Qual a importância de uma tirinha?

Perguntado por: lmoreira . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.5 / 5 11 votos

As tirinhas possibilitam ao aluno desenvolver e se aprimorar ao mesmo tempo: desenvolver habilidades de interpretar histórias contadas pelos personagens que fazem parte da tirinha, analisar a imagens e as relacionar com a história contada.

O gênero tirinha é constituído pela linguagem verbal e não verbal que agregadas produzem o sentido do texto. Sendo um gênero agradável e de fácil análise linguística, leitura e interpretação textual, é bem instigante para o aluno que, na maioria das vezes, cria uma aversão à leitura.

Estruturalmente, em geral, as tirinhas são dividas horizontalmente em um número limitado de quadrinhos; são compostas de balões, os quais representam a fala, o pensamento, enfim, a expressão dos personagens, de linguagem visual e de legenda, a qual normalmente apresenta a fala do narrador.

Cada uma das faixas horizontais de uma banda desenhada, que tem normalmente um conjunto de vinhetas.

De acordo com diversos historiadores do gênero das histórias em quadrinhos, o dia 12 de dezembro de 1897 marca o nascimento da primeira tira cômica publicada em jornal. Katzenjammer Kids, (Os garotos Katzenjammer), da autoria de Rudolph Dirks, estreou no periódico norte-americano New York Journal.

As histórias em quadrinhos, as tirinhas, os cartoons e as charges são exemplos de linguagem mista (ou híbrida), onde temos a união da linguagem verbalizada e dos signos visuais.

Resposta: os balõe, onde diálogos e pensamentos são identificados...

O nome "tirinha" remete ao formato do texto, que parece um "recorte" de jornal. Este gênero textual apresenta geralmente uma temática humorística, contudo não raro encontramos tirinhas satíricas, de cunho social ou político, metafísicas, ou até mesmo eróticas.

Para fazer tirinhas, é importante saber o que mostrar e mostrar na hora certa. O humor está na quebra de expectativas e no seu ponto de vista inusitado. Use recursos como duplo sentido, exagero, acontecimentos aleatórios, referências a filmes, séries e cultura pop!

Um conjunto de cartuns formam uma tirinha, que tem introdução, desenvolvimento e desfecho. História em quadrinhos é uma tirinha que envolve mais eprsonagens, mais conflitos, mais situações", explica Fernanda Bérgamo.

A tirinha tem seu espaço garantido nos jornais, em revistas, nos livros didáticos e atualmente tem alcançado grande destaque nas redes sociais, além de blogs especializados neste gênero.

Uma outra forma de trabalhar as tirinhas na sala de aula, é pedindo para os alunos produzirem suas próprias historinhas. Defina com os alunos quais meios serão divulgados e para quem serão divulgadas. Pode ser criado um mural na escola, ou até mesmo montado um gibi reunindo todas as tirinhas da turma.

Quanto à tirinha acima, é correto afirmar: a) A linguagem verbal isoladamente não consegue transmitir a mensagem pretendida. b) Transmite que faz parte da infância pegar as coisas da mãe para brincar. c) A frase do primeiro quadrinho não pertence à sequência.

As tirinhas nos convidam, para além do texto escrito, a ler as entrelinhas. O que não está escrito, normalmente é o que mais importa. Elas são ideais para introduzir o leitor em uma temática, seja ela política ou relacionada à vida cotidiana.