Qual a importância de Hipátia para a filosofia?

Perguntado por: dcardoso . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.5 / 5 10 votos

Hipátia se tornou a maior pesquisadora da Alexandria nos campos da matemática e da filosofia, legando ao futuro grandes descobertas nestas disciplinas, bem como na física e na astronomia. Ela se devotou igualmente à prática da poética e ao exercício das artes, sobressaindo-se na Retórica.

Introdução: Hipátia de Alexandria foi uma filósofa considerada a primeira mulher matemática do mundo. Era uma mulher a frente do seu tempo, ensinava na Academia de Alexandria e criou um astrolábio, um telescópio e produziu uma série de trabalhos sobre aritmética.

Não havia calculadoras na época, então, qualquer melhora na eficiência era muito bem vinda. Além disso, Hipátia esteve envolvida na criação do astrolábio, uma espécie de calculadora astronômica que foi usada até o século 19, e o hidroscópio, um aparato para medir líquido.

Ela era filósofa, matemática, astrônoma, médica e diretora da escola de filosofia neoplatônica em Alexandria. Na Astronomia, Hipátia cartografou corpos celestes, confeccionou planisférios, revisou o Almagesto de Ptolomeu e aprimorou o astrolábio.

Hipátia, filha do filósofo Theon, que alcançou tais realizações em literatura e ciência, para superar de longe todos os filósofos de seu próprio tempo [...] No entanto, até ela caiu vítima do ciúme político que prevalecia naquela época.

A primeira Mulher considerada filosofa da história viveu no século VI a.C, seu nome era Temistocleia uma matemática e profetisa de Delfos, um dos mais importantes oráculos da Antiguidade grega.

A filosofia atua diante dos conflitos religiosos e políticos na sociedade por meio do ensinamento de uma forma de pensamento racional, que faz com que as pessoas possam construir o seus próprios sensos críticos.

Destruição da Biblioteca de Alexandria
A Biblioteca de Alexandria sofreu um grande incêndio no ano de 48 a.C. quando o imperador Júlio César mandou atacar a cidade.

No período em que Hipácia viveu, Alexandria se mantinha como um importante pólo cultural. Era lá que estava a famosa biblioteca, que não só abrigava um enorme acervo de livros e papiros como era centro de pesquisas e estudos das mais diversas áreas do conhecimento, como medicina, astronomia, matemática e filosofia.

Criado por Francisco Javier Rubio Serrano, o Ciclo Higroscópico é um ciclo termodinâmico de potência e é considerado uma otimização do ciclo Rankine.

A Matemática, como a conhecemos hoje, surgiu no Antigo Egito e no Império Babilônico, por volta de 3500 a.C. Porém, na pré-história, os seres humanos já usavam os conceitos de contar e medir. Por isso, a matemática não teve nenhum inventor, mas foi criada a partir da necessidade das pessoas em medir e contar objetos.

A trama principal aborda uma perspectiva sobre as múltiplas religiões da cidade e seus conflitos, sobretudo o conflito entre a religião Cristã e os pagãos que são representados pelos estudiosos, que tinham como sede a Biblioteca de Alexandria.

Situada ao norte do país e com mais de quatro milhões de habitantes, Alexandria é o principal porto do Egito e um dos mais importantes do mediterrâneo. Atualmente, Alexandria é também a cidade mais ocidental e cosmopolita do Egito.

A Antiga Escola de Alexandria era o berço dos saberes e ciências por cerca de 700 anos, principalmente, entre o século III A.C. até o século IV. A escola de Alexandria foi fundada pelo rei Ptolomeu I graças a ajuda de Demétrius Alvalery, cuja coleção fez o núcleo da biblioteca.

Alexandre Magno

A cidade de Alexandria foi fundada por Alexandre Magno em 332 a.C., mas a ficou conhecida por causa de sua Biblioteca que foi uma das maiores rede de ensino do mundo antigo,localizada ao norte do Egito,as margens do mar Mediterrâneo.

Vista como uma mulher sábia, sua reconhecida erudição e autoridade moral eram cobiçadas pelos governantes que buscavam seus conselhos, o que garantia a ela uma participação ativa nos assuntos da cidade.

O filme Alexandria trabalha muito revelando o “lado perverso” do Cristianismo no Egito Romano. A dualidade entre filosofia e religião é muito bem trabalhada nessa conjuntura.

LETRA RESPOSTA A: Todos os quatro filmes nos deixou uma lição bem clara: não temos o direito de forçar as pessoas mudar seus costumes, suas crenças, sua preferência sexual, por acharmos que detemos todo o conhecimento e principalmente toda verdade, o melhor lugar de se colocar, é o dos outros.

Em meio a estes conflitos, tivemos a divisão entre Roma e Constantinopla em 364 d.C., a determinação imposta pelo Imperador Teodósio I em tornar o cristianismo a religião oficial do Império e as ordens de destruição de todos os templos não cristãos em todos os territórios romanos em 391 d.C.

Sócrates

Sócrates (470 a.C.-399 a.C.) foi um filósofo grego, mesmo não sendo o primeiro filósofo da história, é reconhecido como o "pai da filosofia" por representar o grande marco da filosofia ocidental.

Continuar lendo Onde Hipátia morreu?