Qual a importância da Ucrânia para o mundo?

Perguntado por: lmedeiros . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 14 votos

Rússia e Ucrânia são dois dos maiores exportadores mundiais de cereais, especialmente trigo e girassol, e desde o início da guerra as exportações ucranianas têm sido severamente afetadas pelo conflito, especialmente dado que a Rússia controla as águas do Mar Negro, em cuja costa ficam os principais portos ucranianos.

Em síntese, a guerra na Ucrânia colocou no centro uma geopolítica dos recursos, especialmente no que diz respeito à questão energética e alimentar, em especial novas ações de natureza protecionista. Trata-se de questões de grande interesse do Brasil, uma potência energética e alimentar.

Algumas coisas que aqueceram a tensão entre os dois países foi o reconhecimento, por parte da Rússia, da independência de regiões separatistas na Ucrânia em Donetsk e Luhansk.

A Rússia invadiu a Ucrânia com o propósito de manter sua zona de influência na porção oriental do território europeu. Um dos objetivos da ação russa é evitar que a Ucrânia ingresse na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

Além da dependência do continente europeu do gás natural e do petróleo produzido pelos russos, o território ucraniano também é passagem de diversos gasodutos que abastecem os europeus.

A Rússia é um dos maiores fornecedores do mundo de metais utilizados em todo tipo de produtos, de latas de alumínio até cabos de cobre e componentes de automóveis. O país é o quarto exportador global de alumínio e um dos cinco principais produtores mundiais de aço, níquel, paládio e cobre.

Brasil e Ucrânia têm grande potencial de adensamento das relações bilaterais, em especial nos campos econômico e de cooperação científico-tecnológico. O relacionamento Brasil-Ucrânia passa por momento favorável, com manifestações de ambos os governos em prol da retomada da cooperação.

Apesar do volume total modesto, a Ucrânia é o principal fornecedor para o Brasil de ferro fundido bruto e de uma liga chamada ferro especular. No ano passado, 99,76% desse tipo de produto foi importado da Ucrânia, movimentado US$ 11,7 milhões.

Petróleo, milho, trigo, gás: saiba mais sobre as economias de Rússia e Ucrânia. Protagonistas de um novo conflito armado na Europa, a Rússia e a Ucrânia têm economias associadas à exportação de commodities. No caso dos russos, as energéticas, e no dos ucranianos, as agrícolas.

O prolongamento da guerra tem potencial de levar as principais economias do mundo a uma recessão ou mesmo a uma "estagflação" (inflação mais alta combinada com baixo crescimento econômico).

Rússia e Ucrânia são dois dos maiores exportadores mundiais de cereais, especialmente trigo e girassol, e desde o início da guerra as exportações ucranianas têm sido severamente afetadas pelo conflito, especialmente dado que a Rússia controla as águas do Mar Negro, em cuja costa ficam os principais portos ucranianos.

O setor mais importante de sua economia é a agricultura: apelidada “cesta de pão da Europa”, a Ucrânia é a maior exportadora mundial de trigo, com amplas extensões de solo fértil, perfazendo um terço do terreno arável do continente. A 2ª área mais importante é a de matérias-primas minerais.

Enquanto desestrutura organizações sociais, a guerra gera impactos ao meio ambiente. Frequentemente, limita o acesso a recursos, afeta a biodiversidade local, altera paisagens, lança poluentes no ar, água e solo.

E a Rússia quer evitar isso a todo custo porque, segundo seu presidente, Vladimir Putin, o avanço da Otan até as bordas do seu território representa uma ameaça à sua segurança. Enquanto isso, a Otan afirma que qualquer país independente é livre para almejar a entrada na organização.

O problema de Putin é que, praticamente desde o início, sua invasão da Ucrânia não saiu conforme o planejado. Os militares ucranianos, apoiados por armas ocidentais, resistiram muito mais do que o Kremlin esperava.

Em termos geopolíticos, Putin tem razão em não desejar a Ucrânia na Otan? Em termos geopolíticos sim, pois a Ucrânia é a entrada natural da Rússia. O compromisso de verbal que a Otan não se expandiria assumido por ocasião da dissolução da União Soviética foi sendo ao longo do tempo rasgado abertamente.

Como a guerra entre Rússia e Ucrânia tem impactado a economia. O encarecimento do preço dos alimentos, do petróleo e da energia elétrica é uma das consequências mais sentidas após o início da guerra na Europa. Esse fenômeno elevou a inflação no mundo todo e tem atingido diversos países.

Por que Chernobyl interessa à Rússia? A localização da usina é estratégica por ficar um pouco abaixo da fronteira com a Belarus —aliada da Rússia na guerra— e a apenas 120 km de Kiev, capital da Ucrânia.

Segundo a agência de notícias Reuters, Putin afirmou a Bolsonaro que a Rússia vai cumprir os contratos de fornecimento de fertilizantes ao Brasil, mesmo com a guerra em curso. A Rússia é o principal fornecedor dos fertilizantes usados na agricultura brasileira.

A Ucrânia é grande produtora de fertilizantes minerais para sua agri- cultura. O item constitui, ademais, o principal produto de exportação para o Brasil. A produção de carne bovina não é muito representativa. O que sobres- sai são as perspectivas da produção de frangos.