Qual a importância da relatividade?

Perguntado por: iaparicio9 . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.6 / 5 5 votos

A teoria da relatividade foi uma revolução para o século XX, pois ela provocou inúmeras transformações em conceitos básicos e também proporcionou que fatos importantes, ainda não explicáveis, pudessem ser entendidos. Essa teoria surgiu com o físico alemão Albert Einstein.

Há 100 anos a teoria da relatividade de Einstein revolucionou a ciência e mudou as bases da física. Mas também explica o GPS, as televisões, a energia nuclear e muito mais coisas do quotidiano.

O rompimento do paradigma Newtoniano-Cartesiano provocado pela criação da Teoria da Relatividade foi o responsável pela intensificação da complexidade e o surgimento da interdisciplinaridade na sociedade e no âmbito organizacional.

Resumidamente, a Teoria da Relatividade afirma que o tempo não é igual para todos, podendo mudar de acordo com três variáveis: velocidade, gravidade e espaço.

Em síntese, Einstein descobriu que a presença de matéria faz com que o espaço e o tempo (o espaço-tempo) se curvem ao redor do objeto, seja ele uma estrela, um planeta, eu, você, seu carro, uma bicicleta, enfim. E quanto mais massa, maior a curvatura.

As consequências maiores e inovadoras da relatividade geral são buracos negros, ondas gravitacionais, cosmolo- gia e teorias de unificação. Buracos negros são os objetos por excelência da relatividade geral, são constituídos por gravitação pura.

1º O princípio da Relatividade: As Leis Físicas devem ser as mesmas em quaisquer referenciais inerciais. , quando medida a partir de qualquer referencial inercial. Esse valor independe da velocidade do observador ou da fonte emissora de Luz.

A relatividade geral prevê que o caminho da luz siga a curvatura do espaço-tempo ao passar perto de uma estrela. Este efeito foi inicialmente confirmado observando a luz das estrelas ou quasares distantes sendo desviados quando passa o Sol.

Einstein é muito conhecido por elaborar a teoria da relatividade, que revolucionou nossa compreensão do espaço, do tempo, da gravidade e do universo. A relatividade também nos mostrou que matéria e energia são apenas duas formas diferentes da mesma coisa.

Albert Einstein por duas vezes alterou de maneira profunda nossos conceitos de espaço e tempo com a sua teoria da relatividade: primeiro no âmbito da teoria especial de 1905 e depois com a teoria geral de 1915.

Para um corpo parado, o tempo corre com velocidade máxima. Mas quando o corpo começa a se movimentar e ganha velocidade na dimensão do espaço, a velocidade do tempo diminui para ele, passando mais devagar. Ou seja, quanto mais rápido o corpo se move, mais devagar o tempo passa. Sim, o tempo é relativo.

O criador da Teoria da Relatividade referia-se ao fato de o tempo ser relativo, vinculando-o à velocidade. A noção entre os tempos, observada a sua variação, é uma ilusão na medida em que pessoas vivem tempos distintos, de modo que o que é passado para alguns poderia ser futuro para outros.

Os postulados
1 – As leis da natureza, ou da Física, são as mesmas para todos os referenciais inerciais. 2 – A velocidade de propagação da luz no vácuo é constante, independe do movimento da fonte e tem o mesmo valor para quaisquer referenciais inerciais.

Assim, Einstein desenvolveu sua famosa fórmula E=mc², que explica a relação entre esses quatro fatores. Nesse sentido, a energia (E) pode ser representada pela massa do objeto (m) multiplicada pela velocidade da luz ao quadrado (c²).

De acordo com a teoria restrita, a luz viaja pelo espaço vazio a 300 mil quilômetros por segundo e não existe nada que seja capaz de alcançar ou superar essa velocidade. Independentemente das condições do espaço de propagação (vácuo, por exemplo), a velocidade teria sempre o mesmo referencial que é: 300.000 km/s.

1 – Segundo Einstein, tudo no Universo se move a uma velocidade distribuída entre as dimensões de tempo e espaço. Para um corpo parado, o tempo corre com velocidade máxima. Mas quando o corpo começa a se movimentar e ganha velocidade na dimensão do espaço, a velocidade do tempo diminui para ele, passando mais devagar.

O espaço é um componente da existência material e o tempo, a seqüência das transformações da matéria. Assim, o espaço e o tempo passam a ser concepções indissociáveis com formas e grandezas derivadas das formas e grandezas da matéria e de suas transformações, movimentos e energia.

Uma das implicações desses postulados é que o tempo não é absoluto, mas depende da velocidade relativa em que o sistema/observador se move. Assim, quanto maior a velocidade relativa, mais lenta será a passagem do tempo.