Qual a importância da sociedade mesopotâmica?

Perguntado por: eibrahim . Última atualização: 1 de junho de 2023
4.1 / 5 14 votos

A Mesopotâmia abrigou parte das primeiras civilizações da humanidade. A presença em sua região dos rios Tigre e Eufrates foi fundamental para que o homem, a partir do desenvolvimento da agricultura e da criação de animais, pudesse sedentarizar-se e formar cidades naquele local.

No campo científico, as culturas mesopotâmicas tiveram destacado papel no desenvolvimento da escrita com a criação de um sistema de caracteres cuneiformes. Com o progresso das atividades comerciais, a álgebra teve grande desenvolvimento com a criação de operações matemáticas e sistemas de pesos e medidas.

Os povos mesopotâmicos destacaram-se na ciência, arquitetura e literatura. Observando o céu, os sacerdotes desenvolveram os princípios da astronomia e da astrologia. Os zigurates, templos que abrigavam celeiros e oficinas, eram também verdadeiras torres de observação dos céus.

Os povos mesopotâmicos se desenvolveram às margens dos rios. Além de usarem suas águas para beber, também o faziam para irrigar as plantações. O desenvolvimento de técnicas de irrigação possibilitou a construção de canais que levavam as águas do Tigre e Eufrates para regiões mais distantes das margens deles.

A Mesopotâmia é uma região do Oriente Médio, onde uma série de civilizações da Antiguidade oriental se estabeleceram. Os principais povos que se estabeleceram nessa região foram os sumérios, amoritas, acádios, assírios e caldeus.

Na Mesopotâmia se desenvolveram várias técnicas e muitas invenções surgiram. Criaram a escrita, a roda, a astronomia e desenvolveram com muita maestria a matemática, a engenharia, entre outros conhecimentos.

A agricultura tornou as civilizações possíveis. Ao longo da história, o aumento da produtividade agrícola foi peça chave durante o crescimento populacional. As inovações na produção e distribuição de alimentos ajudaram o abastecimento de alimentos a acompanhar o crescimento populacional.

A economia dos povos que habitaram na Mesopotâmia baseava-se principalmente na agricultura por causa dos rios que banham a região. As águas do Tigres e do Eufrates eram usadas para irrigar a plantação bem como para transportar as colheitas. Os excedentes da produção eram comercializados com outros povos.

A Mesopotâmia é considerada um dos berços da civilização, pois abrigou os primeiros povos da humanidade que se organizaram de maneira sedentarizada. Os primeiros a fixaram-se na região foram os sumérios, por volta de 5000 a.C. Eles foram os responsáveis pela construção das primeiras cidades, como Ur e Eridu.

Durante todo esse tempo, a Mesopotâmia se tornou uma grande produtora de arte, literatura, religião e muitas outras atividades científicas e culturais. Os mesopotâmicos foram os primeiros a produzir tijolos em massa, o que lhes permitiu construir a maior civilização que o mundo já havia visto.

Invenção da escrita:
Os documentos mais antigos indicam que a escrita nasceu por volta de 3.500 a.C., na Suméria, região onde, hoje, fica o Iraque.

Exemplos dos principais legados da Mesopotâmia Antiga:
- Divisão da semana em sete dias. - Divisão de um dia em vinte e quatro horas. - Uso, na agricultura, das fases da lua para o plantio. - Na Matemática, a divisão de uma circunferência em 360 graus.

A Mesopotâmia foi marcada pela importância de deuses, ritos, da astrologia e por uma produção artística onde se destacava a arquitetura. Eles eram politeístas (vários deuses), entre principais deuses estavam: Anu, deus do céu; Ishtar, deusa do amor; Shamash, deus do sol e justiça.

Na Mesopotâmia, formaram-se as primeiras civilizações da humanidade. Os sumérios foram os povos mais antigos da região, que também abrigou amoritas, assírios e caldeus.

A Mesopotâmia é a região conhecida como o berço das civilizações. Situada no Oriente Médio, ocupa o território que hoje conhecemos por Iraque e algumas porções da Síria e Turquia. Foi nessa região que surgiram as primeiras grande civilizações.

A Mesopotâmia estava localizada entre os rios Tigre e Eufrates, os dois grandes responsáveis pela garantia de vida na região.

Mesopotâmia

Mas uma pergunta paira no ar: qual é a civilização mais antiga da história? Há 30 anos, essa questão teria uma resposta fácil: os sumérios. Por volta de 4 mil a.C., a primeira fase da cultura suméria surgiu como a civilização mais antiga na região da Mesopotâmia, no atual Iraque.

A economia dos povos mesopotâmicos, tendo grande semelhança com o Egito, era sustentada pela produção agrícola obtida às margens dos rios Tigre e Eufrates.

- Os povos mesopotâmicos dedicavam-se principalmente ao comércio e agricultura. - Atividades complementares também eram desenvolvidas como, por exemplo, artesanato, fabricação de tecidos, metalurgia e confecção de joias.

Da arte mesopotâmica, o que era considerado como mais desenvolvido era a arquitetura, mas não tinha tanta notabilidade quanto a que era construída pelos egípcios. As obras de arte eram caracterizadas pela grande pompa e luxo que apresentavam.