Qual a importância da relação figura-fundo no processo de percepção?

Perguntado por: ofrutuoso . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 13 votos

A relação figura e o fundo é um dos componentes da percepção visual humana que repercute de forma mais intensa na vida das imagens. Conseguimos identificar melhor um objeto, delimitando seus contornos com mais nitidez, quando ele se destaca, por contraste, sobre um fundo que tende à indefinição e à indistinção.

Para os gestaltistas, o processo entre o estímulo que o meio fornece e a resposta do indivíduo, é encontrado o processo de percepção. O que o individuo percebe e como percebe, são dados importantes para a compreensão do comportamento humano.

A Gestalt salienta a importância da percepção no processo de aprendizagem. A aprendizagem é explicada como um insight, uma revelação, que pode ser entendido como uma organização súbita do campo perceptivo a fim de configurar uma totalidade. O insight ocorre quando se percebe a relação entre o estímulo e o campo.

Figura – Fundo: Habilidade visual que nos permite detectar, diferenciar e selecionar estímulos visuais dentro de um entorno determinado. É o que permite diferenciar um objeto de atenção dos outros presentes no campo visual.

Na relação figura-fundo as formas (figuras) podem ser: positivas, negativas ou ambíguas.

Há 8 etapas para o processo de percepção: estímulos ambientais, atenção aos estímulos, imagem da retina, transdução, processamento neural, percepção, reconhecimento e ação.

Originando-se no trabalho de Max Wertheimer, o princípio orientador por trás da Gestalt é de que o todo é maior do que a soma das suas partes. Ou seja, considera-se que um conjunto de informações é mais relevante do que um trecho.

A percepção é o conhecimento que temos dos objetos ou dos movimentos por contato direto e atual. (...) Segundo a Gestalt, as estruturas intelectuais preexistem no todo ou em parte, desde o primeiro momento, sob a forma de organizações comuns à percepção e ao pensamento.

A Teoria da Gestalt estuda a percepção e a sensação do movimento, os processos psicológicos envolvidos diante de um estímulo e como este é percebido pelo sujeito.

O processo perceptivo é uma ferramenta fundamental nos relacionamentos, pois aguça a interpretação de sinais interiores e exteriores. Provoca reflexões críticas gerando nas pessoas a necessidade de reavaliarem suas próprias crenças como mecanismo de preservação da qualidade de vida e da sua identidade humana.

Gestalt é uma abordagem psicoterapêutica centrada no cliente. Essa abordagem ajuda os clientes a se concentrarem no presente. Eles passam a entender o que realmente está acontecendo em suas vidas agora.

A psicologia da Gestalt enfoca as leis mentais - os princípios que determinam a maneira como percebemos as coisas. Gestalt é uma palavra, pronunciada "guestalt", de origem alemã que pode ser traduzida aproximadamente como, “Forma Total” ou “Forma Global”.

As habilidades auditivas envolvidas no PAC são: detecção, localização sonora e lateralização, discriminação auditiva, reconhecimento, aspectos auditivos temporais, resolução, mascaramento, integração, ordenação, desempenho auditivo diante de estímulos sonoros competitivos e estímulos sonoros degradados (BELLIS, 1997).

- Cante: A música é uma estratégia que estimula a audição e a linguagem de forma integral, de maneira fácil e divertida: cantar ajuda a desenvolver as habilidades de atenção e memória auditiva, sequencialização, vocabulário e estruturas frasais complexas, melodia e ritmo...

A integração binaural é a habilidade do ouvinte em processar informações diferentes apresentadas simultaneamente às duas orelhas. A autora acrescenta que a separação e a integração binaural são habilidades avaliadas especificamente por meio de testes de fala dicóticos.

  • fundo abstrato.
  • abstrato.
  • formas abstratas.

O elemento fundamental da pintura é a cor.

Resposta. Resposta: A percepção do que é figura e o que é fundo está condicionada por nossa necessidade de colocar em ordem os elementos visuais.