Qual a importância das relações de poder?

Perguntado por: dbelchior . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 3 votos

O poder é o exercício da liderança sobre outras pessoas. É influenciar o interesse dos outros para que adotem comportamentos ou realizem tarefas. Quando esse sentido é analisado sob a perspectiva empresarial, entende-se que a relação de poder nas organizações pode ser relacional ou por circunstâncias.

As relações entre poder e sociedade podem se desdobrar em estudos reflexivos sobre as diferentes dimensões da escrita da história e sobre as estratégias individuais e coletivas de exercício da dominação e da soberania, resultando em diferentes formas de assujeitamento e resistência.

Hodiernamente, a teoria tradicional do poder teve seu espírito renovado por Dahl que, em meados do século XX, apresenta a seguinte definição: “poder é a relação entre dois sujeitos, dos quais o primeiro obtém do segundo um comportamento que, em caso contrário não ocorreria”.

As relações de poder do mundo atual se dão principalmente por um teor de ligação financeira . O capitalismo é selvagem e domina como forma de viver no mundo , infelizmente traz diversas vicissitudes sociais , porém , a realidade é que , as relações de poder se dão principalmente em função do dinheiro .

Então podemos encontrar exemplos de poder nas seguintes relações: Chefe de família e filhos: uma mãe ou um pai que chefia uma família exerce poder sobre seus filhos. Durante muito tempo, a nossa sociedade entendeu esse poder como pátrio (patriarcal, delegado naturalmente ao homem).

Quanto às relações de poder, pode-se afirmar que: a) as relações e o exercício do poder resumem-se apenas à esfera pública, na qual as decisões são direcionadas aos partidos políticos. b) o poder é concebido com base no consenso, ou seja, quando ocorre uma convergência de posi- cionamento político.

Se o poder for bem utilizado e para os motivos certos, ele pode ser benéfico para a empresa, contribuindo para o fortalecimento da cultura organizacional, para o engajamento dos colaboradores e para o atingimento dos objetivos.

8)Como me relaciono com o poder? Tendo em vista os diversos significados de poder, Viver já e uma forma de se relacionar com o poder: Exigindo os seus direitos, acompanhando os acontecimentos políticos, exercendo algum papel na sociedade, estudando/Trabalhando) ,tendo um acompanhamento por um responsável.

As cinco bases de poder apresentadas são: o poder de recompensa, o poder coercitivo, o poder legítimo, o poder de referência e o poder de especialista.

É importante ressaltar que quanto mais transparentes e democráticas as políticas públicas, maiores as chances de os resultados serem positivos para a sociedade. Essas políticas desempenham a função de organizar corretamente para onde vai o dinheiro público.

Porque a sociedade é formada por estruturas de poder que são capazes de comandar as transformações (sociais, políticas, econômicas e tecnológicas) de tempos em tempos.

Na sociedade contemporânea as relações de poder são exercidas em todo o tempo pelo Estado, pelo mercado e pela sociedade civil, por cada instituição, acarretando práticas que atuam a todo momento na composição dos cidadãos.

Foucault rompe com as concepções clássicas deste termo e define o poder como uma rede de relações onde todos os indivíduos estão envolvidos, como geradores ou receptores, dando vida e movimento a essas relações. Para ele, o poder não pode ser localizado e observado numa instituição determinada ou no Estado.

Poder (do latim potere) é a capacidade de deliberar arbitrariamente, agir, mandar e também, dependendo do contexto, a faculdade de exercer a autoridade, a soberania, o império. Poder tem também uma relação direta com capacidade de se realizar algo, aquilo que se "pode" ou que se tem o "poder" de realizar ou fazer.

Max Weber estabelece que o poder é a imposição da vontade de uma pessoa ou instituição sobre os indivíduos. Quando alguém tenta, pela força física, estatal, legal ou de autoridade, impor a sua vontade sobre indivíduos, essa pessoa está exercendo o poder.

Assim, a relação entre poder e força é que através da força um Estado ou indivíduo exerce seu poder. Sem a força é muito difícil obter o poder, mas não é impossível. Força pode ser considerado como vigor, robustez, saúde física, e o poder é entendido com autoridade ou dominância.

Sobre os três Poderes, a Constituição Federal do Brasil estabelece o seguinte: Poder: Direito de deliberar e autoridade para agir em nome do povo. No parágrafo único do artigo 1º é dito: "Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição."

Bases de poder foram, então, definidas como insumos que geravam dependências da outra parte. French e Raven (1959) referiram-se a cinco bases de poder: poder de recompensa, poder coercitivo, poder legítimo, poder de perícia e poder de referência.

Existem 5 tipos de poder que um líder pode possuir: poder coercitivo, de recompensa, legitimado, de competência e de referência, este último também denominado 'carisma'.

O poder pessoal pode ser subdividido em: conhecimento, conexão e competência interpessoal. O Poder de conhecimento trata-se da credibilidade inspirada pelo saber e pelo fazer.