Qual a importância de eletrônica digital?

Perguntado por: dfelix . Última atualização: 4 de abril de 2023
4.1 / 5 13 votos

A eletrônica possui um papel fundamental nos avanços tecnológicos que têm tomado conta do mundo atual. O processo conhecido como transformação digital tem popularizado estes dispositivos e levado cada vez mais para o dia a dia. A maioria das pessoas está cada vez mais conectada.

A eletrônica digital envolve circuitos e sistemas nos quais existem apenas dois estados possíveis. Esses estados são representados por dois níveis de tensão diferentes: um ALTO e um BAIXO. Os dois estados também podem ser representados por níveis de corrente, bits e ressaltos num CD ou DVD, etc.

Eletrônica é a ciência que estuda a utilização de circuitos formados por componentes elétricos e eletrônicos para representar, armazenar, transmitir ou processar informações.

Em eletrônica o princípio é o mesmo, por exemplo, os polos positivos e negativos de uma pilha indicam o sentido na qual a corrente elétrica irá fluir. Desta forma, podemos definir que a corrente elétrica é a movimentação ordenada de cargas elétricas num condutor.

O curso de Eletrônica Digital qualifica profissionais com conhecimentos técnicos sobre matriz de contato, portas e funções lógicas, teste e emprego de alguns circuitos integrados, contadores, conversores e multiplex, álgebra de Boole e muito mais.

Uma das principais razões pela qual precisamos da transformação digital, é pela melhora na qualidade e nos processos do dia a dia. Seja no ambiente de trabalho, em casa ou em qualquer outra área.

Um documento eletrônico é acessível e interpretável por meio de um equipamento eletrônico, podendo ser registrado e codificado em forma analógica ou em dígitos binários. Já um documento digital é um documento eletrônico caracterizado pela codificação em dígitos binários e acessado por meio de sistema computacional.

A tecnologia também é uma das protagonistas da acessibilidade social. Diversas pessoas com barreiras físicas ou intelectuais, que poderiam ser colocadas em desvantagens frente aos demais, contam com o auxílio dos recursos para que possam executar as suas tarefas.

A tecnologia permite um trabalho mais eficaz, bem como a utilização correta dos recursos, o que leva a uma redução de custos. Essa diminuição dos gastos também ocorre devido à minimização de erros na produção, proporcionadas por softwares que apontam exatamente as tarefas a serem feitas.

Facilidade de projetar e armazenar informações; Extensa programabilidade; Maior exatidão e integração; São menos afetados por ruídos originários de flutuações de tensão de alimentação por não dependerem do valor exato da tensão elétrica recebida, e sim da diferença entre os níveis alto e baixo.

É o caso dos computadores, processadores, equipamentos de telecomunicações, automatismos e instrumentos de laboratório, e muitos outros que, mesmo sendo classificados como "máquinas estritamente digitais", podem ter em alguns pontos de seus circuitos configurações analógicas.

A atuação no mercado de eletrônica
Desde elaborar projetos, montá-los, realizar a manutenção de equipamentos eletrônicos até desenvolver dispositivos de circuitos e criar e implementar sistemas de automação, o Técnico em Eletrônica tem muitas opções profissionais.

Ela analisa o comportamento dos conjuntos elétricos que admitem infinitos níveis de tensão. A partir dessa análise, permite formar outros circuitos capazes de realizar amplificações de sinais, assim como possibilitou a diversificação das telecomunicações que antes só trabalhavam com modulações de sinais.

A partir das descobertas de Thomas Edson,HeinrichHertz, William Hallwachs, e os alemães Elster e Geitel, no final dos anos 1800 e início dos anos 1900, surgiu em 1905 o primeiro elemento eletrônico de uso prático, inventado pelo físico inglês J.A. Fleming.

O sinal digital tem valores discretos, com números descontínuos no tempo e na amplitude. Enquanto o formato analógico apresenta variações infinitas entre cada um de seus valores, o digital assumirá sempre os valores discretos (0,1,2,3,4,5,6,7,8,9,10), diminuindo a faixa de frequência entre eles e a oscilação.

A Eletrônica Analógica aborda o estudo de circuitos em que se manifestam sinais de natureza contínua, ou que variam continuamente no tempo. Por sua vez, a Eletrônica Digital trata sinais que variam de forma discreta no tempo, a partir de pulsos.

Grandezas digitais são aquelas que não variam continuamente no tempo, mas sim em saltos entre valores bem definidos. Um exemplo são os relógios digitais: apesar do tempo em si variar continuamente, o visor do relógio mostra o tempo em saltos de um em um segundo.

Elabora projetos, monta, instala e realiza manutenção corretiva e preventiva em equipamentos eletrônicos, desenvolve dispositivos de circuitos e sugere mudanças no processo de produção, criação e implementação dos sistemas de automação.