Qual a importância de Adélia Prado?

Perguntado por: ncortes2 . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.6 / 5 14 votos

Adélia Prado é uma importante poetisa mineira. Ficou conhecida na literatura brasileira pelos poemas que valorizavam a mulher e falavam da fé cristã. Depois de 24 anos trabalhando como professora, a carreira na literatura passou a ser a principal atividade.

Entre suas principais obras estão: “O Homem da Mão Seca”, “O Coração Disparado”, “Terra de Santa Cruz”, “O Pelicano”, “A Faca no Peito”, “Filandras” e “Bagagem”, seu livro de estreia composto por uma coletânea de poesia muito elogiadas por Carlos Drummond de Andrade, que definia a produção da autora como “Fenomenal”.

  • Bagagem (1986)
  • Com licença poética: antologia (2003)
  • O coração disparado (1977)
  • Oráculos de maio (1999)
  • Terra de Santa Cruz (1981)
  • O pelicano (1987)

Dona de um estilo muitas vezes caracterizado como um romantismo crítico, Adélia Prado usa em seus poemas uma linguagem coloquial e pretende transmitir para o leitor novos pontos de vista sobre o cotidiano, muitas vezes o ressignificando.

A poesia de Adélia Prado nasce de um movimento dos poetas mineiros que pretendia resgatar o lirismo na literatura brasileira. Suas principais temáticas são referentes ao papel da mulher em uma sociedade extremamente machista e que, por conseguinte, não dá espaço para as mulheres.

As 8 poesias mais inspiradoras de Adélia Prado

  • Com licença poética. Quando nasci um anjo esbelto, ...
  • Agora, ó José É teu destino, ó José, ...
  • Dona Doida. Uma vez, quando eu era menina, choveu grosso. ...
  • Momento. Enquanto eu fiquei alegre, ...
  • Antes do nome. Não me importa a palavra, esta corriqueira. ...
  • Casamento. ...
  • Um jeito. ...
  • Amor violeta.

Bagagem

Professora de formação, Adélia lançou o primeiro livro, Bagagem, em 1976. Dois anos antes, ela havia enviado seus poemas ao poeta e crítico literário Affonso Romano de Sant'Anna, que os submeteu à apreciação de Carlos Drummond de Andrade, que, por sua vez, os considerou “fenomenais”.

' Adélia Luzia Prado de Freitas nasceu em Divinópolis, Minas Gerais, onde vive até hoje. Escreveu seus primeiros versos em 1950, aos 15 anos, no período que seguiu o falecimento de sua mãe. Apesar de escrever desde jovem, foi aos 40 anos que publicou seu primeiro livro de poesia.

87 anos (13 de dezembro de 1935)

A literatura brasileira contemporânea da primeira metade do século XXI está diretamente associada às tendências que foram criadas na segunda parte do século XX. Metalinguagem, experimentalismo formal, engajamento social, mistura de tendências estéticas são algumas marcas dos textos contemporâneos.

Adélia Prado. tem sua raiz em chão de casa velha.

Em «coisa prateadas espocam», temos uma imagem, constituída pelas metáforas «coisas prateadas» e «espocam»; o significado destas metáforas é de certo modo vago, mas remete para o amor entre duas pessoas, evocando a situação de enamoramento, noivado ou cerimónia de casamento.

O livro traz textos repletos de emoções que, para a autora, são inseparáveis da criação, ainda que nascidas, muitas vezes, do sofrimento. O sentido de religiosidade também está presente em grande parte dos poemas, retratando parte da realidade da vida no interior do Brasil.

Características das obras de Adélia Prado
Adélia ficou conhecida por retratar o cotidiano sob o olhar feminino, sua poesia costuma colocar a perspectiva da mulher em seus versos, destacando sempre em primeiro plano. A escritora foi consagrada como a voz mais feminina da poesia brasileira.

Sua função é a de ser expressão verbal rítmica ao mundo informe de sensações, sentimentos e pressentimentos dos outros com relação a tudo o que existe ou é passível de existência no mundo mágico da imaginação.

A frase do título é de Adélia Prado: “O que a memória ama fica eterno”. Quanto mais vivemos, mais eternidades criamos dentro da gente.

Adélia Prado, formou-se em filosofia depois que seus filhos estavam mais crescidos, tornou-se admiradora e estudiosa da teoria junguiana, passou a deter um conhecimento nada superficial sobre a trajetória da mulher dentro do catolicismo, e tece pacientemente seu posicionamento ao longo de vida, dos acontecimentos e ...