Qual a importância de orar uns pelos outros?

Perguntado por: emoura . Última atualização: 1 de junho de 2023
4.5 / 5 20 votos

por que rezar pelos outros? Santo Tomás de Aquino nos apresenta três motivos principais. Primeiro, porque a oração coletiva é mais facilmente atendida. Afinal, Jesus nos ensinou que, onde dois ou mais estiverem reunidos, ele mesmo fará parte do grupo, sustentando-o e intercedendo por ele (Mt 18,20).

Professando uma oração ou simplesmente conversando com um Deus, a força de uma prece ou de uma reza faz parte do ser humano e tem o poder de acalentar, apaziguar, encorajar, se autoconhecer, despertar a esperança e tornar a vida mais leve e o fardo do viver menos pesado.

1 Admoesto-te, pois, antes de tudo, que se façam súplicas, orações, intercessões, e ações de graças por todos os homens; 2 Pelos reis, e por todos os que estão em aeminência, para que tenhamos uma vida quieta e sossegada, em toda a piedade e bhonestidade.

Como orar

  1. Comece a orar. Antes de começar, encontre um lugar tranquilo onde se sinta confortável. ...
  2. Converse com Deus. Fale com o coração e partilhe as suas esperanças e desejos, assim como as suas preocupações e problemas. ...
  3. Termine a sua oração. ...
  4. Aja de acordo com os seus desejos justos.

18 Orem no Espírito em todas as ocasiões, com toda oração e súplica; tendo isso em mente, estejam atentos e perseverem na oração por todos os santos.

A intercessão também une os nossos corações às pessoas e aos lugares pelos quais oramos. Cresceremos em nosso amor pelas pessoas e pelas coisas pelas quais oramos. Além disso, amaremos as pessoas com quem frequentemente oramos.

O intercessor é, antes de tudo, um adorador. Chegar-se a Deus para adorá-lo é fixar nossa mente em sua pessoa maravilhosa para vê-lo como ele é em sua essência, e não apenas por seus feitos. É centralizar as emoções em Deus. Adorar é expressar os atributos divinos incomparáveis.

Assim sendo, o ministério de intercessão é um ministério que o Senhor dá a algumas pessoas a fim de que estas possam ser intercessoras pelas causas do Reino de Deus.

Jesus ensinou que, se possível, devemos orar num local onde possamos ficar sozinhos. Disse também que algumas pessoas repetem várias vezes as mesmas palavras quando oram. Elas não prestam atenção no que estão dizendo. Jesus disse que precisamos orar com sinceridade pelas coisas de que necessitamos.

A oração por si só não tem nenhum poder. Ao orarmos, invocamos o poder de Deus, que o faz jorrar onde, quando, como e em quem quer. Quem faz promessas de efeitos e resultados da oração coloca-se no lugar de Deus e coloca Deus como servo que tem que The obedecer, dando-lhe as respostas que as pessoas querem receber.

Deus é o poder por trás da oração. Sem Deus, a oração não tem poder nenhum. Mas quando cremos em Deus, a oração tem poder para: Curar – em resposta à oração, Deus pode curar doenças físicas e psicológicas, dor emocional e sofrimento espiritual - leia aqui: o que a Bíblia diz sobre orar pelos enfermos.

TEXTO BÍBLICO: “… orai uns pelos outros, para serdes curados. Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo”. Tiago 5.16.

7 Porque, como aimagina no seu bcoração, assim ele é. Come e bebe; te diz ele, porém o seu coração não está contigo. 8 Vomitarias o bocado que comeste, e perderias as tuas suaves palavras. 9 Não fales aos ouvidos do atolo, porque desprezará a sabedoria das tuas palavras.

Podemos dizer que orar é o sinal do verdadeiro crente, daquele que realmente acredita que Deus existe e recompensa quem o busca (Hb 11.6). Ao analisar exemplos bíblicos de admoestação e encorajamento à oração, descobrimos que orar nada mais é que falar com Deus. Essa é a essência do ato de orar.

Orar com Sinceridade
Depois de sua oração, você pode ouvir os sentimentos e as intenções que lhe vêm ao coração. Um deles pode ser a resposta para sua oração. Quando oramos com um coração sincero e com real intenção, nosso Pai Celestial responde de acordo com a fé que temos Nele.