Qual a importância da rotatividade?

Perguntado por: lcosta . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.9 / 5 20 votos

No final, a rotatividade pode ser um grande aprendizado para a organização, criando um espaço para novos talentos com boas idéias e para que os funcionários atuais cresçam em papéis de maior responsabilidade.

Nesse sentido, altos índices de rotatividade interna podem representar maiores gastos, além de uma imagem negativa da empresa perante colaboradores, clientes e concorrência. Na área de Recursos Humanos, a rotatividade ou turnover representa o número de entradas e saídas de funcionários de uma empresa.

O que é rotatividade? Rotatividade, rotatividade de pessoal ou também, no inglês, turnover diz respeito à relação matemática, em termos percentuais, entre o número de admissões e demissões em um determinado prazo. Além disso, pode se referir à proporção de colaboradores antigos substituídos por novos dentro da empresa.

5 dicas para diminuir a rotatividade da sua empresa

  1. Por que acontece a rotatividade dos funcionários? ...
  2. Melhorar a liderança no negócio. ...
  3. Plano de carreira. ...
  4. Oferecer cursos e treinamentos. ...
  5. Promover feedbacks construtivos. ...
  6. Gerar benefícios além dos financeiros.

Em Recursos Humanos, o turnover ou rotatividade de pessoal é o nome dado ao fluxo de entradas e saídas de funcionários em uma empresa. Esse índice é calculado a partir da relação entre o desligamento e a admissão de novos colaboradores.

Confira alguns passos importantes para equilibrar o índice.

  1. Identifique as causas do turnover. Como vimos, existem vários tipos de turnover e diferentes causas para a alta rotatividade. ...
  2. Ofereça oportunidades de crescimento. ...
  3. Reconheça e dê feedback contínuo. ...
  4. Construa uma cultura única. ...
  5. Amplie seu pacote de benefícios.

Motivos que levam à alta rotatividade de funcionários
O que mais causa a rotatividade de funcionários são problemas internos, que fazem com eles se sintam desmotivados e procurem por outros lugares para trabalhar.

A análise de rotatividade tem por objetivo verificar os prazos médios de rotação dos elementos do ciclo operacional da empresa.

Alta rotatividade ou turnover é o termo usado para indicar as alterações no quadro de funcionários de uma empresa. Esse é um índice de extrema importância para um RH estratégico. A partir dele, é possível identificar diversos problemas na gestão de pessoas e até na gestão do clima organizacional.

5 sinônimos de rotatividade para 1 sentido da palavra rotatividade: Qualidade do que é rotativo: 1 alternação, alternância, revezamento, rodízio, rotativismo.

A rotatividade de pessoal baixa mantém o capital intelectual da organização, garantindo mais engajamento, produtividade e fluidez para tomadas de decisão. Além disso, significa um ganho econômico para a empresa, já que minimizam-se os custos com demissões, contratações e ociosidade das equipes.

Para o autor, a identificação de fontes organizacionais de alta rotatividade permitiria observar não apenas problemas de pessoal, mas também e especialmente fragilidades na consecução das finalidades da escola e em termos de coesão da equipe.

São eles: voluntário, involuntário, funcional e disfuncional.

  • Rotatividade voluntária.
  • Rotatividade involuntária.
  • Rotatividade funcional ou disfuncional.

Para diminuir a rotatividade é importante que os processos seletivos sejam feitos com o máximo de cuidado e atenção, uma vez que a escolha de um colaborador incompatível com a empresa pode fazer com que ela tenha que realizar novas contratações em breve.

Embora os custos exatos da rotatividade de funcionários variem, não há dúvida de que é algo que os empregadores precisam gerenciar. Alguns estudos preveem que cada vez que uma empresa substitui um funcionário assalariado, custa em média 6 a 9 meses de salário.

Além de criar um ambiente de trabalho tóxico, ele pode causar problemas psicológicos para seus colaboradores, como: ansiedade e estresse, afetando o clima organizacional da empresa e não dando espaço para que os trabalhadores tenham um desenvolvimento profissional, uma vez que não passam de executores de tarefas.

Uma taxa de rotatividade alta pode indicar problemas como conflitos de liderança, falta de oportunidades e desenvolvimento e ambiente de trabalho insatisfatório. Entretanto, há outros fatores que influenciam a rotatividade de colaboradores.

Primeiramente, um alto índice de turnover pode impactar negativamente a produtividade da organização. Isso porque a constante saída e entrada de colaboradores gera descontinuidade nos processos e demanda mais tempo e recursos para treinar novos funcionários.

O índice de rotatividade refere-se à taxa de saída e entrada de colaboradores na empresa. Na gestão de pessoas, ele é um dos elementos mais importantes para entender melhor o cenário da movimentação de profissionais na organização.

Principais causas de rotatividade dentro de uma organização

  • Remuneração;
  • Condições de trabalho;
  • Não ter capacitação ou treinamento para qualificar uma equipe;
  • Planejamento inadequado;
  • Relacionamentos internos ruins;
  • Gestão de pessoas de baixa qualidade;
  • Não valorizar a equipe;
  • Não ter um plano de carreira.

As práticas para diminuir a rotatividade envolvem mudanças na cultura da empresa e nos processos de RH. A preocupação em ser um excelente lugar para trabalhar deve entrar na pauta dos gestores, e o RH precisa atuar para contratar pessoas com fit cultural e entregar uma proposta de valor competitiva.