Qual a importância das 4 funções administrativas?

Perguntado por: lapolinario4 . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.7 / 5 7 votos

Definir a estrutura da organização, designar responsabilidades e autoridades, definir processos e fluxos de trabalho. Com a finalidade de ajudar a empresa a gerenciar seus recursos de maneira eficiente e a criar um ambiente de trabalho produtivo.

Quais são as 4 funções da administração? As funções administrativas do empreendedor são, como dissemos antes, quatro: planejar, organizar, dirigir e controlar. Todas elas estão presentes na gestão comercial, no planejamento financeiro e em qualquer outra área da empresa.

Administração é a tomada de decisão sobre recursos disponíveis, trabalhando com e através de pessoas para atingir objetivos, é o gerenciamento de uma organização, levando em conta as informações fornecidas por outros profissionais e também pensando previamente as conseqüências de suas decisões.

Em suma, as funções administrativas são as atividades que devem ser executadas para atingir os objetivos organizacionais com eficácia e eficiência. Neste sentido, eficácia significa alcançar as metas estabelecidas. A eficiência consiste em alcançar esses objetivos de modo a otimizar os recursos disponíveis.

Essas funções básicas são geralmente agrupadas no acrônimo PODC, que representa os quatro aspectos: Planejamento, Organização, Direção e Controle.

Qual é a importância desse procedimento? Com o controle administrativo, a empresa tem como garantir a continuidade do fluxo de operações em conformidade com as expectativas. Assim, seus resultados oferecem aos gestores melhores condições para que eles possam tomar decisões com critérios.

Cada uma delas envolve uma série de atividades fundamentais para o processo como um todo. Se uma das etapas, por acaso, não for bem desempenhada ou ignorada, o resultado de um projeto pode não ser satisfatório, prejudicando os resultados dos demais, bem como a qualidade e o futuro da organização.

A função do gestor é liderar equipes e tomar as decisões estratégicas necessárias para atingir os objetivos da organização para a qual trabalha. Assim, atuar como gerente envolve oito grandes funções: analisar, planejar, tomar decisões, organizar, delegar, coordenar, liderar e monitorar.

De forma geral, liderar se refere à capacidade de influenciar pessoas, ou seja, ao lado mais “humano” da função. Já a atividade de gerenciar, por sua vez, tem mais a ver com o ato de chefiar e supervisionar a execução de tarefas e o alcance de resultados, isto é, o lado mais “administrativo” da função.

A organização é a função administrativa que se volta, entre outros aspectos, à alocação de recursos financeiros e de pessoal para a realização de determinado projeto ou atividade organizacional. Além disso, visa a dividir o trabalho, e a bem definir as relações de autoridade.

Além das competências que o administrador exerce para o sucesso das organizações, ele também é solicitado a contribuir para o desenvolvimento da sociedade, sendo um agente transformador ao tomar decisões baseadas nos princípios da ética, do desenvolvimento sustentável, minimizando as desigualdades, implantando ações, ...

Permite a atuação em diferentes setores
A face versátil do curso se mostra não só ao permitir ocupar diferentes cargos, como atuar em empresas de diversos segmentos. Seja qual for o ramo do negócio, é quase certa a presença de pelo menos um administrador em setores como RH, compras, vendas e marketing.

Os cinco princípios básicos da Administração Pública estão descritos no artigo 37 da Constituição Federal de 1988 e determinam o padrão que essas organizações devem seguir. São eles: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.

As áreas da administração e suas funções

  1. Consultoria. Quem valoriza a flexibilidade e consegue trabalhar com vários clientes pode se dar bem na consultoria. ...
  2. Logística. ...
  3. Administração estratégica. ...
  4. Gestão de pessoas. ...
  5. Finanças. ...
  6. Marketing. ...
  7. Relacionamento com o cliente. ...
  8. Vendas.

É uma palavra que pode abranger diversas áreas. Funciona como uma técnica de identificar e atingir um alvo específico. Tem a intenção de organizar e aplicar as melhores formas e estratégias para alcançar o objetivo. O planejamento também é uma ferramenta de gestão.

O planejamento é a função administrativa responsável pela definição dos objetivos da organização e pela concepção de planos que integrem e coordenem suas atividades.

A Administração se divide, modernamente, em cinco áreas: Finanças, Administrativo, Marketing, Vendas ou Produção,Logística e Recursos Humanos.

a função controle e avaliação possibilita identificar problemas, falhas e erros que se transformam em desvios do planejado, com a finalidade de corrigi-los e de evitar sua reincidência.

Pensar e planejar diferentes projetos de vida podem funcionar como um norte na escolha cotidiana, assim como aumentar a motivação individual e consequentemente proporcionar melhores condições de saúde e qualidade de vida.

A finalidade do controle é assegurar que os resultados do que foi planejado, organizado e dirigido se ajustem tanto quanto possível aos objetos previamente estabelecidos. A essência do controle consiste em verificar se a atividade controlada está ou não alcançando os objetivos ou resultados desejados.

R= As funções básicas do processo de administração são quatro, Planejar, Organizar, dirigir e controlar, apesar deles serem distintos um do outro as quatro funções se relacionam entre si o administrador planeja os objetivos e desenvolve as estratégias e as ações para alcançar eles, a organização tem o papel de definir ...