Qual a importância de Eichmann para o Estado-maior alemão?

Perguntado por: lteixeira . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 8 votos

Adolf Eichmann foi um dos principais responsáveis pela deportação dos judeus europeus durante o Holocausto. Embora tenha nascido na Alemanha, ele foi para a Áustria quando menino. Em 1932, entrou no Partido Nazista Austríaco e nas SS, e rapidamente galgou posições nas organizações nazistas.

Trata-se do processo contra Adolf Eichmann, oficial nazista responsável pela deportação de judeus europeus para campos de concentração. Refugiado na Argentina após a queda do 3º Reich, Eichmann foi capturado por agentes do Mossad, o serviço secreto israelense, julgado e condenado à morte há exatos 60 anos.

JERUSALÉM — Um dos arquitetos do Holocausto, Adolf Eichmann, pediu que as autoridades israelenses poupassem sua vida. Levado à forca por crimes contra a Humanidade em 1962, Eichmann alegava que foi mero instrumento do regime nazista que matou seis milhões de judeus nos anos 1940.

Adolf Eichmann é considerado o arquiteto do holocausto, o massacre de cerca de seis milhões de judeus pela ditadura de Adolf Hitler. Ele comandava o transporte ferroviário para o extermínio. “Eichmann é responsável pela morte de 430 mil judeus de origem de língua húngara.

Eichmann chegou à Justiça por uma intervenção do Mossad, que, em uma operação atípica, optou por sequestrar o nazista em Buenos Aires para que ele fosse julgado em Israel.

Para Arendt, Eichmann era uma figura comum, normal, sem qualquer virtude específica para além da capacidade notável de organização e de negociação.

Adolf Eichmann foi capturado por uma equipe liderada por Rafi Eitan para então ser levado para Israel de avião, e Fritz Bauer manteve sua promessa para Gerhard Klammer, deixando sua identidade em segredo.

A banalidade do mal é, para a filósofa, a mediocridade do não pensar, e não exatamente o desejo ou a premeditação do mal, personificado e alinhado ao sujeito demente ou demoníaco.

A Alemanha foi declarada a única culpada deste conflito, teve suas Forças Armadas reduzidas e teve que pagar indenizações aos vencedores. Isto provocou fragilidade econômica, alta inflação e acúmulo de problemas sociais.

Resposta verificada por especialistas
O conceito mais famoso de Hannah Arendt é o da banalidade do mal, utilizado no julgamento de Eichmann sobre os crimes nazistas. Logo, a alternativa B está correta.

Hannah Arendt chegou à conclusão sobre o mal de Eichmann. O mal que ele praticava não era um mal demoníaco, mas era um mal constante que fazia parte da rotina dos oficiais nazistas como instrumento de trabalho. Ou seja, a banalidade do mal é um mal que virou comum de ser praticado.

O julgamento de Eichmann durou um ano e terminou com sua condenação à morte.

A maior autoridade nazista, o maior culpado pelo Holocausto, Adolf Hitler, não estava presente nos julgamentos de Guerra, pois havia covardemente se suicidado, assim como vários de seus companheiros. Muitos outros criminosos nunca foram julgados.

Com o avanço do nazismo, exilou-se primeiro na França, em 1933, onde conviveu com Walter Benjamin, seu primo de segundo grau, e, três anos depois, nos Estados Unidos.

O Mossad, o Serviço Secreto Israelense, é considerado o mais temível do mundo e ficou conhecido por suas operações especiais durante a Guerra Fria. O Mossad (palavra em hebraico que significa “O Instituto”) é o serviço secreto ou o instituto de inteligência e operações especiais do Estado de Israel.

Segundo o filho Klaus, ele estava preocupado. “Em abril de 1959 morreu a madrasta de Eichmann, Maria Eichmann, em Linz e a família avisou, de maneira descuidada, à mulher e aos filhos” do nazista.

Audaciosas operações de espionagem de Mossad (serviço secreto do Estado de Israel) para todo o mundo.

Braunsteiner era conhecida pela prisioneiros do campo de concentração de Majdanek como a "égua pisadeira": foi acusada de ter fustigado mulheres à morte, lançado crianças por seus cabelos em caminhões antes de serem levadas à sua morte em câmaras de gás, enforcado prisioneiras jovens e assassinado uma mulher de idade ...

O mal torna-se banal quando o membro de uma organização, seja ela política, empresarial ou mesmo não lucrativa, separa os seus valores éticos individuais do comportamento duvidoso assumido sistematicamente pela organização com a qual é cúmplice.

Hannah Arendt, ciêntista politica alemã, em seu conceito de “banalidade do mal” diz que o mal que está presente no cotidiano e que aparenta ser normal, pode alienar as pessoas de uma forma que elas acabam perdendo a consciência do quanto isso pode ser prejudicial a elas e aos outros.

O termo “totalitarismo” surgiu durante a década de 1920 para referir-se ao fascismo italiano. Esse sistema político, inclusive, surgiu com o próprio fascismo italiano, regime que alcançou o poder na Itália em 1922, quando Mussolini tornou-se primeiro-ministro do país.