Qual a importância da tradição escrita?

Perguntado por: oalmada . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.2 / 5 15 votos

A tradição escrita é uma fonte de ensinamentos da mensagem religiosa, da doutrina, das normas e preceitos e também das maneiras de se relacionar com o Transcendente. Por meio da tradição escrita, encontramos registros da relação do ser humano com o Transcendente nas diversas culturas e Tradições Religiosas.

Vamos relembrar as funções dos textos sagrados escritos! São elas: - registrar a tradição como forma de preservar a experiência religiosa original, assim a religião organizará sua estrutura religiosa, seus ritos, símbolos, mensagens, etc.

O objetivo principal de uma organização religiosa é preservar as orientações contidas nos textos sagrados, as quais devem guiar o bem viver de seus seguidores.

Qual a importância da escrita, dos registros para a preservação da cultura? É importante ressaltar que a escrita é um dos meios de preservar, manter as tradições e que muitas sociedades se desenvolveram, se mantiveram e preservaram suas tradições por meio da oralidade.

Com o advento da escrita, foi possível atravessar a barreira do tempo e preservar informações sobre modos de vida de povos que viveram há milhares de anos ou informar sobre outros povos, que vivem em locais muito distantes dos centros de difusão das informações.

Esses ensinamentos podem ser por meio de livros, histórias contadas, músicas, danças, poesias, pinturas, desenhos, esculturas ou outras formas. Sendo assim, os textos sagrados podem ser orais, escritos, pictóricos ou outros.

A tradição pode ser real, simbólica ou ficta.

Tradição oral ou conhecimento oral é a cultura imaterial e tradição transmitida oralmente de uma geração para outra. As mensagens ou testemunhos são verbalmente transmitidas em discurso ou canção e podem tomar a forma, por exemplo, de contos, provérbios, canções ou cânticos.

Através dessa tradição oral muitas sociedades conseguiram preservar a sua cultura, e, consequentemente, deixaram um rico legado de saberes, crenças e tradições, pois cada geração tinha o dever de contar as histórias para as gerações seguintes" (BUSSATO, 2003; PATRINI, 2005).

Esses registros ainda são importantes, pois possibilitam conhecer as diferentes formas de culto ao Transcendente que passaram a se consolidar até os dias atuais.

É inegável a grande contribuição para o desenvolvimento humano, a partir disto, compreendemos que as religiões podem ser um significativo movimento em busca da harmonia, paz, progresso e dignidade humana.

Os textos sagrados contém ensinamentos relacionados aos modos de ser e viver da religião e são transmitidos de geração em geração. Registram os costumes e o código moral das organizações religiosas e orientam suas práticas.

As identidades locais têm que ser respeitadas e, dentro disso, o mundo da religiosidade tem função fundamental, pois é ela que permite perceber as manifestações em torno do sagrado que faz parte da vida do homem e da sociedade, onde ele está e que ajuda na construção dos valores das pessoas, das famílias e das ...

A escrita é uma forma de representação da linguagem oral; como tal, escrever também diz respeito a um ato de significar, de representar ideias, conceitos ou sentimentos, por meio de símbolos, mas de origem gráfica e não sonora.

Tanto a leitura quanto a escrita são práticas sociais de suma importância para o desenvolvimento da cognição humana. Ambas proporcionam o desenvolvimento do intelecto e da imaginação, além de promoverem a aquisição de conhecimentos.

Funções sociais da escrita. O principal argumento é que a escrita teria surgido para que os humanos se comunicassem mais facilmente, uma escrita para fins comunicativos. O homem percebe o tempo e o espaço, e busca dominar tais dimensões pela escrita, utilizando-as a seu favor.

Uma escrita sistematizada aparece somente por volta de 3500 a.C., quando os sumérios desenvolveram a escrita cuneiforme na Mesopotâmia. Os registros cotidianos, econômicos e políticos da época eram feitos na argila, com símbolos formados por cones. Nesse mesmo momento, surgem os hieróglifos no Egito.

Bíblia

Bíblia é o livro mais lido pelos brasileiros.