Qual a importância da tâmara?

Perguntado por: acordoba4 . Última atualização: 4 de abril de 2023
4.9 / 5 15 votos

Auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares A tâmara contém ótimas quantidades de carotenoides, flavonoides e taninos, compostos com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, que combatem os radicais livres e promovem a saúde das artérias, ajudando a prevenir doenças cardiovasculares, como infarto e AVC.

A tâmara é rica em fibras, Potássio e Cobre, vitaminas, tais como a tiamina, riboflavina, niacina, ácido fólico, vitamina A, K, e ainda possui propriedade altamente energética. É sempre conveniente entendermos melhor sobre as contribuições e para que serve cada alimento.

Por ter também triptofano, que auxilia na liberação da serotonina e na melatonina, ela ajuda a regular o sono. Além disso, por ter uma quantidade alta de carboidratos e de açúcares, ela é uma boa fonte de energia, tornando-nos mais dispostos.

Embora seja um alimento saudável e altamente recomendado, antes de acrescer as tâmaras no seu plano alimentar, é necessário uma consulta com o nutricionista. Por ser fonte de energia e rica em açúcares naturais, o consumo para algumas pessoas pode haver restrições, como os diabéticos, por exemplo.

O consumo de 6 a 7 tâmaras por dia, a partir das 36-38 semanas, mostrou ser benéfico para diminuir a necessidade de indução do parto.

Tâmara Medjool

A Tâmara Medjool é considerada Premium, sendo a melhor tâmara do mundo! As Medjool são originárias da Jordânia, Israel e Líbano. As tâmaras são um fruto, rico em hidratos de carbono simples e complexos, o que as torna um alimento bastante atrativo para pessoas que necessitam de energia.

Adoçante natural
A tâmara é uma fonte de frutose, um tipo natural de açúcar. Por essa razão, a tâmara é muito doce e têm um sabor sutil semelhante ao de caramelo. Elas são ótimas substitutas para o açúcar branco em receitas, devido aos nutrientes, fibras e antioxidantes que fornecem.

No Brasil, os principais produtores de tâmara estão concentrados no Nordeste devido às condições climáticas favoráveis. A tamareira (Phoenix dactylifera) é proveniente do oriente médio. Trata-se de uma frutífera capaz de chegar a 35 metros de altura ao longo de 100 anos de idade.

As tâmaras com caroço são uma das frutas secas mais doces. Carnudas, suculentas e saborosas, as tâmaras são simplesmente divinas e possuem um caroço minúsculo. Naturalmente doces e sem nenhuma adição de açúcar, as tâmaras são uma substituição saudável aos doces e são ricas em potássio.

A diferença entre a tâmara seca e a fresca
A tâmara seca lembra uma ameixa seca na aparência, podendo ser um pouco maior do que a ameixa e com um sabor mais suave e mais doce. Já a tâmara fresca é o fruto mais natural sem passar por nenhum processo.

Deste modo, recomendo que a tâmara seja consumida in natura a partir das 36 semanas, por pelo menos vinte dias antes do parto, porque os estudos foram feitos a partir desse tempo de gestação.

A Tâmara Jumbo com Caroço é uma fruta extraída da tamareira e é um fruta muito doce, podendo substituir o açúcar e o adoçantes em preparações culinárias. Ela é rica em antioxidantes, minerais como o ferro, potássio, cálcio e magnésio, além de ser fonte de vitaminas do complexo B.

Curiosamente, a árvore também evoca a lenda de que as tâmaras chegaram a Israel com os filhos do Êxodo, trazidas do Egito. Testes genéticos indicaram que a planta tem uma relação mais próxima com uma variedade egípcia de tamareira.

Além de tâmaras podem usar, por exemplo, qualquer fruta seca, como uva passa, pêssego etc. Irão ter sempre uma pasta deliciosa para usar em receitas.

tamareira

A tamareira é um tipo de palmeira frutífera, muito importante na história e na cultura do Oriente Médio. O seu fruto, a tâmara é a figura central de um dito popular que diz ser possível um andarilho caminhar por três dias no deserto, comendo uma única fruta dessa árvore.

Continuar lendo Quem é Tamara Rudge?