Qual a importância de um documento escrito?

Perguntado por: emedeiros . Última atualização: 29 de maio de 2023
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Acesso à Informação. O registro da história e da memória humana se dá, atualmente e em grande parte, por meio dos documentos gerados pelas atividades desenvolvidas por determinada organização, pessoa ou família. Esses registros, postos de maneira orgânica, passam a ser rica fonte de informação.

Os documentos históricos são chaves para o trabalho do historiador; são chamados também de fontes históricas. O historiador as utiliza para compreender e comprovar o que ocorreu em determinado tempo, segundo o recorte de sua pesquisa. Elas são as assertivas que consolidarão o pensamento do historiador.

A documentação de uma empresa tem um papel crucial para o seu sucesso. O modo como a companhia realiza a sua gestão de documentos é capaz de evitar vazamentos, auxiliar no planejamento de ações e garantir mais qualidade às rotinas críticas da empresa.

Trata-se de uma informação que possui um sentido, para aquele que a emite e para aquele que a recebe. Cada mensagem tem um significado e não se pode definir um documento independentemente do significado da mensagem que ele tem a função de transmitir.

Os documentos pessoais são uma maneira de identificação, declarando a sua existência e distinguindo uma pessoa da outra através dos seus dados, tais como o nome, data de nascimento e um código numérico específico.

Fontes escritas: cartas, letras de canções, livros, jornais, revistas, documentos públicos, etc. Fontes não escritas: pinturas, depoimentos orais, filmes, fotografias, utensílios, objetos variados.

Um documento é uma coleta de informações planejadas para representação em papel ou em mídia que representa um papel. Essa representação de papel inclui o conceito de páginas e tem uma seqüência de conteúdo explícita ou implícita. As informações estão em texto ou em imagens bidimensionais.

Os tipos de documentos oficiais são: Apostila, Ata, Atestado, Carta, Certidão, Circular, Contrato, Convênio, Decisão, Declaração, Despacho, Determinação de Serviço, Edital, E-mail, Fax, Guia de Encaminhamento de Correspondência Postal, Guia de Remessa de documentos ou Processos, Informação.

A guarda de documentos é um cuidado necessário para qualquer organização tanto pública como privada, pois é a forma que elas possuem para comprovar o cumprimento de uma obrigação, e, como já mencionado, de prestar contas de suas atividades e colaborar para a tomada de decisão.

A guarda e a conservação de documentos escritos era uma prática que assegurava a preservação da memória. Atualmente, com a democratização da informação, há cada vez mais a necessidade de se criar métodos de gestão de documentos que possam oferecer melhores condições de produção e de acesso dessas informações.

O Arquivo Público deve ser entendido como a instituição do Poder Público com a função de implementar, acompanhar e supervisionar a gestão de documentos arquivísticos produzidos e recebidos pela Administração Pública em seu âmbito de atuação, e de promover a organização, a preservação e o acesso dos documentos de valor ...

Ao produzir um documento, sua finalidade está relacionada à definição de informações relevantes para o processo administrativo da empresa. Em outras palavras, tal registro existe para garantir sua posterior consulta e seu conhecimento por outros, diminuindo dúvidas.

Os modelos são arquivos que auxiliam na criação de documentos interessantes, atraentes e com aparência profissional. Eles contêm conteúdo e elementos de design que você pode usar como ponto de partida para criar um documento. Toda a formatação está completa e você adiciona o que desejar.

A gestão de documentos tem como objetivo realizar mais ações com o menor investimento possível. Isso envolve práticas como a impressão de cópias na quantidade certa e o armazenamento otimizado, apostando alto em sistemas tecnológicos.

Do latim documentum, um documento é uma carta, um diploma ou um escrito que reproduz um acontecimento, uma situação ou uma circunstância. Também se trata de um texto que apresenta dados susceptíveis de serem utilizados para comprovar algo.

Componentes do Documento Arquivístico

  • Conteúdo.
  • Suporte.
  • Contexto.
  • Forma (estrutura)
  • Ação (dispositivo)
  • Pessoas (agentes)
  • Relação orgânica.

Documento é toda informação registrada em um suporte material, suscetível de ser utilizada para consulta, estudo, prova e pesquisa, pois comprovam fatos, fenômenos, formas de vida e pensamentos do homem numa determinada época ou lugar.

A importância do arquivo de documentos e da história é exatamente porque eles representam um patrimônio único, precioso e insubstituível, transmitido de geração em geração contribuindo com a democracia e com a qualidade de vida dos cidadãos.

Carteira de Identidade

O RG, ou Registro Geral, é um documento de identificação pessoal e intransferível, utilizado no Brasil para comprovar a identidade dos cidadãos. Também chamado de Carteira de Identidade, o RG é considerado o documento mais importante do cidadão, uma vez que representa a identidade de cada pessoa registrada no Brasil.