonial. Foi líder do Quilombo dos Palmares, comunidade livre formada por escravos fugitivos das fazendas.

Ele nasceu em 1655 no próprio quilombo de Palmares, mas foi feito prisioneiro e levado para viver na vila de Porto Calvo. Foi batizado com o nome cristão de Francisco, e educado em latim e em português pelo padre português Antonio Melo.

Zumbi dos Palmares nasceu no estado de Alagoas no ano de 1655. Foi um dos principais representantes da resistência negra à escravidão na época do Brasil Colonial. Foi líder do Quilombo dos Palmares, comunidade livre formada por escravos fugitivos das fazendas.

O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, foi instituído oficialmente pela Lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011. A data faz referência à morte de Zumbi, o então líder do Quilombo dos Palmares – situado entre os estados de Alagoas e Pernambuco, na Região Nordeste do Brasil.