Qual a importância de ter um bom condicionamento físico?

Perguntado por: eferrari . Última atualização: 1 de junho de 2023
4 / 5 5 votos

A prática regular de atividade física traz vários benefícios ao organismo, tais como, melhora das funções cardiovasculares, previne doenças degenerativas, diminui os índices de gordura corporal, melhora dos aspectos psicológicos, tais como, humor, sono, ansiedade, estresse, entre outros.

Exercícios da ginástica de condicionamento físico, quando realizados com frequência e de maneira adequada, podem reduzir a gordura, aumentar o tônus muscular e preparar o corpo para os rigores do esporte e do dia a dia. Em suma, promovem o bem estar e auxiliam na manutenção geral da saúde.

A sua frequência cardíaca de repouso é um dos índices para medir o bom condicionamento físico: quanto menor for a frequência cardíaca, mais eficiente será o bombeamento e mais em forma você estará. Outra indicação de um bom treino é o tempo que leva para o seu ritmo cardíaco se recuperar.

O condicionamento físico é composto, essencialmente, de três elementos distintos: força, flexibilidade e resistência. É possível classificar cada modalidade de esporte ou atividade física de acordo com a quantidade desses três elementos necessária para praticá-la.

Existem dois tipos de condicionamento: condicionamento operante e condicionamento clássico.

A corrida é a melhor atividade aeróbica para melhorar o condicionamento físico. Além de trabalhar a musculatura de praticamente todo o corpo, o exercício ativa o sistema cardiovascular e respiratório — aumentando, assim, o seu desempenho como um todo.

Além do sedentarismo, tabagismo, estresse, abuso de álcool, má alimentação e privação de sono derrubam o condicionamento físico e fazem as pessoas se sentirem um pouco mais velhas do que o esperado para a faixa etária delas.

Ajuda a melhorar o estado de saúde e prevenir doenças
O exercício regular melhora a sensibilidade à insulina, melhora o status cardiovascular e a massa corporal e diminui a pressão arterial e os níveis de colesterol.

O programa de condicionamento físico tem por objetivo melhorar e/ou manter a capacidade física (força e resistência muscular; flexibilidade; agilidade e coordenação motora) utilizando diversos tipos de treinamento.

O condicionamento físico integra 4 tipos: equilíbrio, flexibilidade, força e resistência. Vamos ver no detalhe o que cada um representa, exercícios adequados e seus benefícios.

As atividades de condicionamento físico (fitness), tais como: ginástica, musculação, yoga, pilates, alongamento corporal, anti-ginática, etc., realizadas em academias, centros de saúde física e outros locais especializados. As atividades de hidroginástica.

Há pessoas que adquirem um bom condicionamento físico em até 12 semanas. Outras podem levar mais tempo. A frequência dos dias de treinamento, a qualidade da dieta e os níveis de motivação têm um impacto significativo no progresso.

O condicionamento corporal refere-se a exercícios que aumentam sua força, velocidade, resistência ou qualquer outro atributo físico.

Tremores musculares relacionados ao exercício podem acontecer com qualquer pessoa, independentemente do seu nível de condicionamento físico. E são o resultado de contrações involuntárias causadas por excesso de estímulos ou novos estímulos ou ainda de espamos resultantes de descargas de adrenalina no corpo.

A ginástica de condicionamento antigamente tinha um formato e um protocolo a ser seguido, ou seja, a mesma foi desenvolvida na Grécia Antiga, a partir dos exercícios que os soldados praticavam, incluindo habilidades e também acrobacias (BRASIL, 2001).

Além de melhorar a aptidão física, o exercício físico regular também pode melhorar a capacidade cognitiva e reduzir os níveis de ansiedade e estresse em geral. Os exercícios ajudam a melhorar a autoestima, a imagem corporal, a cognição e a função social de pacientes em risco de saúde mental.

Outro ponto importante é que o conceito de aptidão física se divide em outros dois: aptidão física relacionada à performance/ao desempenho e aptidão física relacionada à saúde.