Qual a importância de ações voluntárias?

Perguntado por: lveloso . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 3 votos

E sobre os benefícios psicológicos das práticas voluntárias, podemos destacar a diminuição do estresse, da ansiedade. E, olha, posicionar-se voluntariamente pode ajudar a combater esses sintomas tão maléficos para a saúde mental.

As ações voluntárias são aquelas que nos permite ter vontade própria, como comer, falar, brincar, mexer o dedão do pé e muitas outras. Já as ações involuntárias são aquelas que fazemos sem perceber, como bater o coração, respirar, aquelas que o corpo faz mesmo quando você está dormindo.

Por meio do voluntariado, você tem uma grande oportunidade de conhecer histórias extraordinárias que impactam vidas. Essa troca de experiências te permite exercitar a empatia e a sensibilidade. Ou seja, com essa vivência, você desenvolve a capacidade de compreender e se colocar no lugar do próximo.

Os 3 tipos de trabalho voluntário mais comuns

  • #1. Animais e Meio Ambiente. Um dos trabalhos voluntários mais comuns está associado ao cuidado com a natureza – que engloba iniciativas ligadas aos animais e ao meio ambiente. ...
  • #2. Cultura e Educação. ...
  • #3. Esportes. ...
  • #1. Turismo Social. ...
  • #2. Trabalho voluntário à distância.

Voluntário é a pessoa que se interessa e dispõe parte do seu tempo para executar algum trabalho de bem estar para a sociedade ou mesmo em outro campo, abdicando de qualquer tipo de remuneração. Trabalho esse que pode ser manifestado em diversas formas, sendo ele organizado por uma ONG, projeto social, igreja e etc.

O trabalho voluntário é definido pela Lei 9.608/1998 como a atividade não remunerada prestada por pessoa física a entidade pública de qualquer natureza, ou a instituição privada de fins não lucrativos, que tenha objetivos cívicos, culturais, educacionais, científicos, recreativos ou de assistência social, inclusive ...

7 Ideias Para Engajar Mais Voluntários na Sua Causa

  1. Ideias para recrutar voluntários. ...
  2. Não desista dos voluntários que se afastam. ...
  3. Atraia novos interessados. ...
  4. Leve a palavra adiante. ...
  5. Seja um conector. ...
  6. Incentive voluntários a compartilhar suas experiências. ...
  7. Conduza pesquisas. ...
  8. Mantenha novos voluntários engajados.

O voluntariado atua em áreas como educação, saúde e assistência social, contribuindo para a mitigação das desigualdades e a promoção da inclusão. Ao complementar as políticas públicas, o voluntariado otimiza os recursos governamentais e favorece o desenvolvimento humano e social.

O voluntariado é um ingrediente e também um forte indicador de uma sociedade saudável, organizada, democrática, participativa e eficaz. Mesmo comunidades que consideramos desenvolvidas teriam alguma dificuldade para funcionar sem pessoas da sociedade civil se mobilizando nesse formato. Portanto, “mãos a obra”!

Na prática, o serviço de voluntariado representa oferecer, espontaneamente, o seu melhor para colaborar com a melhoria contínua do outro. Isto é altamente positivo, pois quando nos abrimos a esta possibilidade e, doamos o nosso tempo, além de evoluir como ser humano, também ajudamos a construir um mundo melhor.

As ações do corpo que obedecem à nossa vontade, como correr, andar de bicicleta, usar o computador, levar um talher à boca, são denominadas ações voluntárias, ao passo que as ações que ocorrem de forma inconsciente, como afastar a mão de um objeto que está causando dor, são chamadas de ações involuntárias.

O voluntariado é caracterizado como um trabalho sem retorno financeiro, isto é, sem remuneração em vínculo empregatício. É então, um conjunto de ações focadas, especialmente, em interesses sociais e comunitários para a população, ou seja, a doação do seu tempo em prol de ajudar o outro.

Temos, portanto, a seguinte definição do que seja uma ação voluntária e uma ação involuntária: a ação voluntária é aquela onde detemos a capacidade de escolher entre o fazer e o não fazer, em que o princípio que move a ação encontra-se dentro de nós e temos conhecimento das circunstâncias particulares do ato: […]

O trabalho voluntário se caracteriza pela execução de serviços de objetivo benevolente. Por lei , é uma atividade não remunerada prestada a entidades públicas ou a instituições privadas com fins não lucrativos, que tenham objetivos cívicos, culturais, educacionais, científicos, recreativos ou de assistência à pessoa.

As ações daquele tipo tal que depende dele não fazer, se ele as faz por ignorância ou não devido a si próprio, ou seja, sem saber alguma circunstância relevante da ação ou devido a uma força externa, são involuntárias.

Se trata de uma mera vontade, sem interesse envolvido. É uma oportunidade de oferecer o seu tempo e o seu esforço de forma gratuita e voluntária para as causas nas quais você acredita, e é desinteressado de retorno material.