Qual a importância das lesmas para a natureza?

Perguntado por: abeiramar . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 7 votos

Detalhe que as lesmas exercem papel importante na natureza, uma vez que servem de alimento para outros bichos e ajudam a adubar a terra.

Na maioria das vezes, a presença de caracóis e lesmas no jardim posa como uma ameaça. Mesmo consumindo algumas pragas ocasionalmente, os animais são alimentadores oportunistas, o que significa que têm o potencial de acabar com plantações. Porém, esses animais também oferecem alguns benefícios.

Doenças transmitidas pelas lesmas
A angiostrongilose pode ter formas físicas e neurológicas. Podendo causar dores como se fossem de apendicite, dores musculares, dor de cabeça e na nuca. Já as neurológicas podem causar paralisia facial e em outras regiões.

As lesmas não contém doenças específicas, mas contra partida são consideradas vetores, ou seja, podem carregar dentro ou fora de seu corpo diversos tipos de vírus, bactérias e vermes que em contato com o ser humano podem causar grandes e perigosas doenças.

Use os pássaros a seu favor. Eles são os maiores predadores naturais das lesmas. Os patos, as galinhas, os tordos, as gralhas e outras espécies comuns todas gostam de um escargot no jantar.

Tanto a cerveja quanto o leite atraem lesmas e caracóis, os quais deverão ser recolhidos e destruídos manualmente ou em água fervente. Também poderão ser colocados restos de hortaliças (talos, folhas, etc.) como atrativos, sobre jornais ou lona plástica.

O mineral funciona como um “ímã” para a água e atrai a umidade ao seu redor. Assim, ao entrar em contato com lesmas ou caracóis, o sal retira a água do corpo do molusco e causa um desequilíbrio interno. As células do animal começam a se desfazer e esse processo pode levar à morte.

Para eliminá-los, polvilhe sal, bicarbonato de sódio ou canela em pó ao redor do vaso ou do local, o que cria uma barreira também para as formigas. No entanto, cuidado com o sal, muito conhecido no combate contra as lesmas, já que pode salinizar o solo e prejudicar as plantas.

As lesmas são moluscos e por isso precisam de um ambiente úmido para viver, dessa forma, os melhores locais para elas são os jardins das casas e vasos.

Lesmas são pragas de hábito noturno, que vivem em locais úmidos e sombreados, se alimentando das plantas durante a noite. De manhã bem cedo ou em dias nublados e úmidos é possível vê-las se alimentando das folhas. As lesmas raspam e comem as folhas, deixando-as perfuradas, podendo atacar ramos e brotações novas também.

Também é válido fazer uma seleção de plantas que repelem lesmas e caracóis. Alface, couve, manjericão, brócolis e mudas são muito suscetíveis ao ataque, enquanto plantas perfumadas, como lavando, hortelã e gerânio são bem resistentes e ajudam a controlar a presença deles.

1. Armadilhas com matéria orgânica. Assim como no interior da casa, a cerveja também funciona no quintal, mas, há uma pequena diferença, pois no quintal, a cerveja pode atrair muitas lesmas e, portanto, é necessário colocá-la em um recipiente suficientemente grande, com líquido suficiente para que todas se afoguem.

Se um gato ou cachorro consome uma lesma, o animal pode ser, então, envenenado. Problemas no sistema nervoso, convulsões ou salivação excessiva são sintomas de alerta. Nestes casos, é necessária uma atenção veterinária imediata.

- Alimentam-se à noite, e para se protegerem do sol e de possíveis predadores, escondem-se durante o dia. - Normalmente escondem-se debaixo de folhas, tábuas, buracos no chão, etc.

Essa é a estratégia desses bichinhos para não morrerem secos. É por isso também que as lesmas morrem e parecem derreter quando jogamos sal nelas. O sal é uma substância higroscópica, ou seja, que puxa a água para si.

Segundo o Professor Dr. Carlos Graeff-Teixeira, da PUCRS, as lesmas entre outros moluscos, podem ser hospedeiros intermediários de Angiostrongylus costaricensis, nematóide causador de “angiostrongiliase abdominal” em pessoas e animais domésticos.

O infectologista afirma que a ingestão de animais "de jardim", como lesmas, baratas e formigas podem causar doenças como diarreia, vômitos e enterocolite.