Qual a importância da sustentabilidade para a economia?

Perguntado por: erodrigues . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 17 votos

Qual a importância da sustentabilidade econômica? A sustentabilidade econômica é a responsável pela saúde financeira das organizações. Apesar da inegável importância das esferas social e ambiental, a econômica é crítica, pois uma empresa que não consiga ter lucro está fadada à falência.

O desenvolvimento sustentável pode ser atingido com um conjunto de políticas capazes de, simultaneamente, garantir o aumento da renda nacional, o acesso a direitos sociais básicos (segurança econômica, acesso a saúde e educação) e a redução do impacto do aumento da produção e do consumo sobre o meio ambiente.

O que é economia sustentável? Primeiramente, economia sustentável são as maneiras de pensar os processos relacionados à utilização de recursos necessários ao bem-estar, levando em conta a harmonia com a natureza.

O ideal para ter atitudes de sustentabilidade econômica é optar por produtos com menor impacto ambiental — evitar o uso de descartáveis e de sacolas plásticas, substituindo por materiais mais duráveis, é uma boa ideia. Quando isso não for possível, o indicado é praticar o reaproveitamento.

É possível subdividir esse conceito mais amplo em quatro tipos de sustentabilidade: a ambiental/ecológica, a empresarial, a social e a econômica. E é sobre esses tipos diferentes de sustentabilidade que vamos falar nesse artigo, bem como de formas de aplicar cada um deles em sua vida.

Qual a importância da sustentabilidade empresarial? A importância da sustentabilidade empresarial é que a empresa se compromete a usar os recursos naturais com responsabilidade, investir no bem-estar do planeta e garantir que todos os envolvidos em seus processos sejam tratados de forma justa.

Sustentabilidade Econômica
- Utilização, sempre que possível, de fontes de energia limpa e renovável. Exemplos: eólica e solar. - Tratamento de todos os resíduos orgânicos e materiais gerados no processo produtivo, inclusive priorizando a reciclagem do lixo.

É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro. Essa definição surgiu na Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, criada pelas Nações Unidas para discutir e propor meios de harmonizar dois objetivos: o desenvolvimento econômico e a conservação ambiental.

Intimamente ligados, os quesitos econômico e ambiental devem ser encarados como partes de um mesmo esquema maior, inserindo a sustentabilidade de vez no dia a dia de empresas de todos os portes e áreas de atuação.

A degradação ambiental impõe custos de longa duração à economia, que resultam em perdas de produção e de capital humano. A poluição do ar e da água representam um pesado tributo, acarretando sérios problemas de saúde e até mesmo mortalidade prematura.

A partir da sensibilização da sociedade em razão do uso irracional dos recursos naturais e dos impactos ambientais gerados pela ação humana, o conceito de crescimento sustentável se coloca como uma alternativa, que promove a interdependência entre economia, meio ambiente e sociedade.

Confira nossas dicas para aliar o melhor dos dois mundos sem dificuldades:

  1. Que tal um reservatório para aproveitar a água da chuva? Uma dica para ser sustentável e economizar é reaproveitar a água da chuva. ...
  2. Use a luz natural como sua aliada. ...
  3. Aposte em reciclagem e separe seu lixo. ...
  4. Tenha um consumo consciente.

A importância do desenvolvimento sustentável está ligada à conservação dos recursos naturais para as próximas gerações. Hoje em dia, é fato que existe um impacto negativo ao meio natural quando se fala em atividade produtiva. Nossa sociedade se baseia no alto consumo de insumos naturais.

É possível e desejável termos simultaneamente crescimento econômico e preservação ambiental, como sugeriu o Presidente em Davos. Isso, aliás, é a essência da Economia, pois seu papel é equacionar nossas necessidades ilimitadas com a finitude dos recursos.

O aquecimento global, a exacerbação do aquecimento por ilhas de calor nas grandes áreas urbanas, o desmatamento,padrões sócio-econômico-demográficos, rápido crescimento de populações vulneráveis, entre outras atividades, se não ameaçam a própria existência humana, certamente representam a possibilidade de sofrimento ...

Sustentabilidade é a capacidade de sustentação ou conservação de um processo ou sistema. A palavra sustentável deriva do latim sustentare e significa sustentar, apoiar, conservar e cuidar. O conceito de sustentabilidade aborda a maneira como se deve agir em relação à natureza.

Preservação de recursos naturais. Uso de fontes energéticas renováveis. Diminuição da poluição nos rios, terra e atmosfera.