Qual a importância de guardar a palavra de Deus?

Perguntado por: rnovaes . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.4 / 5 18 votos

A palavra de Deus é meio de graça e ferramenta poderosa para nossa santificação. Quanto mais a lemos, mais ela nos examina. Quanto mais mergulhamos nela, mais ela nos perscruta. Quanto mais guardamos a palavra, mais guardados nós somos do mal.

Guardar a Palavra de Deus é ter amor por ela, é ter amor pela causa do Evangelho e do próprio Deus. Assim também se expressa Martin Lutero na explicação do 3º mandamento: “Devemos temer e amar a Deus e não desprezar a pregação e a sua Palavra, mas devemos ouvi-la e estuda-la com gosto!”

A palavra de Deus nos dá o poder de derrotar o pecado e levar nossos pensamentos à obediência espiritual a Deus (2 Coríntios 10:4-5). A importância da Bíblia é que ela nos mostra a vontade de Deus. Obedecendo ao que o Senhor diz na Bíblia, podemos nos manter puros (Salmo 119:9-11).

Quer dizer que nós, depois de termos escutado a palavra do Evangelho, recebemos a vida de Deus e nos tornamos capazes de realizar as mesmas obras de Jesus e do Pai: nós também nos tornamos libertadores dos homens.

Outra maneira de guardarmos a Palavra de Deus no coração é falar e testemunhar dela a outros. Guardar o coração é muito importante. Quando não guardamos nosso coração, somos levados pelo pecado e o engano. Mas um coração firme e protegido é puro e evita o mal.

Significa que todas as decisões, todos os pensamentos e todas as vontades precisam ser alicerçados e direcionados por essa Palavra e isso só é possível se ela estiver muito bem guardada em nosso coração.

Guardará vem do verbo guardar. O mesmo que: poupará, preservará, conservará, resguardará, velará, vigiará, vigilará, zelará.

Etimologia (origem da palavra guardar). O verbo guardar deriva do latim "guardare", que significa estar em guarda.

Aquele, entretanto, que guarda Sua palavra, nele, verdadeiramente, tem sido aperfeiçoado o amor de Deus. Nisso sabemos que estamos Nele: aquele que diz que permanece Nele, esse deve também andar assim como Ele andou”. Este é o primeiro teste: se guardamos Seus mandamentos.

Salmos 119:11 NVT
Guardei tua palavra em meu coração, para não pecar contra ti.

Salmos 16:1-11 ARC
Guarda-me, ó Deus, porque em ti confio. A minha alma disse ao SENHOR: Tu és o meu Senhor; não tenho outro bem além de ti.

A Palavra de Deus é a grande riqueza para nossa vida! Se soubéssemos o valor dessa riqueza, o quanto esse tesouro é precioso para a nossa vida, cuidaríamos melhor, daríamos o melhor de nós para a abraçarmos e segurarmos, a fim de que esse tesouro não nos fosse roubado.

As palavras são ferramentas extremamente importantes da nossa comunicação. Elas têm um grande poder, sendo capazes de motivar, levantar, emocionar, aproximar, decepcionar, magoar, afastar e derrubar. Dependendo do que e de como falamos, podemos tanto agradar quanto desagradar quem nos ouve.

A Palavra diz em Mateus 5.13-14 que somos sal da terra e que, por meio de nós, outros também venham a conhecê-Lo, servindo e sendo sal e luz nesta Terra. Conhecer Deus é uma aventura maravilhosa na presença dEle; é poder trilhar o caminho da verdade descrita na sua Palavra e encontrar descanso e refúgio em seus braços.

23 Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida. 24 Desvia de ti a falsidade da boca, e afasta de ti a perversidade dos lábios. 25 Os teus olhos olhem para a frente, e as tuas pálpebras olhem diretamente diante de ti.

A Palavra de Deus nos revela preciosos ensinamentos acerca do nosso falar. “O que guarda a boca e a língua guarda a sua alma das angústias” (Provérbios 21.23). O Senhor nos concedeu um órgão capaz de dar vida ou de levar à morte: a língua.

A palavra tem poder tanto para destruir quanto para edificar. As nossas palavras devem agradar a Deus. A Bíblia diz em Salmos 19:14: “Sejam agradáveis as palavras da minha boca e a meditação do meu coração perante a tua face, Senhor, Rocha minha e Redentor meu!”

Deixe sua Bíblia física aberta no Salmo 91. Repita a leitura periodicamente assim como a oração e sua declaração de fé em Deus. E fique em paz!

Confira dicas de como se aproximar de Deus

  1. Tenha uma vida de oração. A oração é uma das maneiras mais diretas de relacionamento com Deus. ...
  2. Arrependa-se dos seus maus caminhos. ...
  3. Estude a Palavra de Deus. ...
  4. Pratique a gratidão. ...
  5. Envolva-se com sua comunidade. ...
  6. Ajude as pessoas ao seu redor.