Qual a importância de colocar em prática a sustentabilidade social?

Perguntado por: edomingues . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.5 / 5 7 votos

Sustentabilidade Social se refere a um conjunto de ações que visam melhorar a qualidade de vida da população. Estas ações devem diminuir as desigualdades sociais, ampliar os direitos e garantir acesso aos serviços (educação e saúde principalmente) que visam possibilitar as pessoas acesso pleno à cidadania.

A sustentabilidade social está ligada a um conjunto de ações de pessoas que visam melhorar a qualidade de vida de uma população maior. Dessa forma, a diminuição da desigualdade social , garantir a todos acesso aos serviços, como saúde e educação, são ótimos indicadores que as ações sociais estão funcionando.

Os ganhos trazidos pela sustentabilidade e pela responsabilidade social também são observáveis no interior das empresas. Práticas sustentáveis e socialmente responsáveis criam uma cultura corporativa mais positiva, capaz de motivar os funcionários, além de atrair e manter talentos na empresa.

Exemplos de ações de sustentabilidade social

  • Melhoria da qualidade da educação de jovens em escolas públicas.
  • Esporte como ferramenta educacional para escolas.
  • Limpeza de ruas, reciclagem e incentivo à prática de exercício físico.

São ações de sustentabilidade social: projetos de inclusão social, projetos educativos, programas de qualificação profissional, programas preventivos na saúde, investimentos governamentais em saneamento básico, água, energia elétrica, internet, projetos que melhorem a qualidade de vida, projetos de conscientização de ...

A sustentabilidade social pode ser compreendida como a capacidade de gerar renda sem perder o foco na redução das diferenças sociais a fim de melhorar a qualidade de vida da sociedade.

Responsabilidade social ambiental (RSA)
Busca atender à necessidade de a população ser mais socialmente responsável e ambientalmente sustentável. Assim, pessoas físicas e jurídicas passam a adotar medidas que visam o benefício da sociedade e do meio ambiente.

A sustentabilidade econômica é um dos três pilares para alcançar o chamado desenvolvimento sustentável. Junto ao pilar social e ao ambiental, o conceito promove evoluções que respeitam e preservam os recursos naturais, a fim de que estejam disponíveis para as próximas gerações.

Ser sustentável é essencial para a preservação do meio ambiente. Com toda certeza, ao adotar ações sustentáveis, os recursos naturais não se esgotam, podendo ser utilizados por gerações futuras. O sol é um recurso abundante e não se reduz com o seu uso para geração.

A sustentabilidade é um conceito baseado em alternativas ecologicamente corretas, economicamente viáveis, socialmente justas e culturalmente diversas. Ou seja, ser sustentável é respeitar o meio ambiente, suprindo as necessidades da atual geração, sem comprometer o seu sustento e o das futuras gerações.

Sustentabilidade é sustentar, apoiar, conservar ou manter um processo ou sistema e está diretamente ligada com a conservação dos recursos. O principal objetivo da sustentabilidade é busca o equilíbrio entre a melhoria da qualidade de vida da sociedade, o respeito aos limites ambientais do planeta.

A importância da sustentabilidade empresarial é que a empresa se compromete a usar os recursos naturais com responsabilidade, investir no bem-estar do planeta e garantir que todos os envolvidos em seus processos sejam tratados de forma justa.

Como ser uma empresa socialmente responsável na prática?

  1. Reduzir o impacto ambiental.
  2. Educar o público-alvo.
  3. Criar líderes ambientais.
  4. Usar produtos naturais.
  5. Ações de voluntariado.
  6. Fazer doações para instituições sociais.

As despesas de uma organização com iniciativas sustentáveis tornam-se vantagens competitivas, pois estimulam o bem-estar dos funcionários e, consequentemente, um melhor desempenho dos colaboradores; redução no impacto ambiental, o que leva à adequação de leis e diminuição do risco de multas para a companhia; além de ...

Os três pilares da sustentabilidade

  • Social. Promove a igualdade de direitos e oportunidades para todos, conduzindo um maior equilíbrio e justiça na distribuição da riqueza e acesso aos recursos e serviços para uma vida digna, de acordo com os Direitos Humanos. ...
  • Econômico. ...
  • Ambiental.

Os 3 pilares da sustentabilidade: econômico, social e ambiental.

Sustentabilidade representa a busca pelo equilíbrio entre a disponibilidade de recursos naturais existentes e a sua exploração pela sociedade, com o objetivo de permitir que a geração atual se desenvolva e, ao mesmo tempo, garantir às próximas gerações a oportunidade de também dispor dos mesmos recursos para sua ...

Responsabilidade social (RS) é uma estratégia composta por ações voluntárias de empresas em benefício da sociedade, incluindo aí iniciativas voltadas ao público interno, como um treinamento de colaboradores, e também externo, como um projeto que envolve a comunidade do entorno.

O conceito de sustentabilidade está intimamente relacionado com a política de responsabilidade socioambiental, pois é a prática de preservar o meio ambiente, a fim de não comprometer as gerações futuras.