Qual a importância da sanção?

Perguntado por: lmagalhaes . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 20 votos

Sanção jurídica é o meio competente estabelecido pelas normas jurídicas para forçar seus violadores (violadores possíveis ou violadores prováveis) a cumprir o que elas mandam, ou a reparar o mal causado pela violação, ou a se submeter às penas legais.

A sanção, em sentido jurídico, pode ser compreendida como a consequência jurídica decorrente do não cumprimento de uma obrigação ou de um dever estabelecido pelo direito (MONTORO, 2005, p. 538-539). Assim, de um lado uma norma que determine que “é proibido esconder a lua” é teratológica e mesmo uma não-norma.

A sanção é a conseqüência imputada ao ilícito consistindo este, portanto, na conduta contra a qual a sanção é dirigida como rea- ção. Em suma, sanção como coação condicionada pelo ilícito. (1) KELSEN, Hans.

As sanções administrativas são aplicadas seguindo o princípio da proporcionalidade.
...
Sendo assim, cada uma é utilizada em uma situação específica.

  • Advertência. A advertência é a mais branda. ...
  • Multa. ...
  • Suspensão. ...
  • Declaração de inidoneidade. ...
  • Demissão.

A sanção penal comporta duas espécies: a pena e a medida de segurança.

Sanção moral: assenta-se somente na consciência do homem, traduzida pelo remorso, pelo arrependimento, porém sem coerção. Pode-se dizer que o princípio moral envolve a norma jurídica, pois, toda ação juridicamente condenável, é também moralmente condenável.

Sanção: Trata-se da punição estabelecida em lei penal. Representada pelo instituto da prisão. Pena: É a sanção penal, imposta pelo Estado, em execução de uma sentença ao culpado pela prática de infração penal.

Quanto à sanção, as leis podem ser perfeitas, mais que perfeitas, menos que perfeitas e imperfeitas. Perfeitas são aquelas cuja infringência importa em sanção de nulidade, ou possibilidade de anulação do ato praticado.

A sanção de multa é aplicada à contratada pelo atraso injustificado na execução do contrato, conforme art. 86 da Lei. n.º 8.666/1993, ou pelo descumprimento parcial ou total da obrigação assumida no ajuste contratual realizado com a Administração, consoante art. 87 do mesmo normativo.

Sanções não são exclusivamente econômicas ou comerciais, elas podem ser diplomáticas ou militares, como embargo de envio de armas para um determinado país, por exemplo. As sanções possuem consequências econômicas muito fortes, vide a queda brusca no valor de mercado da Lira e do Rublo esta semana.

Assim, as sanções são impostas como forma de aplicar pressões e dessa forma incentivar determinado país a mudar sua postura em relação a alguma ação vista por outros países como um problema, ou a consentir com as demandas do sancionador.

A aplicação de quaisquer das sanções administrativas elencadas na Lei nº 8.666, de 1993, e na Lei nº 10.520, de 2002, somente é possível mediante instauração, processamento e julgamento pela autoridade competente.

RESUMO: Sanção jurídica deve ser compreendida modernamente, como uma reação ou retribuição prevista no ordenamento normativo, blindando-se esta contraprestação de uma feição premial (sanção premial), quando o agente adota a conduta aprovada ou esperada, ou um caráter punitivo (sanção negativa), quando o ato praticado é ...

Significado de Sanções
substantivo feminino plural Os recursos punitivos, ou de coação, utilizados por uma autoridade ou por um órgão de poder: a Inglaterra impôs algumas sanções administrativas à Rússia. Ver também: sanção. Etimologia (origem da palavra sanções). S.f.pl. de sanção.

Sanção, com c cedilhado, distingue-se da forma Sansão, que se escreve com s na última sílaba.