Qual a importância de Boas Práticas?

Perguntado por: rbarbosa . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.8 / 5 15 votos

Como já citado anteriormente, quando as Boas Práticas são colocadas em prática, elas servem de consulta para todos os membros, sempre que algum funcionário estiver com dúvida em algum processo de produção ou acabou de entrar para a empresa e não sabe como é o funcionamento do estabelecimento, ele pode olhar o documento ...

Boas práticas de fabricação são um conjunto de procedimentos obrigatórios que visam garantir um padrão mínimo de qualidade. Eles se aplicam nos processos de fabricação, armazenagem, transporte e até comercialização de gêneros de consumo diversos.

Essas práticas são importantes para zelar pela integridade física do trabalhador, com intuito de prevenir acidentes e atender a legislação.

Uma “boa prática” pode ser definida como atividades desenhadas para atingir um resultado desejado, utilizando um conjunto de ações comprovado, recomendado e aprovado.

O CLP entende que Boas Práticas, dentro do conceito de políticas públicas, são atividades governamentais que devem necessariamente gerar resultados e alto impacto. Assim, elas devem ser replicáveis, consistentes, adaptáveis e com a facilidade de utilizar novos recursos e metodologias.

São práticas de higiene que devem ser obedecidas pelos manipuladores desde a escolha e compra dos produtos a serem utilizados no preparo do alimento até a venda para o consumidor. O objetivo das Boas Práticas é evitar a ocorrência de doenças provocadas pelo consumo de alimentos contaminados.

Mais do que um componente em tratamentos, praticar um hábito saudável ajuda a prevenir diversos males. Além de contribuírem significativamente na disposição do dia a dia, tais costumes auxiliam na manutenção do peso, glicose e outros parâmetros vitais do corpo.

As práticas populares de saúde (PPS) são uma forma de manifestação cultural, presentes no cotidiano daqueles que buscam tratamento para além dos conhecimentos biomédicos.

É um documento no qual estão descritas as atividades realizadas e os procedimentos adotados. O manual deve especificar todos os procedimentos de controle para cada etapa do processamento, desde a matéria-prima até o produto final, através dos Procedimentos Operacionais Padronizados (POP) e das planilhas de registro.

O que são boas práticas
As boas práticas no ambiente do trabalho são técnicas utilizadas pela liderança, o RH ou a empresa como um todo para a melhora do desempenho dos funcionários e a sua satisfação com o trabalho.

Como implementar a BPF?

  • Instalações industriais. O trabalho com as boas práticas de fabricação não estão relacionados apenas à higienização do ambiente. ...
  • Treinamento de pessoal. ...
  • Operações. ...
  • Higienização. ...
  • Controle de pragas. ...
  • Documentação.

Dentre os motivos de saúde que mais colaboram para as faltas está a gripe, enjoos e fortes dores nas costas. No entanto, ao cuidar da saúde do funcionário, é possível reduzir significativamente o número de absenteísmo, uma vez que sua equipe se sentirá melhor para realizar as atividades diárias.

Os 4 principais objetivos da segurança do trabalho são prevenir acidentes e doenças ocupacionais, promover a saúde ocupacional dos colaboradores e garantir a conformidade com as normas e regulamentos estabelecidos.

Qual a importância da área de saúde e segurança do trabalho? A área de saúde e segurança do trabalho (SST) é responsável pelo bem-estar físico e mental do trabalhador. Afinal, é a responsável pela manipulação ou exposição a agentes físicos, químicos, biológicos ou situações de risco de acidentes.

As boas práticas devem ser aplicadas desde a recepção da matéria- prima, processamento, até a expedição de produtos, contemplando os mais diversos aspectos da indústria, que vão desde a qualidade da matéria-prima e dos ingredientes, incluindo a especificação de produtos e a seleção de fornecedores, à qualidade da água.

boas-práticas | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

O que o meu Manual deve conter?

  1. Identificação do estabelecimento;
  2. Documentação;
  3. Estrutura física;
  4. Fluxograma;
  5. Equipamentos e utensílios;
  6. Qualificação dos fornecedores;
  7. Produção;
  8. Armazenamento;

O objetivo principal das Boas Práticas de Laboratório é garantir a execução das análises com qualidade, confiabilidade e segurança, em produtos sujeitos à Vigilância Sanitária. “Nos dias de hoje, a confiabilidade nos resultados obtidos torna-se o diferenciador entre a amplitude do mercado de laboratórios existentes.

diminuem consideravelmente o perigo de contaminação e misturas inapropriadas nos alimentos; asseguram a qualidade dos processos e das atividades; garantem a boa reputação da empresa; demonstram que a indústria produtora de alimentos se preocupa com o consumidor.