Qual a importância de aplicar o just in time?

Perguntado por: lportela . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 20 votos

O just in time é responsável por buscar a precisão da cadeia de produção, encaixando as operações e as execuções de acordo com o nível de demanda. Ou seja, tudo ocorre no seu devido tempo, nem antes, nem depois. Essa metodologia evita o estoque parado e o desperdício de matéria-prima.

Os elementos básicos que apoiam a filosofia JIT são: Tempo de preparação. Colaborador multifuncional. Layout.

Em resumo, o JIT é um processo de produção e entrega de produtos concentrado na demanda exata de itens. Assim, ele consegue reduzir custos, otimizar tempo e tornar mais eficaz tanto a produção quanto a entrega da empresa.

Resposta: C. É um programa de gestão da qualidade.

Vantagens do uso do sistema just in time na logística
Redução dos riscos de avarias nas mercadorias; Redução do desperdício; Com a economia gerada é possível investir em outras ações ou setores da empresa; Evita que produtos fiquem encalhados, tornando-se obsoletos ou até mesmo estragando.

Princípios do Just in Time:
Eliminação de desperdícios. Produção em fluxo contínuo. Esforço contínuo na resolução de problemas. Melhoria contínua dos processos.

Pois vamos tentar entender, então, os “7 desperdícios” explicitados por Ohno:

  1. Produção em excesso. É quando a empresa produz mais do que precisa para atender o cliente. ...
  2. Espera. ...
  3. Processamento desnecessário. ...
  4. Estoque. ...
  5. Transporte. ...
  6. Movimentação. ...
  7. Correção.

O Just in Time (JIT) é uma filosofia de gerenciamento do ambiente produtivo centrada na redução de custos. Essa diminuição ocorre através da eliminação de desperdícios e na melhoria contínua dos processos de produção, com foco especial na redução dos estoques.

Qual é o objetivo do sistema just in time? O grande objetivo desse modelo de gestão é que cada ação seja realizada exatamente no momento em que ela é necessária. Dessa forma, é possível otimizar os processos, garantindo continuidade e consistência para a cadeia produtiva.

Desvantagens do método Just in Time

  • Se o fornecedor não entregar a mercadoria em tempo hábil e conforme as especificações, isso poderá atrapalhar seriamente o processo de produção;
  • A empresa pode não estar preparada para atender solicitações de pedidos em massa;
  • Necessário mais planejamento por parte da empresa.

São características principais do Just in Time, exceto: A o fluxo entre cada estágio do processo de manufatura é “puxado” pela demanda do estágio posterior. B as decisões de planejamento e controle são relativamente descentralizadas, não necessitando de um sistema de informação computadorizado.

kanban

Para os iniciantes, uma dúvida é comum: “O just in time e o kanban não são as mesmas coisas?”. A resposta é: “Não”, Explicando a resposta: O kanban é uma ferramenta de trabalho utilizada para o controle de produção (muito importante no conceito do just in time).

Hoje muitas empresas aplicam a metodologia, como Votorantim, Embraer, Avon, Unilever, Fiat, etc.